O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou o Projeto de Lei que torna obrigatória nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio, a vigilância pelos órgãos de segurança pública estadual e instalação de detectores de metais. A propositura torna-se necessária, diante de constantes ataques de alunos aos colegas e professores no ambiente escolar.
Na última segunda-feira (10), um adolescente estudante de uma escola particular localizada na zona Centro-Sul de Manaus, feriu outros alunos e desencadeou um ambiente de pavor e insegurança entre pais e profissionais da educação.
Cristiano manifesta solidariedade às vítimas do ataque e ressalta importância do uso da tecnologia a favor da segurança e integridade dos servidores e estudantes. “É lamentável que aconteçam episódios de violência nas escolas. Fatos como esses, além de lamentáveis, podem servir de alerta a comportamentos que reforçam discursos que valorizam a discriminação, preconceito, bullying, encorajam jovens a atos agressivos e violentos”, acrescenta.
Na justificativa, a propositura também estabelece medidas de prevenção, a presença de vigilantes nas escolas especialmente no monitoramento, do acesso à escola, identificação de pessoas de fora, controle de visitantes e o comportamento dos alunos e funcionários.
Além do fato ocorrido em Manaus, só neste início de ano, já foram ao menos cinco casos de destaque: o ataque com bomba caseira por um ex-aluno em Monte Mor (SP), em 13 de fevereiro, o ataque a faca por um aluno de 13 anos a uma escola em São Paulo, que deixou uma professora morta e quatro pessoas feridas em 27 de março, o ataque a faca por um aluno a colegas em uma escola do Rio de Janeiro em 28 de março e o atentado à creche na cidade de Blumenau em Santa Catarina.