Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Conferência discutirá novas estratégias para saúde dos servidores
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Conferência discutirá novas estratégias para saúde dos servidores
Manaus

Conferência discutirá novas estratégias para saúde dos servidores

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

A 3ª Conferência Municipal de saúde do trabalhador e da Trabalhadora (3ª CMSTT) será realizada em Manaus no período de 8 a 10/4, na Universidade Nilton Lins, no bairro Flores, zona Centro-Sul. O evento, organizado pelo Conselho Municipal de saúde (CMS/Manaus) e Secretaria Municipal de saúde (Semsa), vai definir propostas e diretrizes que ajudarão a estabelecer políticas públicas de saúde voltadas aos trabalhadores e que serão executadas nos próximos anos, em nível municipal, estadual e federal.

O presidente do CMS/Manaus, conselheiro Elson Melo, afirma que a 3ª CMSTT representa a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional de saúde do trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), que vai acontecer em agosto deste ano, reunindo representantes dos municípios e estados brasileiros, além do Distrito Federal (DF), para que a população possa contribuir na formulação de propostas que irão impactar diretamente na saúde de todos os trabalhadores e trabalhadoras no Brasil.

“Nas conferências municipais que estão sendo realizadas nas cidades brasileiras, os participantes irão debater e elaborar diretrizes, que indicarão os rumos para a elaboração de propostas. Caso sejam aprovadas na plenária final da 3ª CMSTT, as diretrizes e propostas de Manaus serão encaminhadas para discussão na etapa estadual da conferência, que vai ocorrer nos dias 29 e 30/4. A conferência estadual também vai elaborar e aprovar diretrizes e propostas que serão levadas para discussão na etapa nacional”, explica Elson Melo.

Programação

A 3ª CMSTT vai reunir 350 participantes, entre representantes de trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de saúde (SUS), com 256 vagas direcionadas para pessoas que vão atuar como delegados, com direito a voz e voto, que realizaram inscrição para representar as zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural de Manaus. As demais vagas são direcionadas para convidados e colaboradores.

A secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, destaca a importância do envolvimento de gestores e trabalhadores da Semsa, que, juntamente com os usuários do Sistema Único de saúde (SUS), garantem o controle social na saúde e a participação da população na construção de políticas públicas, de forma coletiva. “A participação de usuários do SUS, de gestores e trabalhadores da Semsa na conferência vai garantir que se possa avançar na garantia de melhores condições de trabalho e de saúde para todos os brasileiros”, enfatizou a secretária.

A cerimônia oficial de abertura da 3ª CMSTT será realizada na próxima terça-feira, 8/4. A programação terá início às 15h, com a conferência magna abordando o tema “saúde do trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, que será conduzida por Luís Henrique Leão, coordenador-geral de Vigilância em saúde do trabalhador, do Ministério da saúde.

Na quarta-feira, 9/4, a programação seguirá com painéis temáticos abordando os eixos: Política Nacional de saúde do trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; e Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social. No mesmo dia, no horário da tarde, os participantes serão divididos em grupos de trabalho para iniciar a elaboração de diretrizes e propostas.

“A última conferência nacional nessa área aconteceu em 2014 e nesse período houve muitas mudanças no processo e nas relações de trabalho, com novas formas de trabalho. A automação, trabalho remoto e híbrido, a intensificação do trabalho de motorista de aplicativo e outras mudanças no processo de trabalho devem ser melhor analisadas pela sociedade para que as políticas de saúde sejam construídas levando tudo isso em consideração”, aponta Shádia Fraxe.

A programação da conferência encerra na tarde de quinta-feira, 10/4, com a Plenária Final, quando as diretrizes e propostas elaboradas nos Grupos de trabalho serão apresentadas. No final, os delegados vão escolher, por votação, as propostas e diretrizes que serão encaminhadas para discussão na conferência estadual. Também haverá a votação dos delegados que irão representar Manaus na Conferência Estadual.

— — —

Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Hugo Motta cria comissões para discutir PNE, isenção do Imposto de Renda e inteligência artificial
Próximo artigo Amazonastur finaliza ação integrada com prestadores de serviços turísticos de Parintins

Mais notícias desta categoria

IMMU realiza ação de vistoria e orientação no Terminal Rodoviário de Manaus durante saída de passageiros em 19/12

38 minutos atrás

Prefeitura de Manaus emite 2.421 Certidões de Informação Técnica entre janeiro e novembro e registra aumento de 5%

2 horas atrás

Semasc suspende atendimento ao público em Manaus na segunda-feira 22/12 e remaneja agendamentos

2 horas atrás

Licenciamento urbano em Manaus cresce 28% e alcança 34,1 mil análises até novembro de 2025

2 horas atrás

Manaus em estado de atenção por chuvas intensas com ventos e raios até 19/12 às 17h

2 horas atrás

Oficina de artesanato para pessoas idosas em Manaus incentiva empreendedorismo e geração de renda comunitária

4 horas atrás

Natal nas aguas leva balsa iluminada e doações a comunidades ribeirinhas de Manaus

13 horas atrás

Prefeitura de Manaus recebe Selo Ouro de transparência pública no PNTP 2025 e confirma segunda premiação consecutiva

15 horas atrás

Prefeitura anuncia programação do Réveillon Manaus 2026 com shows, inclusão e reforço de segurança

16 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza recuperação asfáltica na rua Guairana e amplia manutenção viária na zona Leste

17 horas atrás

Prefeitura de Manaus reúne-se com CGE-SP em São Paulo para tratar do Sistema de Integridade e Gestão de Riscos

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção no sistema de drenagem da rua Rio Mar para restaurar o escoamento das águas pluviais

18 horas atrás
Manaus intensifica drenagem na rua Dário Melo para reduzir riscos de alagamentos na zona Leste
Prefeitura de Manaus realiza contenção em rip-rap na avenida Professor Nilton Lins após erosão causada por chuvas
Prefeitura de Manaus realiza revitalização da rua Leonora Armstrong e amplia manutenção viária na zona Leste
Prefeitura de Manaus intensifica manutenção asfáltica em Manaus na rua Francisco Garcia, zona Leste, em 18/12
Prefeitura de Manaus lança edital dos Prêmios Literários Cidade de Manaus 2025 para obras inéditas de autores do Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?