Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Concerto da Amazonas Filarmônica emociona o público com a ‘Heroica’ de Beethoven no Teatro Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Concerto da Amazonas Filarmônica emociona o público com a ‘Heroica’ de Beethoven no Teatro Amazonas
Governo do Amazonas

Concerto da Amazonas Filarmônica emociona o público com a ‘Heroica’ de Beethoven no Teatro Amazonas

7 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Espetáculo reuniu obras de Bach, Bruch e Beethoven com ingressos populares e acesso gratuito em parte dos assentos

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

O Teatro Amazonas foi palco de uma noite de celebração à música erudita, na quinta-feira (21/08), quando a Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Marcelo de Jesus, emocionou o público com um repertório que percorreu Bach, Bruch e Beethoven, culminando na grandiosa execução da Sinfonia nº 3, “Heroica”.

O concerto teve duração de 1h45, incluindo um intervalo de 20 minutos, e reforçou a proposta do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa, de oferecer à população acesso democrático aos grandes clássicos da música mundial, com ingressos a preços populares e entradas gratuitas.

O repertório foi escolhido dentro da proposta da temporada do segundo semestre, marcada por grandes obras do repertório sinfônico. Em tom bem-humorado, o maestro comentou sobre a seleção da noite.

FOTOS: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

“A gente está fazendo um BBB, né? Bach, Bruch e Beethoven. Então é um concerto BBB. (…) Uma obra muito importante do repertório sinfônico, que é a Terceira Sinfonia de Beethoven, ‘Heróica’, uma sinfonia que mudou a história da música ocidental”, destacou Jesus.

O concerto começou com a “Passacalha em dó menor, BWV 582”, de Bach, seguida pelo “Romance para viola e orquestra, op. 85”, de Bruch, que contou com a participação especial da violinista cubana Gretchen Labrada.

Para a musicista, a noite teve um significado especial: “Foi um prazer imenso, porque eu estava tocando não somente para o público, mas também compartilhando a minha música com os meus colegas de trabalho. É um teatro incrível e sempre é mágico vir para cá e tocar”, afirmou Gretchen.

O ponto alto do concerto foi a execução da “Heroica” de Beethoven, dividida em quatro movimentos, obra considerada um divisor de águas na história da música ocidental. O Teatro Amazonas esteve com seus assentos praticamente todos ocupados, confirmando a força do público fiel da Filarmônica.

FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa

O maestro Marcelo de Jesus celebrou a presença massiva do público, lembrando os 25 anos de trajetória da orquestra. “A gente tem um público cativo, muito querido, que nos acompanha todas as quintas-feiras. Esse concerto foi muito bem divulgado, mas mesmo quando não é, as pessoas estão sempre presentes. Para nós, é sempre muito bom, porque a gente faz música para o nosso público, e a reação é sempre calorosa”, afirmou.

Quem acompanhou a apresentação também saiu emocionado. A professora Maria Clara Andrade, que assistiu ao concerto pela primeira vez, destacou a experiência:

“Foi mágico. Eu nunca tinha escutado a ‘Heroica’ ao vivo e foi uma sensação indescritível. O teatro cheio, a orquestra impecável. É um privilégio ter acesso a uma programação desse nível aqui em Manaus”, declarou a espectadora.

O post Concerto da Amazonas Filarmônica emociona o público com a ‘Heroica’ de Beethoven no Teatro Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Escola municipal lança projeto ‘SuperAutor’ com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental
Próximo artigo Comissão aprova proibição do uso do chumbinho em todo o Brasil

Mais notícias desta categoria

Concerto no Teatro Amazonas celebra centenário da pianista Jerusa Mustafa com encontro de gerações

7 horas atrás

Operação Tamoiotatá 6: Segunda etapa é concluída com mais de R$ 32 milhões em multas por infrações ambientais

7 horas atrás

Saúde do Amazonas inova no cuidado com a implantação de centros especializados para crianças e adolescentes com TEA

7 horas atrás

Ipaam promove educação ambiental para mais de 1.500 alunos em cinco escolas de Ipixuna

7 horas atrás

Peixe no Prato Solidário: Programa movimenta a economia local com a compra de 470 toneladas de pescado para a população

7 horas atrás

Abril Azul: Governo do Amazonas fortalece inclusão de jovens com TEA por meio do esporte no Pelci

8 horas atrás

FVS-RCP orienta sobre cuidados com alimentos mais consumidos na Semana Santa

8 horas atrás

No 50º aniversário da Abraciclo, vice-governador Tadeu de Souza reforça protagonismo do Amazonas na indústria brasileira

8 horas atrás

Governador Wilson Lima lança Plano Estadual de Turismo com diretrizes para o setor pelos próximos 10 anos

1 dia atrás

HPS João Lúcio solicita apoio para identificar familiares de paciente internado

1 dia atrás

Abril Verde: UGPE realiza atividades voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

1 dia atrás

Governo do Amazonas nomeia nova direção da Sedurb e da UGPE

1 dia atrás
Pesquisa em Saúde: FVS-RCP lança edital o Programa de Iniciação Científica 2026/2027
Após denúncia via 197, PC-AM apreende 328 quilos de maconha tipo skunk avaliados em R$ 6,5 milhões em Manaus
Governo do Amazonas intensifica ações sociais no mês de conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista
Cultura ribeirinha: Beiradão avança em processo de reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro pelo Iphan
Governador Wilson Lima vistoria obras do Centro de Atenção Integral Juventude TEA, em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?