Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: COP30: Governo do Amazonas apresenta Barco Hospital São João XXIII e firma parceria com o Ministério da Saúde
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > COP30: Governo do Amazonas apresenta Barco Hospital São João XXIII e firma parceria com o Ministério da Saúde
Governo do Amazonas

COP30: Governo do Amazonas apresenta Barco Hospital São João XXIII e firma parceria com o Ministério da Saúde

3 meses atrás
Compartilhar
7 Min Lidos

Unidade hospitalar fluvial, que recebe recursos do estado, foi reconhecida como política de saúde para a Amazônia e passará a receber contrapartida de custeio federal

Foto: Divulgação/SES-AM

O Governo do Amazonas apresentou, nesta quarta-feira (12/11), durante a COP30, em Belém (PA), o Barco Hospital São João XXIII ao Ministério da saúde e autoridades nacionais. O barco, que está ancorado no porto de Icoraci, foi reconhecido como modelo de serviço inovador para regiões remotas da Amazônia. Na ocasião, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, anunciou que a embarcação, que já conta com financiamento do Governo Estadual, também passará a receber contrapartida de custeio federal.

Durante a programação da COP 30, o governador Wilson Lima fez a assinatura do primeiro contrato de REDD+ em Unidades de Conservação, assim como apresentou outras iniciativas que reforçam o papel do Amazonas na agenda climática internacional.

No Amazonas, o Barco São João XXIII, atende em comunidades ribeirinhas, por meio de uma parceria entre a Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus e a Secretaria de Estado de saúde (SES-AM). Com a parceria federal, a unidade fluvial passa também a ser considerada um equipamento do Programa Agora Tem Especialistas.

Foto: Karoline Barros/Defesa Civil

A secretária de saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, acompanhou a visita e destacou sobre a importância da apresentação oficial às autoridades internacionais e nacionais de um equipamento inovador para a Amazônia. “Nós trouxemos a nossa embarcação para a COP-30, com o objetivo de apresentar ao mundo a importância de um Barco Hospital como esse ter aporte para atuação na região. E de ter outras embarcações do tipo, para que as calhas dos rios do Amazonas todas possam ter infraestrutura como essa, complementando a REDE de saúde, para a população de difícil acesso”, declarou.

O ministro Alexandre Padilha destacou o apoio para a estrutura da unidade de saúde. “O Governo do Estado está fazendo um esforço para levar o atendimento especializado também para as comunidades ribeirinhas. O Ministério da saúde viu esse esforço e, a partir de agora, pelo programa Agora Tem Especialistas, o Amazonas passa a receber recursos para a contratação dos profissionais, funcionamento do barco, realização das cirurgias. Fiquei muito impressionado. Faz toda a diferença conhecer pessoalmente a estrutura extremamente especializada”, destacou.

Também participaram da visita o ministro do Superior Tribunal de justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e a secretária de saúde do Pará, Ivete Vaz. Na sua construção, o barco contou, ainda com apoio do Ministério Público do trabalho da 11ª Região (MPT-AM), do Tribunal Regional do trabalho e do STJ.

Foto: Karoline Barros/Defesa Civil

Estrutura e funcionamento

Com estrutura hospitalar distribuída em quatro andares, o Barco Hospital São João XXIII conta com 14 leitos, sendo dez destinados à internação e quatro à recuperação pós-cirúrgica. A unidade fluvial é totalmente equipada para a realização de cirurgias de pequena e média complexidade, além de atendimentos em consultórios médicos, odontológicos e oftalmológicos.

O espaço dispõe, ainda, de sala de medicação e vacinação, leitos de enfermaria e equipamentos modernos para exames, como eletrocardiograma e análises clínicas em laboratório próprio. Para garantir o suporte às ações, o barco possui duas ambulanchas destinadas à remoção de pacientes e apoio logístico, além de sistemas de tratamento de esgoto, que asseguram uma operação ambientalmente sustentável.

Desde que iniciou as atividades, em dezembro de 2024, o Barco Hospital já realizou cerca de 135 mil atendimentos em comunidades do interior do Amazonas. As ações itinerantes já percorreram 18 municípios, levando assistência médica, odontológica, de enfermagem e exames especializados a locais de difícil acesso, contribuindo diretamente para o fortalecimento da saúde pública no interior do estado.

Os exames oferecidos são destinados a pacientes adultos que já passaram por atendimento e têm encaminhamento emitido pelo Complexo Regulador do Amazonas. Durante as consultas realizadas pelos médicos a bordo do Barco Hospital São João XXIII, também é possível receber o encaminhamento. No caso da mamografia, as mulheres a partir dos 40 anos não precisam do encaminhamento. Os interessados só precisam apresentar documento de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de saúde (SUS).

Foto: Karoline Barros/Defesa Civil

O Amazonas na COP30

O Estado do Amazonas participa do evento com uma das programações mais robustas entre os nove estados da Amazônia Legal, com foco na valorização da floresta em pé, bioeconomia e transição energética justa. O Amazonas lançou o Plano de Bioeconomia, alinhado aos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), e a Política Estadual de Transição Energética, que tem como objetivo transformar a matriz energética do Amazonas e reduzir, até 2030, 50% do consumo de diesel nos sistemas isolados.

Na conferência também será feito o lançamento do Inventário de Emissões Atmosféricas, que identifica e analisa as principais fontes de poluentes atmosféricos no estado.

O Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado participantes, lançou, ainda, portfólios com 50 projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o Inventário e o Catálogo com ações e pesquisas para o enfrentamento à estiagem e eventos climáticos extremos no Amazonas.

O programa de construção de moradia sustentável Amazonas Ecolar e cases de sucesso, o programa social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), além das bases Arpão também foram temas debatidos nas plenárias do encontro.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Servidoras da prefeitura discutem odontologia e saúde pública
Próximo artigo Fepiam projeta novas etapas para valorizar o artesanato indígena, após R$ 130 mil em negócios no Alto Solimões

Mais notícias desta categoria

Sejusc amplia em 33,9% o número de mulheres capacitadas em 2025 com cursos de qualificação

13 minutos atrás

Sejusc amplia capacitação de mulheres e cursos de qualificação profissional em 33,9% no ano de 2025

13 minutos atrás

Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas reforça prevenção com 333 militares e 54 viaturas em Manaus e interior

36 minutos atrás

Sine Amazonas divulga 181 vagas de emprego para 09/02 e detalha local, horários e documentos exigidos

20 horas atrás

Sine Amazonas divulga 181 vagas de emprego para esta segunda-feira

20 horas atrás

Homem é preso por estupro de vulnerável que resultou em gravidez da enteada indígena no Amazonas

20 horas atrás

Em Tabatinga, PC-AM prende homem por abusar sexualmente da enteada indígena de 12 anos

20 horas atrás

Governo do Amazonas e BID iniciam diagnóstico para projeto de saneamento em Presidente Figueiredo visando abastecimento e esgotamento sanitário

20 horas atrás

Governo do Amazonas e BID realizam visita técnica em Presidente Figueiredo, com foco em projeto de saneamento básico sustentável

20 horas atrás

Ensaios técnicos abrem Carnaval 2026 no Sambódromo de Manaus e reúnem escolas de acesso e público presente

20 horas atrás

Carnaval na Floresta 2026: Grupos de acesso A e B abrem oficialmente o Carnaval no Sambódromo de Manaus com os ensaios técnicos

20 horas atrás

Carnaval da Floresta 2026 leva ao encerramento de bloco sem documentação pela Central Integrada de Fiscalização

20 horas atrás
Governador Wilson Lima entrega implementos, insumos e documentos ao setor primário em Boca do Acre e Pauini
Governo do Amazonas alinha com Ministério a implementação da saúde da população negra em encontro institucional
Sedurb e UGPE reúnem cerca de 95 parceiros para apresentar avanços e resultados dos programas no Amazonas
Operação Carnaval 2026 mobiliza cerca de 4 mil policiais no Amazonas para reforçar a segurança pública
Projeto apoiado pela Fapeam investiga produção e descarte de resíduos sólidos nas escolas de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?