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Lendo: Covid-19 impactou relacionamento entre consumidores e empresas aéreas
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BrasilGestão Federal

Covid-19 impactou relacionamento entre consumidores e empresas aéreas

3 anos atrás
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3 Min Lidos
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A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou, esta semana, o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br — Transporte Aéreo, com dados de reclamações registradas pelos passageiros do transporte aéreo no primeiro trimestre de 2021. O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite o contato direto entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet, de forma gratuita, rápida e desburocratizada, sem necessidade de judicialização. No caso das empresas de transporte aéreo, as reclamações de consumidores são monitoradas pela Anac.

O boletim explica que, no primeiro trimestre de 2021, houve um aumento nas reclamações de consumidores sobre os serviços prestados por empresas aéreas, que se deve, segundo o documento, ao cenário da Covid-19: “No Brasil, assim como no restante do mundo, seja por restrições à circulação impostas pelos governos, seja voluntariamente, as pessoas passaram a rever com mais frequência seus planos de viagem, adiando ou mesmo cancelando as suas passagens”.

Além disso, o boletim menciona também outros desafios enfrentados pelo setor, como, por exemplo, as restrições à entrada de estrangeiros no Brasil e em diversos países, a drástica redução da demanda e a diminuição das operações das empresas. “As incertezas decorrentes do cenário da crise sanitária”, de acordo com o documento, “tornaram mais complexos a previsibilidade da demanda e o planejamento da oferta de voos” e, por essa razão, ajustes na malha aérea têm ocorrido com mais frequência.

“Todo esse quadro desencadeou um aumento no número de reclamações registradas na plataforma Consumidor.gov.br. Ocorre que o número de reclamações registradas no período objeto deste boletim refere-se tanto ao universo de passageiros efetivamente transportados quanto ao de consumidores que não chegaram a ter o seu transporte executado. Afinal, como visto, no contexto da crise, o transporte pode não ter sido executado devido a uma falha na prestação do serviço, alterações na malha aérea ou mesmo por razões do próprio passageiro”, explica o boletim da Anac.

Confira, na íntegra, o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br — Transporte Aéreo: 

 

Com informações da Anac

 

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