Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Crimes contra fauna e flora são investigados com apoio da perícia ambiental
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Crimes contra fauna e flora são investigados com apoio da perícia ambiental
Governo do Amazonas

Crimes contra fauna e flora são investigados com apoio da perícia ambiental

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Por meio do geoprocessamento e visitas in loco, os peritos elaboram laudos que dão suporte às investigações policiais

Foto: Victor Levy e Fábio Alves/SSP-AM

A Perícia Ambiental realizada pelo Instituto de Criminalística Lorena Baptista (IC-LSB), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), tem sido uma aliada da polícia Civil (PC-AM), nas investigações de crimes contra a flora, a fauna e em casos de maus-tratos a animais. O setor fornece elementos que enriquecem o inquérito policial e auxilia na elucidação dos casos.

Os peritos do setor, coordenados pelo Departamento de polícia Técnico-Científica (DPTC), são responsáveis por realizar avaliações técnicas nas questões ambientais, atuando em locais onde ocorrem crimes dessa natureza e no monitoramento de atividades ilegais. De acordo com a perita criminal Elisandra Assunção, do Setor de Perícias em Crimes Ambientais, a demanda é equilibrada entre os casos de desmatamento e os maus-tratos a animais, ambos recorrentes.

“Também atendemos casos de poluição, seja hídrica, do solo ou em locais que operam sem a devida licença. Esses estabelecimentos acabam poluindo o ambiente pelo tipo de produto que utilizam e descartam sem tratamento adequado”, explicou a perita.

A atuação também se estende ao combate à pesca ilegal, especialmente durante o período de defeso, quando a comercialização de determinadas espécies é proibida, com o objetivo de garantir a reprodução e a preservação dos peixes. A fiscalização abrange práticas irregulares como a pesca sem licença, em áreas proibidas ou com o uso de métodos e equipamentos não autorizados.

“Cerca de dez espécies ficam protegidas no período de defeso, onde atuamos no combate à comercialização ilegal desses pescados. O pirarucu, por exemplo, é uma espécie protegida o ano inteiro, a comercialização só é permitida com a devida guia de transporte e lacres que identifiquem cada peça do peixe”, pontua a servidora.

Equipamentos

Foto: Victor Levy e Fábio Alves/SSP-AM

Os peritos contam com aeronaves, remotamente pilotadas, para captar imagens aéreas em locais, onde há suspeita de prática de crime ambiental, e fazer a identificação dos impactos de atividades ilegais. Além disso, são utilizadas ferramentas para identificação de características e espécies de madeiras e recursos, como programas de geoprocessamento para análise de imagens de satélite, com o objetivo de monitorar áreas afetadas.

Para a perita ambiental a importância do drone está na otimização do tempo, que garante agilidade e maior segurança ao fazer o mapeamento a longas distâncias.

“O drone permite uma visualização ampla e rápida de uma área. Com ele, conseguimos comparar imagens atuais com registros anteriores de satélites, identificando mudanças na vegetação e no solo, como áreas que perderam a capacidade de regeneração natural”, explica a perita criminal.

Plataforma Brasil Mais

A Plataforma Brasil Mais é uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal para o monitoramento de crimes ambientais. Com a tecnologia, os peritos têm acesso diário de imagens via satélite, realizando o acompanhamento dessas práticas criminosas. Além disso, a plataforma emite alertas sobre supressão vegetal, abertura de estradas, construções, mineração, presença de embarcações, entre outros.

A perita ambiental Renata Braga, do IC-LSB, destaca a importância da ferramenta no monitoramento de queimadas e desmatamento ilegal. “O diferencial do Brasil Mais, é que permite a visualização do desmatamento em um único dia. É possível observar, pela mudança de coloração, se houve ou não retirada da vegetação em determinado local. Esse monitoramento diário é extremamente importante, especialmente nos meses de julho a setembro, quando há maior incidência desses crimes”, ressalta a servidora.

Atuação Conjunta

A integração entre o Setor da Perícia Ambiental e a polícia Civil (PC-AM) tem sido primordial para a elucidação de crimes dessa natureza. De acordo com o delegado adjunto da delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), Guilherme Antoniazzi, o laudo pericial é indispensável para comprovar a materialidade, identificar os autores, os instrumentos utilizados e mensurar os danos, tanto ao meio ambiente quanto aos animais.

Foto: Victor Levy e Fábio Alves/SSP-AM

“Essa atuação conjunta, entre a polícia Civil e a perícia, é de extrema importância para que o sistema de investigação policial seja efetivo. Buscamos reunir os melhores elementos informativos para fortalecer o inquérito policial, que posteriormente será enviado ao Poder Judiciário, visando à responsabilização penal dos infratores”, finaliza a autoridade policial.

O post Crimes contra fauna e flora são investigados com apoio da perícia ambiental apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Festival de Parintins 2025: Procon-AM orienta passageiros sobre direitos no transporte aéreo
Próximo artigo Sefaz publica cartilha com orientações sobre descontos para pessoas com deficiência

Mais notícias desta categoria

Polícia Civil divulga imagens e pede ajuda para localizar quatro desaparecidos em Manaus

2 horas atrás

Governo do Amazonas anuncia pagamento do abono Fundeb 2025 e progressões para 32 mil profissionais da educação

2 horas atrás

Sejusc oferece curso de maquiagem para iniciantes no CSIF em Manaus para promover autoestima e qualificacao

3 horas atrás

Governo do Amazonas realiza Natal Inclusivo no Palácio Rio Negro com programação acessível e gratuita para pessoas com deficiência

3 horas atrás

Sine Amazonas anuncia 120 vagas de emprego com atendimento presencial e senhas das 8h às 14h

3 horas atrás

Torneio da Diversidade promove arrecadação de alimentos e partidas na Vila Olímpica de Manaus em 6 de dezembro

4 horas atrás

Polícia investiga venda ilegal de terrenos em Manaus com falsos corretores e documentos falsificados

5 horas atrás

Crédito Rosa amplia acesso a financiamento e injeta R$ 16.694.000 em empreendedoras do Amazonas em 2025

5 horas atrás

11º Congresso Internacional de Filosofia e Psicanálise começa em Manaus com apoio da Fapeam e debate temas centrais da Amazônia

5 horas atrás

ADS divulga programação das feiras de produtos regionais em Manaus entre 02/12 e 07/12

5 horas atrás

Governo do Amazonas anuncia pagamento do Fundeb 2025 a 32 mil servidores e progressões para 23,2 mil profissionais

5 horas atrás

Programa Educacional Bombeiro Mirim do CBMAM forma 650 crianças e adolescentes em 2025 no Amazonas

6 horas atrás
Redução de roubos em Manaus atinge queda histórica em outubro e beneficia comércio da zona norte
Governo Presente: 27ª edição bate recorde com mais de 11,1 mil atendimentos realizados na zona norte
Governo Presente registra mais de 11,1 mil atendimentos no Lago Azul com serviços de saúde e cidadania
Mutirão no Amazonas amplia cirurgias por câncer de pele na Fuham durante Dezembro Laranja
Dezembro Laranja: No mês de combate ao câncer de pele, SES-AM continua a intensificação de cirurgias dermatológicas na Fuham
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?