A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), lançou, nesta terça-feira, 29/7, o 6º episódio do projeto “Contação de história”, com o tema “Seu Mário e Dona Jiji contra o fogo desgovernado”. A atividade aconteceu no Centro Municipal de educação infantil (Cmei) professor Dr. Félix Valois Coelho, no bairro Nova Cidade, zona Norte.
A ação tem como objetivo despertar nas crianças a consciência ambiental, incentivar o cuidado com a natureza e reforçar a importância da preservação do meio ambiente nas unidades de ensino da rede municipal de educação.
“Seu Mário e Dona Jiji contra o fogo desgovernado” aborda de forma lúdica e educativa sobre a preservação ambiental e os cuidados necessários para evitar queimadas na Amazônia, sobre o clima amazônico e a responsabilidade ambiental.
O coordenador das Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Renato Júnior, ressaltou a importância do projeto “Contação de história” nas escolas municipais. “Esse projeto é fundamental, pois trabalha de forma lúdica e acessível, aproximando-se do universo infantil. Apresentamos as histórias de maneira que cada criança consiga compreender a mensagem. Usamos nossa criatividade para garantir que todos os alunos entendam e aprendam, desde cedo, a importância de ser um defensor da natureza”, afirmou.
A personagem Dona Jiji, interpretada pela professora France Mary Cavalcanti, emocionou a plateia durante a apresentação na escola ao falar sobre a importância de combater as queimadas na Amazônia.
“Crianças, é muito importante que cada um de vocês leve essa mensagem para casa. Contem para a mamãe e para o papai que precisamos cuidar do nosso meio ambiente. As queimadas machucam a floresta, os animais e até o ar que a gente respira. Cuidar da natureza é um ato de amor e responsabilidade. Quando protegemos a Amazônia, estamos cuidando do futuro de todos nós”, disse a personagem.
Para o pequeno John Barros, do 2° período, a apresentação foi uma forma divertida de aprender sobre os cuidados que ele e seus colegas precisam ter para proteger a natureza. “Eu achei muito legal a apresentação do seu Mário e da dona Jiji. Aprendi sobre o fogo e as queimadas. Vou falar para o papai e para mamãe que a gente não pode tacar fogo no lixo”, contou John.

— — —
Texto – Thalia Rodrigues/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCou4t