Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Controle Interno tem missão de garantir funcionamento eficiente da Saúde estadual
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Controle Interno tem missão de garantir funcionamento eficiente da Saúde estadual
Gestão Estadual

Controle Interno tem missão de garantir funcionamento eficiente da Saúde estadual

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
O secretário executivo Sílvio Romano Junior ressalta que, para além do papel de fiscalizador interno, a secretaria é mais uma ferramenta da nova gestão para aperfeiçoar os serviços de saúde no Amazonas – FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

Na nova estrutura da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), reorganizada pelo Governo do Amazonas, o órgão passou a contar desde 1º de setembro com uma Secretaria Executiva de controle interno. O NOVO braço da SES-AM tem como missão garantir que as ações da secretaria não se desviem dos princípios gerais da administração pública, que são eficiência, legalidade, impessoalidade, publicidade e moralidade.

A Secretaria Executiva é dirigida por Sílvio Romano Junior, que até então dirigia o Hospital e pronto-socorro João Lúcio. O secretário ressalta que, para além do papel de fiscalizador interno, a secretaria é mais uma ferramenta da nova gestão para aperfeiçoar os serviços de saúde no Amazonas.

“A Secretaria Executiva de controle interno vai buscar, através de seus órgãos internos, fazer com que a SES-AM possa atuar dentro das normativas legais, buscando sempre a legalidade, a transparência, a integridade dos seus processos, de maneira que, ao final, nos tenhamos uma melhor qualidade dos serviços prestados aos nossos usuários”, afirma Sílvio Romano.

Quatro frentes – A Secretaria Executiva atua em quatro frentes de controle das ações da SES-AM. Uma delas é a Ouvidoria, que é o canal mais direto por onde o cidadão PODE ajudar a gestão a melhorar os serviços, por meio de denúncias, sugestões, elogios, etc. Sílvio Romano diz que nessa nova fazer esse departamento será fortalecido.

“Estamos fortalecendo a estrutura de maneira que todas as unidades de saúde possam ter suas ouvidorias funcionando e isso possa ser um canal entre o usuário e a gestão, para termos informações de como a unidade PODE melhorar seus processos”, explica o secretário executivo. Atualmente, 28 unidades da SES-AM contam com setor de Ouvidoria.

Outro departamento dentro da estrutura da Secretaria Executiva de controle interno é o de Integridade e Melhoria dos Processos. “Esse departamento vai tratar do cumprimento das normas legais, do que seria a forma correta com que os procedimentos aconteçam dentro da SES-AM. Essa é uma área totalmente nova e vai trabalhar com sistema de governança e de compliance que também estão sendo adotados pela secretaria”, afirma o secretário.

A terceira frente de atuação da Secretaria Executiva de controle interno é por meio do Núcleo de economia e saúde (NES). O NES trabalha no levantamento do custo real que se tem para manter os serviços da REDE, auxiliando a gestão na tomada de decisões orçamentárias de forma mais eficiente.

O quarto braço da Secretaria Executiva de controle interno é o departamento de Auditoria. As auditorias internas servirão para observar, checar e propor alterações e procedimentos para a gestão da SES-AM melhorar seus serviços.

“Com a auditoria interna, buscamos trabalhar para cumprir internamente o que outros órgãos de controle fazem de maneira externa”, explica Sílvio Romano.

A Secretaria Executiva de controle interno da SES-AM vai funcionar como um órgão auxiliar da controladoria geral do Estado (CGE), acrescenta o secretário executivo.

Nas eventuais falhas e ilegalidades encontradas nos serviços e processos da SES-AM, caberá à Secretaria Executiva de controle interno recomendar a correção do ato aos gestores responsáveis e, se for o caso, ao secretário de Estado de saúde, Marcellus Campêlo.

Tags:DenúnciasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fuam realiza Semana Científica com prêmios para pesquisadores
Próximo artigo Estudo de Competitividade: Empresas do PIM têm prazo prorrogado até 31 de dezembro de 2020

Mais notícias desta categoria

Cosama entrega copos envasados no Festival de Manacapuru

1 dia atrás

Mês do Patrimônio Histórico: Celebrações em Manaus

1 dia atrás

Governo Presente: Mais de 5 mil atendimentos realizados

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus: Gestão de Dados e Segurança

1 dia atrás

Casa de Passagem – Acolhimento para Idosos no Amazonas

2 dias atrás

Atendimento integrado: desenvolvimento de crianças autistas

2 dias atrás

Detran-AM: Segurança no Trânsito com Ações Interativas

2 dias atrás

ADS promove qualificação em Parintins para trabalhadores rurais

2 dias atrás

Jogo Limpo – Atendimentos Gratuitos em Santa Etelvina

2 dias atrás

Prosamin+: Avanço nas obras em Manaus

3 dias atrás

Conectividade: Pilar para Saúde e Educação no Amazonas

3 dias atrás

#SouManaus 2025: Inauguração da Estação das Artes

3 dias atrás
Governador Wilson Lima transforma HPS Platão Araújo
Operação Grandes Massas: Ipem-AM garante qualidade dos produtos
Campanha Faça a Conta. Use GNV para motoristas: R$ 4 mil
Seinfra recupera ruas em Silves – Melhoria viária
Faixa Liberada – Revitalização do Centro de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?