Durante a 10ª Assembleia Geral Ordinária de 2025 do Conselho Municipal de saúde (CMS/Manaus), realizada nesta quarta-feira, 29/10, no complexo de saúde Oeste, bairro da Paz, os conselheiros abordaram a instituição da “Medalha Conselheiro Municipal de saúde Isaías Perpétuo Fernandes”. Com a instituição da medalha, os conselheiros pretendem reconhecer pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado no fortalecimento do Sistema Único de saúde (SUS) e contribuído para a promoção da saúde.
De acordo com o vice-presidente do CMS/Manaus, conselheiro Márcio Brandão Macedo, que atua no segmento de trabalhadores pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de saúde do Amazonas, explicou que propôs a instituição da “Medalha Isaías Perpétuo Fernandes” com a finalidade de representar uma homenagem pública e permanente às pessoas que, de forma ética e com dedicação, constroem uma saúde pública mais justa e participativa.
“A medalha é uma forma de valorizar e reconhecer o trabalho de pessoas que contribuem para a saúde, valorizando quem faz da saúde uma missão de vida e da Cidadania uma prática cotidiana. Também esperamos que ela inspire as pessoas para trabalhar com ética, com determinação e foco na melhoria do SUS”, afirmou Márcio Macedo.
O conselheiro também informou que a proposta é que sejam entregues 32 medalhas, com indicação dos homenageados tendo a contribuição das instituições com assento nas 32 vagas no CMS/Manaus, seguindo a paridade entre os segmentos de usuários (50%), trabalhadores (25%) e gestores (25%).
A entrega das medalhas deverá acontecer anualmente, iniciando em 2026 durante a 20ª edição da Semana de controle social, evento que ocorre a cada ano para marcar a data de aniversário do CMS/Manaus, 11 de junho, e como estratégia de reforçar junto à sociedade a importância da participação popular no fortalecimento do SUS.
O conselheiro Márcio Macedo informou que Isaías Perpétuo Fernandes foi conselheiro municipal de saúde e idealizou o projeto da Semana do controle social, evento que representa um marco na história da participação popular e do fortalecimento do SUS em Manaus.
“Com sua atuação de destaque, Isaías Fernandes, já falecido, idealizou a Semana do controle social, que foi constituída através de Resolução do CMS e inserida no Regimento Interno do Conselho. A medalha também é uma homenagem ao conselheiro que, com visão, compromisso e dedicação, ajudou a transformar a defesa do controle social em um movimento de conscientização cidadã, inspirando toda a comunidade a fazer da participação popular um instrumento de transformação e justiça social”, apontou o conselheiro.
O CMS/Manaus, instituído nos termos da Lei n° 066, de 11 de junho de 1991, é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador do SUS para o município de Manaus. Com uma composição de 32 conselheiros municipais de saúde titulares, além dos respectivos suplentes, o CMS/Manaus conta com representantes dos segmentos de gestores (25%), trabalhadores (25%) e usuários (50%) do Sistema Único de saúde (SUS).
— — —
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa


