Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Conheça histórias de salvamentos realizados por atendentes do 190 em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Conheça histórias de salvamentos realizados por atendentes do 190 em Manaus
Gestão Estadual

Conheça histórias de salvamentos realizados por atendentes do 190 em Manaus

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Mais popular canal de comunicação da sociedade com a polícia, o serviço emergencial 190 coleciona histórias de salvamentos realizados, por telefone, pelos operadores. Ao mesmo tempo em que auxiliam a polícia a chegar mais rápido nas ocorrências, flagrar e até prevenir a criminalidade, os atendentes também podem se orgulhar de ajudar a salvar vidas de pessoas em situação de perigo.

Atendente do 190 há pouco mais de um ano, o operador Tainã Souza, 28 anos, recorda com simplicidade de seus dias de herói. Nesse tempo de trabalho como operador, já ajudou a salvar, por telefone, duas crianças que estavam engasgadas. A primeira vez foi em dezembro de 2019. Era fim de expediente, quando uma ligação tirou o sossego daquela noite. Do outro lado da linha, uma mãe desesperada pedia socorro para salvar sua filha de onze meses, que estava engasgada.

“A mãe estava muito nervosa, falando que o bebê não estava respirando. Tomei a responsabilidade para mim, e tentei ajudar de alguma forma”, relata. Foram cerca de 20 segundos de orientações, por telefone, quando o alívio veio do outro lado da linha. “Ela felizmente reagiu”, orgulha-se.

Em agosto deste ano, Tainã viveu situação semelhante. Era o fim do expediente vespertino quando outra mãe ligou pedindo socorro para salvar seu bebê, que estava sufocado. “Eu pedi calma e repassei o mesmo procedimento. Ela estava com o telefone, mas quem segurava o bebê era o pai. Aí ela repetia para ele o que eu falava. Até que houve o momento em que a criança chorou, o que era um bom sinal, pois significava que estava conseguindo puxar o ar”, disse.

A urgência é tamanha nesses casos que nem dá tempo de identificar a mãe ou saber se a criança é menino ou menina. A única preocupação é repassar as orientações e salvar vidas.

Para a atendente Dilcinete Guimarães, 39, trabalhar no serviço de utilidade pública é uma forma de ajudar a fazer justiça àqueles que mais precisam. Em 26 de agosto deste ano, a operadora recebeu uma ligação com denúncias de maus-tratos contra crianças. O relato informava que a mãe havia queimado as mãos e os pés do próprio filho, de oito anos, com óleo quente. O caso foi registrado na comunidade Aliança com Deus, bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.

“A princípio, a gente não acredita. Muitas vezes, a pessoa que liga não está no local e acaba falando coisas que o vizinho contou. Mas eu fiquei acompanhando a viatura e, quando eu vi o que tinha acontecido, a vontade realmente foi de chorar porque a gente fica imaginando quantas crianças estão nessa situação e, muitas vezes, não têm quem ajude”, afirmou.

Mas entre uma história edificante e outra, os atendentes do 190 têm de lidar com trotes. De piadas a ligações para assediar os atendentes, o serviço emergencial 190, do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), recebeu mais de 188,8 mil trotes e ligações ‘por engano’, conforme números da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).

“Tudo o que acontece passa pelo 190, nós atendemos e ajudamos a polícia a providenciar. Somos a principal fonte de informação, além de ajudar no combate à criminalidade. Então, queremos destacar essa importância para evitar receber ligações supérfluas e trotes”, explicou o atendente Saidy Dinelly, 26 anos, que, em maio, atendeu o chamado para um caso que chocou os manauaras: o abandono de uma recém-nascida no telhado de uma residência, no Alvorada.

“Foi uma ocorrência que chocou muito as pessoas que estavam envolvidas. A Polícia Militar se deslocou com urgência ao local e a criança foi removida para a maternidade. A responsável pelo abandono foi presa no mesmo dia, mas infelizmente a criança acabou morrendo, seis dias depois”, disse.

Tags:CriminalidadeDenúnciasManausPolíciaPolícia MilitarSegurança Pública
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Workshop promovido pela Adaf reforça importância de notificação de doenças para evitar impactos econômicos e danos à saúde pública
Próximo artigo Mototaxistas passam por curso de atualização em Iranduba

Mais notícias desta categoria

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

2 horas atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

6 horas atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?