Com idades entre seis e dez anos e sede de conhecimento, os alunos da escola municipal José Carlos Martins Mestrinho, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, receberam, nesta terça-feira, 21/10, a equipe de educação de Trânsito da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU), para uma bate-papo descontraído e cheio de curiosidades sobre segurança no trânsito.
A educadora de trânsito do IMMU, Rineida Liege, conduziu o bate-papo e utilizou uma abordagem lúdica para passar informações. “Nosso trabalho com as crianças é fundamental, pois elas levam o que aprendem para dentro de casa, influenciando os pais e familiares a adotarem um comportamento mais seguro e responsável no trânsito. Queremos que eles cresçam com a consciência de que a segurança viária é responsabilidade de todos”, explicou.
Com o uso de jogos, brincadeiras e simulações, a equipe prendeu a atenção das crianças, com temas como o significado das cores do semáforo, a importância da faixa de pedestres e o uso correto do cinto de segurança. Equipamentos obrigatórios em motocicletas e bicicletas também foram temas abordados. O objetivo principal é formar pequenos multiplicadores de práticas saudáveis no trânsito.
Os alunos participaram ativamente, fazendo perguntas e atuando com as atividades propostas. Ao final da ação, cada criança recebeu material informativo do IMMU e brindes.
A atividade ocorreu a convite da Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf) no âmbito do projeto de Recuperação Ambiental e Requalificação Social do Igarapé do Mindú, que também trata de cuidados com equipamentos públicos. Por isto, a participação do IMMU, evidenciando o respeito às estruturas que regem o trânsito, tais como semáforos e placas de sinalização.
A assistente social da Seminf, Lilian Kelly, explicou sobre a participação do instituto. “A parceria com o IMMU foi estabelecida devido à nossa atividade focada na preservação do patrimônio. Consideramos o trânsito como um patrimônio público. A colaboração do IMMU nesta escola resultou em importantes ações de educação para o trânsito direcionadas às crianças”, frisou.

— — —
Texto – Álisson Castro/IMMU
Fotos – Kamile Brandão/IMMU