Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Criação de secretaria de habitação e de serviço ao consumidor são aprovados na CMM
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Criação de secretaria de habitação e de serviço ao consumidor são aprovados na CMM
Manaus

Criação de secretaria de habitação e de serviço ao consumidor são aprovados na CMM

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus está fortalecendo suas políticas voltadas às áreas de habitação, assuntos fundiários e de defesa dos direitos do consumidor. Nesta segunda-feira, 29/5, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou projetos do Executivo municipal que criam a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) e o Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor. Ambos os projetos de lei seguem à sanção do prefeito de Manaus, David Almeida.

Enviada como mensagem governamental ao Poder Legislativo, o projeto 290/2023, que cria a Secretaria de Habitação, visa ampliar os serviços de tão importante pasta, que estava vinculada ao Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb), funcionando como uma vice-presidência dentro da autarquia.

A estruturação administrativa é uma prioridade da gestão David Almeida para aprimorar e expandir a política habitacional municipal e fundiária, em cooperação com Governo do Estado e Governo Federal. A Semhaf ficará responsável pela implementação de programas de habitação social na capital, além de passar a fazer a gestão do patrimônio fundiário municipal não edificado e da regularização fundiária de núcleos urbanos informais consolidados.

A nova pasta vai elaborar e administrar as estratégias de intervenção urbana para desenvolver programas habitacionais e reduzir o déficit na capital, passando a gerir o fundo municipal de Habitação.

“Vamos ter a função de planejar, formular e implementar a política habitacional e fundiária da cidade em todos os seus aspectos. Também fazem parte de nova atuação captar recursos para projetos e programas nas áreas fundiária e habitacional junto a entidades públicas, internacionais e bancos, por exemplo, com foco em atender ao maior número de pessoas que necessitam de habitação de interesse social em Manaus”, explicou o vice-presidente de Habitação e Assuntos Fundiários (Vpreshaf), Renato Queiroz.

A Semhaf atuará para promover regularização fundiária e habitacional coletiva, por meio de Reurb, amplificando as ações já realizadas pela Prefeitura e Governo do Amazonas no tema, reforçando a força-tarefa criada para identificar imóveis prioritários de interesse mútuo.

Entre o patrimônio fundiário para gestão da secretaria constam áreas de desapropriação, imóveis decorrentes de aprovação de loteamento e terras originadas de atos de intervenção. A nova pasta vai possibilitar ainda maior e melhor controle de tais bens, assim como suas destinações, evitando o surgimento de ocupações irregulares e novas invasões nestes territórios.

Serviço ao consumidor

Já o Projeto de Lei 292/2023, também de autoria do Executivo municipal, altera a Lei no 2.389, de 4 de janeiro de 2019, que dispõe sobre a estrutura organizacional da Casa Civil, criando o Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor.

Na mensagem governamental, destaca-se a necessidade da reorganização da estrutura administrativa da Casa Civil, a fim de promover uma gestão mais organizada e eficiente. Vinculados ao órgão já constam o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor e o fundo municipal de Defesa do Consumidor.

A expansão dos serviços atende a uma necessidade dos consumidores manauaras, que em breve passarão a contar com um serviço público específico para a proteção dos seus direitos.

O detalhamento da estrutura organizacional de todos os setores desse serviço de atendimento, inclusive das unidades vinculadas, será fixado no Regimento Interno.

— — —

Texto – Claudia do Valle (Implurb) / Divulgação (Semcom)

Fotos – Fotos Semcom

Tags:David AlmeidaGoverno do AmazonasManausmanchetePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Nhamundá e Maués terão R$ 826 mil do Fema para estruturação da coleta seletiva  – SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente
Próximo artigo Criação de secretaria de habitação e de serviço ao consumidor são aprovados na CMM

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus promove oficina para qualificar a saúde bucal de idosos atendidos pela FDT

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na avenida Djalma Batista para conter fuga de material e reparar trecho afetado

3 horas atrás

Guarda Municipal de Manaus detém suspeito por furtos de celulares na avenida Constantino Nery e apreende aparelho durante patrulhamento

4 horas atrás

Prefeitura de Manaus inicia Escola de Transporte Inclusivo para qualificar atendimento a idosos e pessoas com deficiência no transporte público

4 horas atrás

Prefeito em exercício libera R$ 52 milhões para bonificação Semed Manaus a 17,7 mil servidores

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Formosa e melhora mobilidade no bairro Flores

5 horas atrás

Lançamento do Beiradão da Cultura amplia acesso à música e manifestações regionais em Manaus

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Casa Blanca do Conjunto Ouro Verde

7 horas atrás

Manaus tem dois empreendimentos do Minha Casa Minha Vida habilitados para premiação do Ministério das Cidades

7 horas atrás

Manaus amplia agenda ambiental com Plano de Ação Climática e medidas como ecobarreiras e arborização recorde em 2025

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus alcança marca de 6 mil mudas plantadas

7 horas atrás

Plantio de mudas em Manaus alcança 6.000 em janeiro e mira meta de 30 mil para 2026

7 horas atrás
Manaus encerra campanha Janeiro Roxo com caminhada para reforçar ações contra a hanseníase no bairro Colônia Antônio Aleixo
Operação Transporte Legal reforça fiscalização em Manaus e retira veículos irregulares durante ação entre 28 e 30 de janeiro
Fiscalização de pomadas modeladoras em Manaus inspeciona 12 lojas e determina devolução de produto irregular
Visa Manaus realiza nova ação ‘Cabelo Seguro’ para fiscalizar comércio de pomadas modeladoras
Seminário em Manaus reúne especialistas para debater educação ambiental no Amazonas e no Brasil
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?