Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Controle Interno tem missão de garantir funcionamento eficiente da Saúde estadual
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Controle Interno tem missão de garantir funcionamento eficiente da Saúde estadual
Gestão Estadual

Controle Interno tem missão de garantir funcionamento eficiente da Saúde estadual

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
O secretário executivo Sílvio Romano Junior ressalta que, para além do papel de fiscalizador interno, a secretaria é mais uma ferramenta da nova gestão para aperfeiçoar os serviços de saúde no Amazonas – FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM

Na nova estrutura da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), reorganizada pelo Governo do Amazonas, o órgão passou a contar desde 1º de setembro com uma Secretaria Executiva de controle interno. O NOVO braço da SES-AM tem como missão garantir que as ações da secretaria não se desviem dos princípios gerais da administração pública, que são eficiência, legalidade, impessoalidade, publicidade e moralidade.

A Secretaria Executiva é dirigida por Sílvio Romano Junior, que até então dirigia o Hospital e pronto-socorro João Lúcio. O secretário ressalta que, para além do papel de fiscalizador interno, a secretaria é mais uma ferramenta da nova gestão para aperfeiçoar os serviços de saúde no Amazonas.

“A Secretaria Executiva de controle interno vai buscar, através de seus órgãos internos, fazer com que a SES-AM possa atuar dentro das normativas legais, buscando sempre a legalidade, a transparência, a integridade dos seus processos, de maneira que, ao final, nos tenhamos uma melhor qualidade dos serviços prestados aos nossos usuários”, afirma Sílvio Romano.

Quatro frentes – A Secretaria Executiva atua em quatro frentes de controle das ações da SES-AM. Uma delas é a Ouvidoria, que é o canal mais direto por onde o cidadão PODE ajudar a gestão a melhorar os serviços, por meio de denúncias, sugestões, elogios, etc. Sílvio Romano diz que nessa nova fazer esse departamento será fortalecido.

“Estamos fortalecendo a estrutura de maneira que todas as unidades de saúde possam ter suas ouvidorias funcionando e isso possa ser um canal entre o usuário e a gestão, para termos informações de como a unidade PODE melhorar seus processos”, explica o secretário executivo. Atualmente, 28 unidades da SES-AM contam com setor de Ouvidoria.

Outro departamento dentro da estrutura da Secretaria Executiva de controle interno é o de Integridade e Melhoria dos Processos. “Esse departamento vai tratar do cumprimento das normas legais, do que seria a forma correta com que os procedimentos aconteçam dentro da SES-AM. Essa é uma área totalmente nova e vai trabalhar com sistema de governança e de compliance que também estão sendo adotados pela secretaria”, afirma o secretário.

A terceira frente de atuação da Secretaria Executiva de controle interno é por meio do Núcleo de economia e saúde (NES). O NES trabalha no levantamento do custo real que se tem para manter os serviços da REDE, auxiliando a gestão na tomada de decisões orçamentárias de forma mais eficiente.

O quarto braço da Secretaria Executiva de controle interno é o departamento de Auditoria. As auditorias internas servirão para observar, checar e propor alterações e procedimentos para a gestão da SES-AM melhorar seus serviços.

“Com a auditoria interna, buscamos trabalhar para cumprir internamente o que outros órgãos de controle fazem de maneira externa”, explica Sílvio Romano.

A Secretaria Executiva de controle interno da SES-AM vai funcionar como um órgão auxiliar da controladoria geral do Estado (CGE), acrescenta o secretário executivo.

Nas eventuais falhas e ilegalidades encontradas nos serviços e processos da SES-AM, caberá à Secretaria Executiva de controle interno recomendar a correção do ato aos gestores responsáveis e, se for o caso, ao secretário de Estado de saúde, Marcellus Campêlo.

Tags:DenúnciasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fuam realiza Semana Científica com prêmios para pesquisadores
Próximo artigo Estudo de Competitividade: Empresas do PIM têm prazo prorrogado até 31 de dezembro de 2020

Mais notícias desta categoria

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

18 horas atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

2 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

2 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

2 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

5 dias atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

5 dias atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

5 dias atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

5 dias atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

6 dias atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

6 dias atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

6 dias atrás

Ressonâncias de 2025 – Um Concerto Imperdível

6 dias atrás
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Governo do Amazonas: Parceria com Banco Mundial
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?