Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Cooperação entre Governo do Amazonas e Embrapa busca garantir segurança alimentar na estiagem deste ano
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Cooperação entre Governo do Amazonas e Embrapa busca garantir segurança alimentar na estiagem deste ano
Governo do Amazonas

Cooperação entre Governo do Amazonas e Embrapa busca garantir segurança alimentar na estiagem deste ano

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Vice-governador Tadeu de Souza busca novas parcerias entre o estado e órgão federal diante dos extremos climáticos

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria 

O Governo do Amazonas e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) deram início ao alinhamento de novas parcerias institucionais, com o uso de soluções tecnológicas a curto prazo e de baixo custo, para garantir a segurança alimentar das populações que poderão ser as mais afetadas pela estiagem deste ano, prevista para ser tão ou mais intensa que a de 2023.

Nesta quarta-feira (19/06), o vice-governador Tadeu de Souza conduziu uma reunião sobre a cooperação com dirigentes e pesquisadores da Embrapa, sediada na rodovia AM-010. De acordo com o vice-governador, a mobilização junto ao órgão federal integra um esforço conjunto com o governador Wilson Lima na antecipação das medidas necessárias para mitigar os efeitos dos extremos climáticos no estado.

“O governador Wilson Lima tem intensificado as agendas em Brasília no sentido de agilizar as ações. Todos os planos de operação já foram apresentados aos ministérios, mas para vencer esses desafios, mais que nunca, é necessário que a gente fortaleça essas conexões do governo estadual com o governo federal, o que estamos fazendo aqui”, salientou Tadeu de Souza.

Entre as medidas acertadas está o aperfeiçoamento de acordos de cooperação técnica já existentes com a Embrapa, abrangendo novas oportunidades de atuação. As parcerias são executadas pelas Secretarias de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e de produção rural (SEPROR) e pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam).

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria 

Soluções

Durante a reunião, os pesquisadores da Embrapa apresentaram soluções tecnológicas de baixo custo e técnicas que podem colaborar para a produção a curto prazo de alimentos biofortificados e adaptados às condições climáticas. Um exemplo é o feijão-caupi, um cultivo de grãos com teores elevados de ferro e zinco.

Os cientistas também expuseram à comitiva governamental novas soluções agrícolas para as cadeias produtivas do açaí, batata doce, milho e mandioca, além de projetos que envolvem a produção de carne e de peixe de forma sustentável, ocupando menos áreas e sem promover o desmatamento.

O chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Everton Rabelo, destacou a importância da cooperação com o Governo do Estado diante do cenário de cheia e seca dos rios amazônicos, agravado pelas mudanças climáticas globais.

“Sem o Governo do Amazonas, nós não faríamos muitas das ações que nós fazemos. Então, é o compromisso que a Embrapa tem com a produção sustentável, com a segurança alimentar dos povos amazônicos. É muito importante ver o vice-governador Tadeu de Souza trazendo para nós possibilidades de novas parcerias e parcerias que vão manter a qualidade de vida do nosso povo”, declarou.

Foto: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria 

Financiamento

Também presente à reunião, o diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado (Afeam), Marcos Vinicius de Castro, afirmou que o órgão possui recursos financeiros para dar apoio aos produtores rurais e demais empreendedores que apresentem projetos sustentáveis.

“Nós vamos apoiar todos esses projetos e a Agência de Fomento tem recursos para isso. É importante destacar a missão da Afeam, que é promover o desenvolvimento sustentável do nosso estado por meio de ações de crédito”, frisou.

Além do vice-governador e do titular da Afeam, também participaram da reunião a secretária executiva de Relações Institucionais da Sedecti, Tayana Rubim, e o coordenador do Núcleo Estadual de Fronteira (Niffam), Guilherme Villagelim.

Pelo Idam, estiveram o diretor de Planejamento, Victor Góes; o gerente de Produção Vegetal, Luiz Herval; e a assessora de Planejamento, Lucelisy Borges. Representando a SEPROR, o chefe de departamento da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura, Márcio Pinheiro, e a gerente do Departamento Técnico da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, pecuária e Florestal, Waldéia Garcia.

O post Cooperação entre Governo do Amazonas e Embrapa busca garantir segurança alimentar na estiagem deste ano apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do Amazonasmudanças climáticas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Expertise: FVS-RCP destaca experiência no enfrentamento e prevenção de doenças relacionadas à estiagem no Amazonas
Próximo artigo Técnicos do Sistema Sepror e agricultores participam do ‘Dia do Campo Limpo’, em Rio Preto da Eva

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas beneficia mais de 18 mil famílias com kits bebê e cestas de alimentos entregues pela Sejusc

3 horas atrás

Barco Hospital São João XXIII retorna a Beruri com atendimentos de saúde

18 horas atrás

Teatro da FUnATI emociona público com espetáculo sobre a cultura amazônica em fórum nacional

22 horas atrás

Empresa no Distrito Industrial é multada pelo Ipaam em mais de R$ 100 mil por operar sem licença

1 dia atrás

Ipaam e Batalhão Ambiental da PM apreendem cinco toneladas de peixe sem documentação no bairro Educandos

1 dia atrás

Dia Mundial Contra a Pólio: Amazonas reforça ações para fortalecer a imunização infantil

1 dia atrás

Manaus 356 anos: Governo do Estado celebra aniversário da capital com avanços e investimentos em setores essenciais

1 dia atrás

No Amazonas, mais de 42 mil alunos da rede estadual deverão fazer o Enem 2025

1 dia atrás

Programa Amazonas Meu Lar é destaque em conferência do mercado imobiliário em São Paulo

1 dia atrás

Manaus 356 anos: Sedurb e UGPE destacam obras que transformam a cidade e a vida das pessoas

1 dia atrás

Manaus 356 anos: ‘BiblioTour’ leva público a conhecer a história centenária da Biblioteca Pública do Amazonas

1 dia atrás

Diálogo nórdico-brasileiro rumo à COP-30 debate integração entre ciência, comunidades locais e políticas públicas na Amazônia

1 dia atrás
Rumo Certo: Secretaria de Educação inicia coleta de dados para criação de um mapa de risco da evasão escolar
Espetáculo ‘Eu Capitu’ chega pela primeira vez a Manaus com oficinas formativas e entrada gratuita
Manaus Rock Fest celebra 5ª edição com noite dedicada ao rock amazonense
Indígenas de São Gabriel da Cachoeira recebem apoio do Idam para o desenvolvimento da avicultura, com palestras e a doação de 200 animais
Governador Wilson Lima inaugura o segundo Caic TEA e amplia o atendimento especializado a crianças com autismo em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?