Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira
Governo do Amazonas

Consciência negra: Alunos da EE Professor Jorge Karam Neto celebram artistas negros da Música Popular Brasileira

1 mês atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Por meio da arte, corpo docente e discente recontou a história do Brasil

FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Professores e alunos da escola Estadual (EE) professor Jorge Karam, localizada no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus, realizaram, nesta terça-feira (11/11), a culminância do projeto “MPB: Música Preta Brasileira”, trabalho interdisciplinar que, entre oficinas, palestras e apresentações artísticas, teve como objetivo reafirmar o compromisso da escola com a equidade e fortalecer a luta da comunidade escolar contra o racismo.

Durante os meses que antecederam o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, os professores se empenharam em introduzir o tema durante as aulas para que os alunos começassem a se familiarizar com a história e a riqueza cultural da população negra. Foi o momento em que os alunos produziram pinturas que retratam a história e a arte de grandes artistas da Música Popular Brasileira, como Gilberto Gil, Jorge Aragão, Seu Jorge, Alcione, Marcelo Falcão, Arlindo Cruz, além da conscientização sobre expressões que são consideradas racistas. As pinturas fizeram parte da exposição realizada durante o evento, que também contou com expressões artísticas de dança e canto.

“As letras das músicas trabalhadas pelos alunos refletem essa identidade do cotidiano deles em relação à miscigenação. Aquela batida, o ritmo, o conjunto de práticas da nossa cultura tem uma história, tem uma vivência, e nós precisamos trazer isso para que eles compreendam a própria identidade deles”, esclareceu o professor idealizador do projeto, Osvaldo Martins, que leciona a disciplina de Filosofia.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Resgatar as raízes

Presente na culminância do projeto, o cantor e compositor amazonense Chico da Silva recebeu uma homenagem dos alunos e professores por sua contribuição à cultura do estado. Autor da toada “Vermelho” do boi-bumbá Garantido consagrada na voz do artista David Assayag e que ganhou notoriedade mundial na voz da cantora Fafá de Belém, o artista destacou a emoção de ver que suas músicas continuam impactando as pessoas mesmo após quase 50 anos de carreira, contribuindo para uma maior consciência cultural.

“A Consciência Negra traz consigo a consciência de liberdade, de direitos iguais para todos, para que todos tenham direito à educação, direito à liberdade de ir e vir e o direito à expressão”, ressaltou Chico da Silva.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

Durante as apresentações culturais, os estudantes apresentaram músicas de artistas negros que contribuíram para a cultura brasileira nas últimas décadas. São músicas que retratam, em suas letras, as brasilidades e a cultura afro-brasileira, que se tornaram objetos de pesquisa realizadas pelos alunos e foram apresentadas ao público presente.

Além de trabalhar a questão musical, a escola também conta com projetos que ressaltam a importância das mulheres negras para a literatura brasileira. No projeto “A importância da literatura de autoras afrodescendentes para a história e a cultura afro-brasileira”, a professora Gleici Osorio trabalha com livros escritos por mulheres negras, com o objetivo de conscientizar os alunos sobre questões como racismo, desigualdade e acesso a direitos básicos.

FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar

A estudante Alyne Nayara, da 2ª série do ensino médio, destaca que esses projetos contribuem para a consciência cultural, histórica e ética, ajudando, dessa forma, a construir uma educação mais justa para todos.

“Eu acho muito importante trabalhar esse assunto na escola, é um tema relevante que traz muitos benefícios como a consciência, o respeito, a Solidariedade, e é muito bom pra gente trabalhar tudo isso dentro da escola”, afirmou.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova criação de delegacias especializadas para atender pessoas com deficiência
Próximo artigo No Teatro Amazonas, Eliana Printes celebra fim de ano com espetáculo de afeto e musicalidade

Mais notícias desta categoria

Polícia Civil divulga imagem de Flávio Amaral Félix procurado por estupro de adolescente em Itapiranga

6 horas atrás

Governo Presente amplia acesso à saúde em Manaus com mais de 17,6 mil atendimentos em 2025

6 horas atrás

FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios e registra 5.408 casos notificados no Amazonas em 2025

6 horas atrás

Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach no Teatro Amazonas tem sessões às 19h até 23/12

6 horas atrás

Produtores rurais destacam o fortalecimento do setor primário com apoio do Governo do Amazonas

6 horas atrás

Polícia Militar confirma apreensão de entorpecentes de 1,164 tonelada em micro-ônibus na Rodovia AM-010 em Rio Preto da Eva

7 horas atrás

Governo do Amazonas divulga 65 vagas de emprego com atendimento no Sine Amazonas nesta terça-feira

7 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega mais de 40 toneladas pelo Programa de Aquisição de Alimentos a instituições sociais em Manaus

8 horas atrás

Governo do Amazonas entrega 42 toneladas de alimentos e reforça segurança alimentar no Natal em Manaus

8 horas atrás

FCecon orienta pacientes com câncer sobre alimentação nas festas de fim de ano

8 horas atrás

Detran-AM realiza operação de fiscalização em Manaus e Rio Preto da Eva e registra 411 infrações

9 horas atrás

Projeto Colore Mossoró II conclui atividades em Mossoró com formação artística e revitalização comunitária

9 horas atrás
Fundação Alfredo da Matta realiza 532 cirurgias dermatológicas em 28 dias do Opera+ Amazonas
Polícia Civil do Amazonas solicita 12,3 mil medidas protetivas em 2025 e amplia atendimento às vítimas
Governo Presente: Mutirão de serviços registrou mais de 115,7 atendimentos em 2025
Espetáculo Edward Mãos de Tesoura retorna a Manaus com sessão gratuita no Largo de São Sebastião em 23/12
SES-AM registra 1.181 mil atendimentos e orienta sobre Saúde AM Digital durante Governo Presente em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?