Por Agência Amazonas
O evento aborda temas voltados à melhorias da qualidade de vida na Amazônia
A Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), está participando do seminário sobre práticas de gestão “Tecnologias sociais para a qualidade de vida na Amazônia”, que está sendo realizado nesta segunda-feira (07/11), no município de Tefé-AM (distante 522 km de Manaus).
O encontro visa discutir o acesso de comunidades ribeirinhas a serviços públicos como o abastecimento de água e o esgotamento sanitário com o objetivo de conhecer modelos de gestão existentes na Amazônia e debater os subsídios políticos e legais necessários para a ampliação da gestão em outras áreas da Amazônia.
A Cosama tem como representante no seminário, a gerente de responsabilidade socioambiental (GERSAM), Cláudia Cruz, apresentando o “Projeto Água Boa”, do sistema de abastecimento de água, com foco na gestão do serviço que beneficia comunidades ribeirinhas no Amazonas.
“Um fator importante em destaque são os desafios da logística e operação do sistema de abastecimento de água no interior do estado que a companhia enfrenta para levar água tratada e de qualidade aos ribeirinhos, como exemplo o Projeto Água Boa, que contempla várias comunidades rurais”, ressalta a gerente, Cláudia Cruz.
O evento segue até amanhã (08/11) e conta com a presença de diversas instituições que trabalham o tema Saneamento na Amazônia:Funasa, ONDHAS, Unicamp, Unicef e Associações de Moradores, entre outras.
Projeto Àgua Boa
O projeto Água Boa é uma modernização do sistema Salta Z para atender populações ribeirinhas, indígenas e rurais sem acesso à água tratada. O Governo do Estado do Amazonas por meio da Cosama, buscou melhorar e inovar o serviço.
Trata-se de um sistema de tratamento e de coleta de água superficial na beira do manancial, do igarapé e do lago com dois tipos de tratamento, reservação e distribuição com 100% de qualidade para servir e levar saúde para as comunidades obedecendo o padrão de potabilidade da água para consumo humano recomendada pelo Ministério da Saúde.