By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Search
Lendo: Conselho Curador aprova uso do FGTS para pagar até seis parcelas de imóvel atrasadas
Compartilhar
Notification Mais
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Search
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Have an existing account? Sign In
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > Conselho Curador aprova uso do FGTS para pagar até seis parcelas de imóvel atrasadas
BrasilGestão Federal

Conselho Curador aprova uso do FGTS para pagar até seis parcelas de imóvel atrasadas

biblia
Última atualização: 15 de dezembro de 2022 12:06
biblia
3 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou o uso do saldo do fundo de garantia para pagar até seis prestações em atraso do financiamento habitacional. A decisão foi tomada na reunião do Conselho, realizada na terça-feira (13/02). 

Tradicionalmente, os recursos do FGTS poderiam ser usados para pagar até três parcelas atrasadas da casa própria. Desde maio, está autorizado o uso do saldo do FGTS para quitar até 12 prestações em atraso do Sistema Financeiro da Habitação. A medida, no entanto, perderia a validade no próximo dia 31 de dezembro. Com a decisão tomada na reunião desta terça-feira, fica mantida a possibilidade de usar recursos do Fundo para pagar parcela em atraso, mas por um novo prazo. 

“A proposta é passar, a partir de janeiro, em definitivo, de três para seis o número máximo de prestações que o mutuário pode ter em atraso para usar o Fundo de Garantia. Esse conselho tem estado sempre sensível a dar condições para o mutuário não perder a capacidade de pagamento”, disse o conselheiro José da Silva Aguiar. 

O Conselho Curador não alterou as demais regras do uso do FGTS para a compra da casa própria. As condições para liquidação, amortização ou adiantamento de parte das parcelas adimplentes continuam em vigor. 

Outra decisão tomada na reunião foi permitir que concessionárias privadas de infraestruturas de transportes – que operam rodovias, ferrovias, hidrovias, portos ou aeroportos – tenham acesso a recursos do FGTS por meio do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transportes). A medida tinha sido proposta pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). 

Com a autorização, consórcios e sociedades de propósito específico podem conseguir financiamentos, com recursos do FGTS, para construírem obras de mobilidade urbana em regiões que sofrerem impacto dos empreendimentos. Assim, o Pró-Transportes poderá financiar a construção de um viaduto em uma região afetada por uma ferrovia ou um corredor de ônibus ou ligação sobre trilhos entre um aeroporto e uma estação de metrô, de trem ou de BRT. 

De acordo com o Conselho Curador do FGTS, as melhorias realizadas devem contribuir para melhorar a mobilidade nos centros urbanos, a integração multimodal com a rede de transporte público e para o incremento do retorno das operações de crédito do FGTS. 

O Conselho Curador do FGTS é um colegiado tripartite composto por entidades representativas dos trabalhadores, dos empregadores e de representantes do Governo Federal. É presidido pelo representante do Ministério do Trabalho e Previdência. 

Condições para uso do FGTS

Para acessar o recurso, é preciso ter no mínimo três anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em empresas diferentes. Além disso, o mutuário não pode ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação, em qualquer parte do país, e nem ser proprietário de imóvel residencial urbano. 

Confira todas as condições existentes para o uso dos recursos do FGTS, para o comprador e para o imóvel.

Cestas básicas são embarcadas para apoiar famílias atingidas pela estiagem na RDS Rio Amapá – SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente

Ministro do Turismo e órgãos de defesa do consumidor pedem regulação do mercado de milhas

Diego Afonso homenageia oito mulheres com o ‘Prêmio Mulher Cidadã’, na Câmara Municipal de Manaus

Novo bloco parlamentar reúne nove partidos e 173 deputados na Câmara

Prefeitura de Manaus realiza obra emergencial na rua São Luiz

Tags:manchete
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Print
Artigo anterior CNPJ passa por processo de modernização
Próximo artigo Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais 12 cidades do país
about us

We influence 20 million users and is the number one business and technology news network on the planet.

Find Us on Socials

© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Join Us!
Subscribe to our newsletter and never miss our latest news, podcasts etc..
[mc4wp_form]
Zero spam, Unsubscribe at any time.
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?