Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Conselho de Ética decide pela suspensão do mandato de André Janones por três meses
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Conselho de Ética decide pela suspensão do mandato de André Janones por três meses
Nacional

Conselho de Ética decide pela suspensão do mandato de André Janones por três meses

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

15/07/2025 – 16:09  

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

André Janones terá mandato suspenso por três meses

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira (15), por 16 votos contra 3, suspender o mandato do deputado André Janones (Avante-MG) pelo prazo de três meses. Janones ainda PODE recorrer da decisão ao Plenário da Câmara.

Na representação original contra Janones (REP 3/25), a Mesa Diretora pedia a suspensão cautelar do mandato por seis meses. O parlamentar é acusado de proferir manifestações gravemente ofensivas, de baixo calão e provocativas contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) enquanto este discursava na tribuna, na última quarta-feira (9).

O relator da representação, deputado Fausto Santos Jr. (UNIÃO-AM), observa que as ofensas provocaram uma confusão generalizada no Plenário, que teve de ser controlada pela polícia Legislativa e levou à interrupção da sessão.

Para o relator, a situação se agravou pelo fato de André Janones ter utilizado termos homofóbicos contra Nikolas Ferreira. “O uso de expressões de cunho homofóbico, com o intuito de insultar ou diminuir um adversário político, constitui conduta grave e discriminatória. O emprego dessas palavras como forma de xingamento reforça estigmas históricos, normaliza o preconceito e perpetua a marginalização dessa população no espaço público e institucional”, condenou Fausto Santos Jr.

Defesa
Em sua defesa na reunião do Conselho de Ética, André Janones afirmou que estava no Plenário se manifestando em suas redes sociais contra a taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos – mesmo tema do discurso de Nikolas Ferreira. “Quando você está no Plenário e fala, a sua fala não chega até a tribuna. É absolutamente impossível que a fala de algum deputado no Plenário atrapalhe quem está na tribuna”, argumentou.

André Janones afirmou que foi fisicamente agredido durante a confusão e também foi apalpado no pênis. “De repente eu começo a levar chutes muito fortes nas minhas pernas, pela frente e por trás. Estão gravadas estas agressões físicas”, afirmou.

André Janones ainda declarou que não havia sido informado com antecedência sobre a reunião e, por isso, não teve direito a ampla defesa. O presidente do Conselho de Ética, deputado Fabio Schiochet (UNIÃO-SC), respondeu que o rito foi seguido e que o gabinete de André Janones havia sido comunicado na sexta-feira.

Reportagem – Francisco Brandão
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Curso para Atendimento Específico em Deficiência Visual
Próximo artigo Lei que amplia destinação do Fundo Social do Pré-Sal é sancionada com vetos

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova isenção de IPVA para veículos com mais de 20 anos

3 horas atrás

Motta defende aperfeiçoamento do ambiente regulatório no país

3 horas atrás

Presidente do Inep descarta qualquer irregularidade no Enem deste ano

4 horas atrás

Relator recomenda manutenção do mandato de Carla Zambelli; decisão é adiada

4 horas atrás

Entra em vigor lei que garante cargos no MEC e recursos para segurança do DF

5 horas atrás

Medida provisória reajusta remuneração das polícias Civil e Militar e dos bombeiros do DF

5 horas atrás

Comissão Mista de Orçamento aprova R$ 12,5 bilhões em créditos ao Orçamento de 2025

5 horas atrás

Auxílio Gás do Povo é tema de audiência pública nesta quarta-feira

6 horas atrás

Comissão especial debate interfaces entre neurociência e transtorno do espectro autista

6 horas atrás

Judicialização da saúde consome R$ 1,84 bilhão com dez medicamentos mais caros

6 horas atrás

Especialistas defendem informação e ampliação da anestesia como medidas para reduzir cesarianas

6 horas atrás

Comissão debate impactos sobre investigação de dumping no leite em pó

6 horas atrás
Comissão aprova incentivo a projetos da sociedade civil voltados para idosos
Comissão de Orçamento discute obras e serviços de engenharia com indícios de irregularidades
Comissão aprova uso do Fundo Garantidor de Operações para garantir crédito do Pronaf
Comissão de Saúde debate reajuste da tabela do SUS para diálise
Comissão aprova limite para protesto em cartório de conta de luz em atraso
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?