Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Corregedor-geral da PGM lança livro sobre Improbidade Administrativa com prefácio de Ministro do STJ
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Corregedor-geral da PGM lança livro sobre Improbidade Administrativa com prefácio de Ministro do STJ
Manaus

Corregedor-geral da PGM lança livro sobre Improbidade Administrativa com prefácio de Ministro do STJ

3 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Corregedor-geral da PGM lança livro sobre Improbidade Administrativa com prefácio de Ministro do STJ
O corregedor-geral da Procuradoria-Geral do Município (PGM), Daniel Octávio Silva Marinho, lançou, nesta quinta-feira, 8/12, o livro “Improbidade Administrativa: aspectos materiais e processuais da Lei n. 14.230, de 25 de outubro de 2021”, publicado pela Editora Thoth.

A obra, conduzida a quatro mãos com o advogado da UNIÃO e professor Marco Aurélio Ventura Peixoto, conta com a apresentação do professor associado de Direito Processual Civil da Universidade de São Paulo, Paulo Henrique dos Santos Lucon, e prefácio do ministro do Superior Tribunal de justiça (STJ) e diretor-geral da escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, Mauro Campbell Marques.

O ministro destaca que a “obra apresenta visões teóricas e práticas, permeadas por doutrinadores de excelência e balizados pela jurisprudência dos tribunais, reunindo todas as condições para a acolhida da comunidade jurídica em seus estudos sobre as principais mudanças introduzidas pela Lei n. 14.230/2021”.

Esse é o terceiro livro lançado somente neste ano por Daniel Octávio, que agradeceu o apoio institucional da PGM e do prefeito David Almeida.

“Gostaria de registrar, inicialmente, minha gratidão à Editora THOTH, na pessoa do professor Bruno Fuga, pelo primoroso trabalho na edição da obra “Improbidade Administrativa…”; as professoras e os professores que acreditaram no projeto da obra e, com suas valiosas contribuições, engrandeceram o livro; ao professor Marco Aurélio Peixoto, por aceitar a coordenar, com muito talento, a obra comigo; ao professor Paulo Henrique dos Santos Lucon e ao ministro Mauro Campbell Marques, por muito abrilhantarem o “Improbidade Administrativa…” com impecáveis apresentação e prefácio do livro, respectivamente; e ao meu Mestre Carlos Alberto de Moraes Ramos Filho, pelas lições recebidas ao longo dos últimos 23 anos”, destacou Daniel Octávio.

O coordenador da obra também agradeceu o chefe do Executivo Municipal e a instituição pelo apoio. “Devo, ainda e sempre, agradecer e honrar à Procuradoria-Geral do Município de Manaus, nas pessoas do seu procurador-geral, professor Ivson Coêlho, subprocuradora-Geral, da dra. Maria de Lourdes Costa, do subprocurador- adjunto, professor Marco Choy, e à Prefeitura de Manaus, na pessoa do nosso prefeito David Almeida, por todo apoio, consideração e confiança no desempenho de minhas atividades acadêmicas e profissionais, sustentáculos permanentes do exercício do cargo de procurador e do mandato de corregedor”, disse Daniel.

A obra é composta por 33 capítulos, escritos por professores, magistrados, membros do Ministério Público e da defensoria pública, procuradores e advogados de todo o Brasil, dentre eles o procurador-geral do Município de Manaus, Ivson Coêlho e Silva, o subprocurador-adjunto Marco Aurélio Lima Choy, o procurador-chefe da Procuradoria do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Imobiliário, Lucas Grangeiro Bonifácio, e o procurador do Município, Thiago Calandrini de Oliveira dos Anjos, lotado na Procuradoria Judicial Comum.

Ivson Coêlho enfatizou que “a obra é lançada em momento fundamental, por força da mudança legislativa na Lei de Improbidade Administrativa. A participação de vários membros da PGM Manaus demonstra a capacidade de seu corpo jurídico”.

Para Marco Aurélio Choy a publicação é uma importante contribuição científica tanto da coordenação da obra, quanto nos artigos apresentados, mostrando a capacidade do corpo técnico da procuradoria.

Perfil

Daniel Octávio Silva Marinho é procurador do Município de Manaus de 1.ª classe, tendo sido o primeiro a tomar posse de seu concurso. Advogado, consultor jurídico e ex-procurador do Estado de Roraima, tendo obtido a segunda colocação de seu concurso.

Atualmente, exerce o mandato de corregedor da Procuradoria-Geral do Município, órgão que integra a administração direta da Prefeitura de Manaus, já tendo sido procurador-chefe do Centro de Estudos, Divulgação e Biblioteca – CEDB/PGM.

Doutor em Direito Constitucional pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo – FADISP. Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de ensino – ITE. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

professor dos cursos de especialização da escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional), escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) e da escola Superior da Advocacia do Amazonas (ESA-AM).

Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), da Associação Brasileira de Direito Processual Constitucional (ABDPC), da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPRO) e da Associação Norte Nordeste de Professores de Processo (ANNEP).

Coordenador e coautor das obras “Superior Tribunal de justiça e a Aplicação do Direito”, “Fazenda Pública – atuação em juízo, consensualidade e prerrogativas”, “Interpretação e Processo Constitucional – estudos sobre a efetivação contemporânea de direitos fundamentais”, e “Improbidade Administrativa: aspectos materiais e processuais da Lei n. 14.230, de 25 de outubro de 2021”.

— — —
Texto – Elisângela Araújo / PGM
Fotos – Divulgação / PGM
Em anexo

Notícias relacionadas

Tags:David AlmeidaManausmanchetemeio ambientePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova proposta que garante condição de segurado especial a associado de cooperativa rural
Próximo artigo Ministério das Comunicações assina 1º contrato com recursos do Fust

Mais notícias desta categoria

Castramóvel da prefeitura abre agendamento no Santa Etelvina

10 horas atrás

Projeto da prefeitura vai atender pessoas com obesidade no município de Manaus

10 horas atrás

Combate ao transporte clandestino no Colônia Oliveira Machado

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus entrega asfalto novo na rua Costa Azevedo em ação do ‘Mutirão no Bairro’

11 horas atrás

Ampliação de vagas na Feirinha do Imigrante

11 horas atrás

Sine Manaus oferta 256 vagas de emprego nesta quarta–feira, 13/8

12 horas atrás

Fase final das obras de recuperação do parque dos Bilhares

12 horas atrás

‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ começa a criar forma e promete edição histórica

13 horas atrás

Maternidade Moura Tapajóz tira dúvidas sobre doação de leite humano

14 horas atrás

Emissão do cartão PassaFácil para famílias do Colônia Terra Nova

14 horas atrás

Modernização da estrutura organizacional do Implurb

14 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça operações ‘Cavalo de Aço’ e ‘Carga Pesada’ e ultrapassa 1,6 mil autuações em 2025

15 horas atrás
Prefeitura de Manaus sedia encontro regional da UNCME
Prefeitura realiza fiscalização para coibir estacionamento irregular em zonas Centro-Sul e Oeste de Manaus
Prefeitura de Manaus abre inscrições para ‘Municipíadas da EJA 2025’
Novo ACMF chega a quase 11 mil metros quadrados licenciados
Sine Manaus oferta 344 vagas de emprego nesta terça–feira, 12/8
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?