Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Corpo de Bombeiros implanta sala de situação e amplia monitoramento e combate de incêndios no estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Corpo de Bombeiros implanta sala de situação e amplia monitoramento e combate de incêndios no estado
AmazonasManausPolícia

Corpo de Bombeiros implanta sala de situação e amplia monitoramento e combate de incêndios no estado

2 anos atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Acompanhamento acontece por meio das plataformas Painel do Fogo e Firms. (Fotos: Mauro Neto/SECOM)O Corpo de Bombeiros implantou, hoje (15/09), a sala de situação para ampliar o monitoramento dos incêndios no estado, por meio das ferramentas Painel do Fogo do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a Firms da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa). A implantação será fundamental para planejamento e realização do trabalho operacional das equipes que atuam no combate aos incêndios na capital e no interior.

“Nós estamos aqui na sala de situação do Corpo de Bombeiros, uma ferramenta que foi estruturada para coordenar as ações tanto na capital, quanto na região metropolitana e em todos os locais que a corporação está tendo atuação. Estamos no sul do Amazonas e em diversos outros municípios”, enfatizou o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz.

Com o uso da tecnologia, a sala de situação tem, além do monitoramento, o trabalho de especialista na compilação técnica e detalhamento dos dados diários de ocorrências de incêndios na capital e no interior. Por meio das telas de monitoramento, também será possível acompanhar em tempo real as áreas de atuação dos bombeiros.

“Nós temos aqui, nesse painel, duas plataformas de monitoramento via satélite, que exibem os focos de calor mapeados. A partir do momento que detectamos o foco de calor, nós mandamos as equipes para o local, seja no entorno de Manaus ou em Humaitá, por exemplo. A equipe se desloca e verifica se de fato se trata de um incêndio e toma as providências cabíveis”, explicou.

Dados

De acordo com levantamento da corporação, entre os dias 12 de julho e 14 de setembro, foram atendidas 1.143 ocorrências de incêndio no estado. Na região conhecida como Arco do Fogo, no sul do estado, equipes do Governo do Amazonas e da Força Nacional trabalham para combater queimadas e desmatamento ilegal. Atualmente, 134 profissionais das forças de Segurança e Ipaam, estão atuando nas operações Tamoiotatá e Aceiro.

Tags:AmazonasBombeirosGovernoGoverno do AmazonasHumaitáManausmanchetePolícia
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Quatro foragidos da Justiça são presos durante ações da SSP-AM
Próximo artigo Pesquisadores da FCecon apresentam artigos em congresso internacional

Mais notícias desta categoria

Manaus amplia fiscalização com 34 novos radares de fiscalização eletrônica e passa a ter 61 equipamentos

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza primeiro transbordo do lixo da orla em 2026 no Porto Trairi

19 horas atrás

Prefeitura de Manaus faz abastecimento de materiais neste sábado 31/1 para obras em todas as zonas da capital

23 horas atrás

Alagamento em São Lázaro causa rompimento de muro na Base Aérea e inunda vias e residências em Manaus

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia obras do ecoponto zona norte e retira 600 toneladas de lixo

2 dias atrás

Chuvas em Manaus levam Prefeitura a declarar alerta severo por risco de alagamento e deslizamento

2 dias atrás

Defesa Civil Manaus alerta para chuvas intensas com ventos e raios e mantém equipes em prontidão até 31/01

2 dias atrás

Manaus Previdência alerta aposentados e pensionistas sobre golpes por telefone e detalha recadastramento seguro

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus promove oficina para qualificar a saúde bucal de idosos atendidos pela FDT

2 dias atrás

Prefeitura de Manaus realiza intervenção emergencial na avenida Djalma Batista para conter fuga de material e reparar trecho afetado

3 dias atrás

Guarda Municipal de Manaus detém suspeito por furtos de celulares na avenida Constantino Nery e apreende aparelho durante patrulhamento

3 dias atrás

Prefeitura de Manaus inicia Escola de Transporte Inclusivo para qualificar atendimento a idosos e pessoas com deficiência no transporte público

3 dias atrás
Manaus amplia agenda ambiental com Plano de Ação Climática e medidas como ecobarreiras e arborização recorde em 2025
Prefeitura de Manaus alcança marca de 6 mil mudas plantadas
Plantio de mudas em Manaus alcança 6.000 em janeiro e mira meta de 30 mil para 2026
Manaus inicia operação de 34 radares de fiscalização eletrônica em vias da cidade a partir de 1º/2
Prefeitura de Manaus reforça orientação aos motoristas sobre novos radares que entram em operação no domingo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?