Prefeitura de Manaus emite 58 alvarás em janeiro e licencia 42,1 mil metros quadrados, alinhando-se a projeções nacionais para 2026.
A Prefeitura de Manaus emitiu 58 alvarás de construção em janeiro, aumento de 41% em relação a janeiro de 2025, quando foram expedidos 41 documentos. No mesmo mês, foram licenciados 42,1 mil metros quadrados, conforme dados do órgão municipal, indicando aquecimento do mercado imobiliário na capital amazonense.
Dados locais
Desde o início da gestão do prefeito David Almeida, já foram licenciados 5,7 milhões de metros quadrados, segundo registros do Implurb. Os números mostram expansão do setor na cidade e apontam para efeitos na geração de empregos e no desenvolvimento urbano.
Cenário nacional e políticas públicas
A tendência local acompanha projeção da Câmara Brasileira da Indústria da construção (CBIC), que estima crescimento de 2% para o setor em 2026, o terceiro ano consecutivo de alta. A expectativa, de acordo com a entidade, é sustentada por redução da taxa de juros, orçamento recorde do FGTS para habitação, novas contratações do programa Minha Casa, Minha Vida, NOVO modelo de financiamento com recursos da poupança e investimentos em infraestrutura.
Declaração do órgão municipal
“Os números confirmam que Manaus vive um momento consistente de crescimento urbano e econômico. Cada metro quadrado licenciado representa novos investimentos, geração de empregos e fortalecimento da construção civil, que é um dos motores da nossa economia. Esse resultado é fruto de planejamento, desburocratização e segurança jurídica, garantindo que a cidade continue se desenvolvendo de forma ordenada e sustentável”, destacou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Texto – Claudia do Valle/ Implurb
Fotos – Divulgação / Implurb
Assuntos nesse artigo:
#construcaocivil, #Manaus, #capitalamazonense, #alvaras, #alvarasdeconstrucao, #janeiro, #metrosquadrados, #mercadoimobiliario, #cbic, #crescimento, #2026, #taxadejuros, #fgts, #minhacasaminhavida, #poupanca, #infraestrutura, #davidalmeida, #Implurb, #carlosvalente, #desenvolvimentourbano


