Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Corregedoria sugere suspensão de três deputados e censura escrita aos demais acusados da ocupação do Plenário
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Corregedoria sugere suspensão de três deputados e censura escrita aos demais acusados da ocupação do Plenário
Nacional

Corregedoria sugere suspensão de três deputados e censura escrita aos demais acusados da ocupação do Plenário

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

19/09/2025 – 17:36  

Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Diego Coronel: “Analisamos cada conduta de forma individual”

A Corregedoria da Câmara dos Deputados informou que concluiu a análise das representações feitas pela Mesa Diretora sobre os parlamentares envolvidos na ocupação do Plenário, no início de agosto.

O parecer do corregedor, deputado Diego Coronel (PSD-BA), é opinativo e foi encaminhado à Mesa Diretora, com sugestão de análise pelo Conselho de Ética da conduta de três deputados cujos comportamentos foram considerados mais graves. Para os demais, foi recomendada censura escrita, como se segue:

  • Recomendação de processo para suspensão do mandato por 90 dias para o deputado Marcos Pollon (PL-MS), cuja conduta se estendeu a declarações difamatórias contra a Presidência da Câmara. Também foi encaminhada recomendação de suspensão por 30 dias para este deputado pela obstrução à cadeira da Presidência da Câmara.
  • Recomendação de processo para suspensão do mandato por 30 dias para os deputados Marcel Van Hattem (NOVO-RS) e Zé Trovão (PL-SC) por obstruírem a cadeira da Presidência da Câmara.
  • Censura escrita para todos os deputados envolvidos nas representações: Marcos Pollon, Marcel Van Hattem, Zé Trovão, Allan Garcês (PP-MA), Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Caroline de Toni (PL-SC), Domingos Sávio (PL-MG), Julia Zanatta (PL-SC), Nikolas Ferreira (PL-MG), Paulo Bilynskyj (PL-SP), Pr. Marco Feliciano (PL-SP), Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e Zucco (PL-RS).

A censura escrita poderá ser aplicada pela Mesa Diretora. A Mesa vai avaliar o parecer e decidir se envia representações ao Conselho de Ética, onde serão votadas e encaminhadas ao Plenário da Câmara dos Deputados.

“O papel da Corregedoria é institucional. Atuamos com imparcialidade, analisamos cada conduta de forma individual e cumprimos o nosso compromisso de agilidade, entregando nosso relatório passados 22 dias úteis da representação, ou seja, metade do prazo. Agora, cabe à Mesa decidir sobre as recomendações apresentadas”, destacou o corregedor, em nota divulgada à imprensa.

Segundo a Corregedoria, o trabalho dos técnicos e do corregedor foi realizado de forma intensiva com análise de documentos, das imagens e das defesas dos representados para cumprir o compromisso de instruir os processos antes do prazo regimental de 45 dias úteis.

Da Redação – WS
Com informações da Corregedoria

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura realiza implantação de nova galeria subterrânea
Próximo artigo FCecon é classificada como alto desempenho na segurança do paciente

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova criação de política nacional de combate à sífilis congênita

1 dia atrás

Comissão aprova proposta que triplica pena de crimes com arma de fogo roubada de agente de segurança

1 dia atrás

Comissão aprova isenção fiscal para estatais que constroem e vendem imóveis populares

1 dia atrás

Comissão aprova criação de unidades bancárias para não residentes no Brasil

1 dia atrás

Proposta cria programa de acompanhamento da saúde mental de crianças e adolescentes

1 dia atrás

Proposta inclui polícia científica entre órgãos de segurança pública previstos na Constituição

1 dia atrás

Lei regulamenta exercício profissional da acupuntura

1 dia atrás

Lei autoriza pagamento a servidores de benefícios congelados na pandemia

1 dia atrás

Comissão aprova doação de imóveis de departamento de obras contra a seca a antigos ocupantes

1 dia atrás

Lei autoriza doação de helicópteros da PF e da Marinha ao Paraguai e ao Uruguai

1 dia atrás

Ponte sobre o Rio São Francisco passa a se chamar Hélio Nogueira Lopes

1 dia atrás

Lei homenageia engenheiro com nome de ponte no Rio Tarauacá

1 dia atrás
Comissão aprova realocação de famílias do Minha Casa, Minha Vida expulsas pelo crime
Comissão aprova adaptação de residências para idosos em situação de vulnerabilidade
Sancionado o Código de Defesa do Contribuinte
Comissão aprova projeto que inclui a resiliência no planejamento das cidades
Nova lei busca incentivar o setor cacaueiro nacional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?