Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Conselho Superior da Fapeam aprova pautas para pesquisa, inovação e novos valores de bolsas no exterior
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Conselho Superior da Fapeam aprova pautas para pesquisa, inovação e novos valores de bolsas no exterior
Governo do Amazonas

Conselho Superior da Fapeam aprova pautas para pesquisa, inovação e novos valores de bolsas no exterior

3 semanas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Conselho discutiu homologação de lista tríplice, alteração de resolução e inclusão de valores em dólar para bolsas DCTIEX.

O Conselho Superior da Fapeam aprovou uma série de pautas estratégicas para o avanço de ações de pesquisa e inovação na manhã desta sexta-feira (28/11), na sede da Fundação, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul, em Manaus. Durante a 2ª Reunião Ordinária de 2025 foram debatidos e deliberados temas como a homologação da lista tríplice para escolha do Diretor Técnico-Científico, a Retificação da Resolução nº 001/2025 e a proposta de inclusão de novos valores em dólar para a modalidade de bolsa Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação no Exterior (DCTIEX).

Pautas aprovadas e relatórios

Foram apreciadas a prestação de contas técnica e financeira final, conforme as diretrizes do NOVO Marco Legal, e o andamento do Projeto InovaGestão – Avaliação Estratégica de Acordos e Termos de Cooperação Técnica II. A inclusão de novos valores em dólar para a bolsa DCTIEX foi destacada como medida para ampliar o apoio a pesquisadores em formação internacional.

A reunião também validou a homologação da lista tríplice que segue para a escolha do Diretor Técnico-Científico da Fundação. Houve ainda a proposta de retificação da Resolução nº 001/2025, submetida à deliberação do colegiado.

Declarações da reunião

Segundo o presidente do Conselho Superior da Fapeam e titular da Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, “Ao retornar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), onde ela propagou as boas coisas que realizou e nos encheu de orgulho saber que a ciência, tecnologia e inovação (CT&I), com o apoio da Fapeam, têm avançado nos últimos anos”.

A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, afirmou que os resultados são fruto do esforço coletivo da equipe e avaliou o encontro de forma positiva, com “ótimas perspectivas para o ano de 2026”. “Hoje os processos foram apreciados e aprovados. Vários conselheiros manifestaram-se sobre esse ano de trabalho da Fapeam, sempre de uma forma muito respeitosa, reconhecendo o trabalho que é feito, apontando os desafios e parabenizando a equipe da Fundação como um todo”, reiterou Márcia Perales.

Presenças

A reunião foi conduzida por Serafim Corrêa e contou com a presença dos membros do Conselho Superior: Vânia Maria Thaumaturgo Siqueira Capela, da Associação Polo Digital de Manaus (APDM); Gisélle Vilela Lins Maranhão, da UniNilton Lins (participação virtual); Léo Fernando Castelhano Bruno, do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA); Sérgio Duvoisin Júnior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Marcus Vinitius de Farias Guerra, da Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); Everton Rabelo Cordeiro, da Embrapa Amazônia Ocidental; e Beatriz Ronchi Telles, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Atribuições do Conselho Superior

Entre as atribuições do Conselho Superior da Fapeam estão aprovar o Regimento Interno e respectivas alterações; definir a política geral da Fundação, tendo em vista seus objetivos; deliberar sobre o plano de ação e o orçamento anual da Fundação, assim como sobre eventuais modificações desses instrumentos, entre outras responsabilidades.

Assuntos nesse artigo:

#fapeam, #conselhosuperior, #Manaus, #flores, #dctiex, #bolsasnoexterior, #listatriplice, #resolucao0012025, #inovagestao, #novomarcolegal, #serafimcorrea, #marciaperales, #cop30, #pesquisa, #inovacao, #cti, #prestacaodecontas, #sedecti, #uea, #INPA

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova regras para reduzir insalubridade de educadores em presídios
Próximo artigo Comissão discute impacto do turismo off-road no Brasil

Mais notícias desta categoria

Escola de Capoeira Luta de Libertação encerra ciclo anual de oficinas e gradua cerca de 100 alunos no CCPA

33 minutos atrás

Idam libera subvenção estadual de R$ 49,4 mil a 127 seringueiros de Eirunepé na safra 2024/2025

36 minutos atrás

Centro de Mídias do Amazonas é selecionado em edital para implantar Steam Amazonas e ampliar práticas pedagógicas com tecnologias

39 minutos atrás

Vila Aberta Para Todos promove aulão de defesa pessoal feminina na Vila Olímpica de Manaus neste domingo (21/12)

1 hora atrás

Recapeamento asfáltico em Tapauá avança com 28 vias entregues pelo Programa Asfalta Amazonas

1 hora atrás

PIB de Manaus em 2023 mantém cidade na sexta posição nacional e lidera economia regional

3 horas atrás

Governo do Amazonas entrega de viaturas em Tapauá como reforço da segurança pública no interior do estado

13 horas atrás

Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e inaugura Samic em Tapauá durante as comemorações dos 70 anos

13 horas atrás

Governo do Amazonas entrega equipamentos e fomenta setor primário de Tapauá durante os 70 anos do município

13 horas atrás

Reconhecimento facial Paredão auxilia prisão de 24 foragidos em Manaus nos últimos dez dias

13 horas atrás

Prêmio Mostra 2025 reúne e premia produções de teatro cinema e audiovisual em Manaus na noite de 19/12

21 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre desaparecidos em Manaus e orienta registros

21 horas atrás
Prodam recebe Selo Ouro do Programa Nacional de Qualidade em Transparência Pública em cerimônia no TCE-AM
Turismo no Amazonas mostra crescimento em 2025 com mais turistas, voos e receitas de impacto
Turismo no Amazonas registra crescimento em 2025 e supera indicadores pré-pandemia com aumento do fluxo e da receita
Ipaam conclui comemorações dos 30 anos com lançamentos, ações técnicas e anúncio de concurso
Ipaam celebra 30 anos com lançamentos, medidas administrativas, reajuste e anúncio de concurso no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?