Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Convênio entre Ufam e Embrapa permite estágio supervisionado a estudantes de todos os cursos da Universidade
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Convênio entre Ufam e Embrapa permite estágio supervisionado a estudantes de todos os cursos da Universidade
AmazonasEducação

Convênio entre Ufam e Embrapa permite estágio supervisionado a estudantes de todos os cursos da Universidade

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 11 de outubro de 2023
4 Min Lidos
Compartilhar

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/ Rondônia) realizaram convênio para oferecer Estágio Curricular Supervisionado para estudantes da Universidade, de 05/10/2023 a 04/10/2028. O convênio celebrado possibilita a realização de estágio dos estudantes do curso de Agronomia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) e aos demais discentes dos cursos de graduação em qualquer Embrapa do país.
“Com o objetivo de formar profissionais qualificados para exercer a profissão de engenheiros agrônomos, por meio de uma sólida formação ética, humanística, técnico-científica, capaz de contribuir para o desenvolvimento de ações responsáveis visando o equilíbrio ambiental e a produção agrícola sustentável. A Embrapa, berço de inúmeras tecnologias aplicadas às ciências agrárias no Brasil, será a responsável por qualificar os discentes, por meio de treinamento e a vivência de campo nos inúmeros experimentos espalhados pelo país”, disse a pró-reitora adjunta da Proeg, Vanessa Ferreira.
De acordo com o professor Dalton da Silva Jr., do curso de Agricultura do IEAA, a parceria entre as duas instituições já exista em nível de pós-graduação, mas se intensificou depois que algumas atividades e eventos foram feitos em conjunto depois da pandemia de covid-19. “A Embrapa/RO vem sendo utilizada por discentes do curso de Agronomia ao longo dos anos para realizar o Estágio Curricular Supervisionado (ECS). No entanto, o convênio havia expirado e existia a necessidade de direcionar os discentes de graduação do curso para realizar suas atividades em outras unidades da empresa. Dessa forma, fizemos o termo com a Embrapa/RO, de forma a abranger todas às outras unidades, para permitir que todos os discentes da Ufam, que demonstrem interesse em realizar o ECS, não apenas os discentes do curso de Agronomia do IEAA”, expôs.
Ainda segundo o docente, oito estudantes já fizeram o ECS na empresa e mais cinco devem iniciar em breve. “A partir do mês de novembro de 2022, oito discente do curso realizaram o ECS na Embrapa de Porto Velho e Vilhena. A previsão que no semestre de 2023/01, que cinco discentes iniciarão as atividades na Embrapa/RO. Totalizando 13 discentes. As experiências dos discentes durante a realização do ECS são essenciais para os futuros engenheiros agrônomos formados pela Ufam, pois a área da Agronomia necessita ser adequada para o nosso bioma amazônico”, informa Dalton Silva Jr.
Luzia Feitosa de Oliveira é Trabalho é a responsável pelos Convênios de Concessão de Estágio na Embrapa de Rondônia e avalia positivamente a parceria. “Estamos satisfeitos que essa parceria possa atender o objetivo social do estágio curricular de complementar o processo de ensino e aprendizagem”, comenta.
Geiziany da Silva Simões, egressa de Agronomia do IEAA, foi estagiária da Embrapa/RO e conta um pouco da sua experiência: “realizei atividades como limpeza de área experimental, como retiradas das plantas daninhas do local, participei dos plantios das culturas de soja, do arroz e café, realizei também atividades voltadas a dia de campo da Embrapa (montagem dos croquis de experimentos, limpeza entre outras atividades), realizei também práticas de adubação nas culturas implantadas, manejo e tratos culturais utilizados pela Embrapa Campus Vilhena/RO. A experiência foi muito boa, pois através do estágio tive contato com diferentes culturas do que vemos na região amazônica, o que me trouxe mais conhecimento do que a gente só vê em aulas”, revela.

Tags:EducaçãoEstado do AmazonasUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Manaus

Semana do Controle Social inicia reunindo usuários, gestores e trabalhadores do SUS, da zona Oeste

Por Redação Informe Digital
19 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

Por
18 de novembro de 2024
AmazonasGestão Estadual

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

Por
18 de novembro de 2024
Manaus

Prefeitura de Manaus e TJAM iniciam tratativas para agilizar processos envolvendo pessoas idosas

Por Redação Informe Digital
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

Por
18 de novembro de 2024
ALEAMGestão Estadual

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

Por
18 de novembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?