Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Conferência Estadual de Meio Ambiente elege delegados para representar o Amazonas na etapa nacional
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Conferência Estadual de Meio Ambiente elege delegados para representar o Amazonas na etapa nacional
Governo do Amazonas

Conferência Estadual de Meio Ambiente elege delegados para representar o Amazonas na etapa nacional

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Representantes vão defender 20 propostas, para subsidiar a elaboração de políticas voltadas à mitigação e adaptação a mudanças climáticas 

Fotos: Divulgação/SEMA Amazonas

Após três dias de debates, chegou ao fim a 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente (CEMA), na sexta-feira (14/03). Promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), o evento resultou na escolha de 20 propostas de políticas ambientais e, também, elegeu os 28 delegados que vão representar o Amazonas na etapa nacional, em Brasília. 

O evento teve início na quarta-feira (12/03), no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). O principal objetivo da sua realização foi reunir diferentes setores da sociedade para propor soluções e agregar na construção das políticas ambientais, em especial, daquelas voltadas ao combate, mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

“Chegamos ao final de três dias de muito trabalho, em que foram escolhidas as 20 propostas, dentre as mais de 300 apresentadas, que serão levadas à Conferência Nacional do Meio Ambiente, podendo se transformar em políticas concretas para a nossa população. Nós temos certeza que as ideias que saíram daqui, bem como os delegados eleitos, vão representar muito bem o Estado do Amazonas”, disse a secretária executiva adjunta de gestão ambiental da SEMA, Fabrícia Arruda.

As iniciativas foram definidas na quinta-feira (15/03) e podem ser consultadas no site da Sema. Foram escolhidas quatro propostas no eixo de Mitigação; quatro relacionadas à Adaptação e Preparação para Desastres; quatro na temática de justiça Climática; além de quatro iniciativas para Transformação Ecológica e outras quatro propostas na temática de Governança e educação Ambiental.

Amazonas rumo à etapa nacional

O último dia do evento foi voltado à eleição dos delegados que irão representar as propostas do Amazonas na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), marcada para ocorrer entre os dias 6 e 9 de maio, em Brasília.

Conforme o regimento interno da Conferência, foram eleitos seis entes do poder público, sendo três da esfera estadual e três da municipal (ver resultado). A representante da SEMA Amazonas, Maria Edilene Neri, que conduz a agenda de educação Ambiental na Secretaria, está entre os delegados eleitos. 

“A responsabilidade só aumenta, porque a partir do momento que você é eleito, você levanta uma bandeira, representando todas as propostas que foram discutidas e aprovadas, com o objetivo maior de fazer com que elas sejam implementadas. Fazer isso com a participação democrática, da sociedade civil e do setor privado, é antes de tudo uma grande satisfação”, contou. 

Fotos: Divulgação/SEMA Amazonas

Membros da sociedade civil puderam eleger 15 delegados, sendo três deles, obrigatoriamente, comunidades tradicionais e povos indígenas (consultar lista de eleitos). A bióloga Josilene Monteiro foi uma das eleitas, representando a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – seção Amazonas (ABES-AM). Ela celebrou a conquista. 

“A gente está muito feliz de estar indo para Brasília, para contribuir com as políticas públicas ambientais. Felizes pela ABES-AM, mas também pelo povo do estado do Amazonas, pois estamos indo, de fato, cumprir o nosso papel enquanto sociedade civil, para garantir os nossos direitos”, comemorou. 

Daniel Moraes também celebrou a eleição, representando o Coletivo de Jovens do Beiradão. “Eu estou muito feliz por ter passado como um dos delegados eleitos, representando Manicoré, para mostrar a importância da zona ribeirinha e do nosso Amazonas na Conferência Nacional. Ela é muito importante para que a gente possa buscar um melhor caminho para o Estado e para o mundo, porque a Amazônia é a vida de todos”, completou.

Das nove vagas disponíveis para o setor privado, apenas sete foram preenchidas, levando à eleição automática dos inscritos no pleito (conferir resultado do setor privado).

A 5ª CEMA no Amazonas foi promovida pela SEMA e o Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, com apoio do TCE-AM e da  escola de Contas Públicas do Tribunal. A  Fundação Amazônia Sustentável (FAS) também contribui, junto ao Serviço Geológico do Brasil (SGB), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Sebrae e da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).

O post Conferência Estadual de Meio Ambiente elege delegados para representar o Amazonas na etapa nacional apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prosai Parintins: Moveleiros comemoram chegada da nova rede de abastecimento de água
Próximo artigo PMAM resgata motorista de aplicativo e apreende adolescentes por sequestro na zona oeste

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima inaugura primeira Casa de Passagem para Pessoas Idosas em situação de risco no Amazonas

5 horas atrás

Secretaria de Educação dá início a 18ª Semana da Pessoa com Deficiência, em Manaus

5 horas atrás

Sema Amazonas atividade seringueira da RDS do Rio Madeira com entrega de 21 kits de trabalho

5 horas atrás

Sistema Paredão: Em 30 dias de operação com viaturas integradas, 21 veículos com restrição de roubo ou furtos são recuperados em Manaus

8 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de duas pessoas que desapareceram em Manaus

8 horas atrás

Com apoio do Governo do Estado, projeto Metamorfos leva encantaria amazônica a escolas e espaços culturais de Parintins

8 horas atrás

Governo do Amazonas inicia implantação de serviço inédito de hemodinâmica no HPS João Lúcio

8 horas atrás

No Dia Nacional da Habitação, Governo do Estado destaca avanços com o Amazonas Meu Lar

8 horas atrás

Evento internacional apoiado pelo Governo do Amazonas discute pesquisas e tratamentos de acidentes com animais peçonhentos

8 horas atrás

FCecon informa como fazer para receber atendimento no Cepcolu

9 horas atrás

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (21/08)

10 horas atrás

Documentário sobre o Teatro Experimental do Sesc será lançado no Teatro Amazonas

11 horas atrás
Governo do Amazonas fortalece inclusão social pelo esporte com apoio do Pelci
Inscrições para os editais da Política Nacional Aldir Blanc são prorrogados até o dia 1º de setembro
Ipaam, MMA e Pnud promovem mutirão para agricultores regularizarem o Cadastro Ambiental Rural
Avanço da Telessaúde no interior é um dos destaques do Relatório Quadrimestral da SES-AM apresentado na Aleam
Pesquisa em Saúde: FVS-RCP impulsiona produção científica no Amazonas com a 10ª Jornada do Paic
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?