Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Conselho Municipal de Saúde apoia conferência dos povos indígenas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Conselho Municipal de Saúde apoia conferência dos povos indígenas
Manaus

Conselho Municipal de Saúde apoia conferência dos povos indígenas

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Com o objetivo de fortalecer a participação na formulação das políticas públicas de saúde, o Conselho Municipal de saúde (Comus) participou da I Conferência Livre de saúde dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno, que aconteceu nesta terça-feira, 28/2, na escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no bairro Adrianópolis, na zona Centro-Sul de Manaus.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, o evento foi promovido pela Coordenação dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno (Copime), e reuniu, além de lideranças indígenas, representantes dos conselhos municipal e estadual de saúde (CES e CMS),  Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), Ministério Público Federal (MPF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA), escola de Enfermagem e outras instituições para  discutir as demandas e as propostas de aprimoramento da política de saúde para os povos indígenas de Manaus e seu entorno.

O vice-presidente do Conselho Municipal de saúde, Jorge Carneiro, explicou que, como convidado do evento, o papel do CMS é justamente o de colaborar para que iniciativas como as de hoje possam ser estimuladas, a fim de que interesses e necessidades de grupos indígenas tenham espaço.

“O evento de hoje é uma etapa preparatória para a Conferência Municipal de saúde e é um espaço privilegiado para discutir propostas e diretrizes do interesse das populações indígenas. É um espaço para defender seus anseios e necessidades. É importante pontuar que estas demandas terão repercussão não só na conferência municipal, mas também nas etapas posteriores, como na Conferência Estadual de saúde e na 17ª Conferência Nacional de saúde”, pontuou.   

O conselheiro municipal de saúde e também representante da Copime, Jason Kokama, destacou que a conferência foi um marco importante para os povos indígenas pelo seu ineditismo, representando um avanço para discussão de propostas específicas que serão defendidas na etapa municipal.   

“Nós fizemos um amplo chamamento para que todos participassem aqui conosco das discussões e estamos vendo que nosso chamado foi atendido. Deste evento sairão propostas importantes para a conferência municipal, com eleição de nossos representantes no colegiado. Participar é uma forma de acompanhar de perto a formulação da política e entender que queremos um sistema de saúde mais forte”, acentuou.

Além das conferências livres, estão previstas cinco pré-conferências distritais a partir do dia 17/3, nas quais cada distrito de saúde discutirá as demandas relacionadas a cada zona geográfica de Manaus.

Essas discussões contarão com a participação paritária de trabalhadores, gestores e usuários das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste, rural e ribeirinha. “Já temos 911 participantes inscritos. Estamos com a programação já definida para garantir a discussão das propostas e diretrizes que irão nortear os planejamentos da gestão nos próximos quatro anos. A participação de todos é fundamental para fortalecermos a saúde pública”, assegurou Jorge Carneiro.

— — —

Texto – Divulgação / Semsa

Fotos – Henrique Souza / Semsa

Tags:Manausmanchetemeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Casarão de São Vicente tem projeto analisado pelo Iphan para o ‘Nosso Centro’
Próximo artigo Alunos da escola municipal Divino Pimenta participam de ação do projeto Academia Ambiental no Instituto Soka Amazônia

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus realiza palestra Internet Segura e lança manual para prevenir golpes digitais entre pessoas idosas

7 horas atrás

Projeto Academia Ambiental leva 40 alunos da escola Alfredo Linhares a reserva para aula prática em 18/3 em Manaus

8 horas atrás

Procissão de São José Operário terá esquema de trânsito especial em Manaus e bloqueio progressivo nas vias

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus faz recuperação asfáltica na rua Toledo, Santa Etelvina, com 100 toneladas em 300 metros

10 horas atrás

Manaus avança na requalificação do igarapé do Mindu com drenagem e proteção de margens

10 horas atrás

Semed reúne mais de 460 estagiários em Manaus para integração e formação no dia 18/3

10 horas atrás

Agentes de Manaus apresentam experiência de primeiros socorros na zona rural durante a 2ª Mostra Nacional em Brasília

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica no bairro Flores com frentes simultâneas de recuperação

11 horas atrás

Semsa de Manaus participa de reunião do Conares em Brasília para discutir estratégias do SUS

11 horas atrás

Programa Manaus Sustentável é regulamentado por decreto e cria incentivos para construções verdes em Manaus

11 horas atrás

Prefeitura de Manaus promove capacitação de fiscais de transporte com mentoria prática e simulações no dia 25/3

11 horas atrás

Recapeamento em Manaus avança no núcleo 16 com obras nas ruas Copacabana e 203 no Novo Aleixo

12 horas atrás
Cemasp completa 15 anos e Prefeitura de Manaus celebra trajetória de atendimento sociopsicopedagógico na rede municipal
Manaus fiscaliza descarte irregular de resíduos em cinco locais da zona Leste durante operação municipal
PMM combate depósito e comercialização irregular de resíduos
Semsa realiza 10ª edição do Circuito da Mulher para prevenção do câncer do colo do útero em Manaus
Serviços de saúde para mulheres na zona Sul da capital
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?