Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: ​Comitê de Enfrentamento ao Assédio e Discriminação do TCE-AM comemora um ano de atividades
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Judiciário > ​Comitê de Enfrentamento ao Assédio e Discriminação do TCE-AM comemora um ano de atividades
Judiciário

​Comitê de Enfrentamento ao Assédio e Discriminação do TCE-AM comemora um ano de atividades

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
73fb0f12 ee24 40d7 be2b ab566f258597 1024x576 1 300x169 1

Instituída oficialmente no dia 30 de agosto de 2022, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) comemorou o seu primeiro ano de atividades na última quarta-feira (30).

Regulamentada pela Resolução TCE nº 05/2022 e pela Portaria nº 493/2022-GPDRH, a criação do Comitê de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (CPEAD) ressalta a promoção de um ambiente de trabalho digno, saudável e seguro para seus servidores.

O Comitê da Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação do TCE-AM tem como atribuições o acolhimento de servidores que se sintam vítima de algum tipo de violência, assédio e/ou discriminação, o recebimento de comunicados relativos à violações de direitos, assim como a sugestão de medidas de prevenção, orientação e combate desses atos de violência.

Criado a partir de uma iniciativa da Presidência e da Corregedoria da Corte de Contas, a Política segue o dever da administração pública de garantir o bem estar funcional e um ambiente de trabalho harmônico, e ainda por recomendação do Instituto Rui Barbosa (IRB) e da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), de seguir um movimento nacional para estipular essa política dentro dos órgãos públicos.

No evento de lançamento da Política, o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro, na época, salientou a relevância de integrar todos os servidores acerca das particularidades do tema, possibilitando assim a manutenção de um ambiente hígido para o desempenho das atividades da Corte.

“A nossa Corte de Contas cutua por bons valores e esses valores são incompatíveis com qualquer tipo de assédio ou discriminação. Damos início ao programa que vai perdurar por muito tempo até que possamos ter uma instituição compromissada com esses valores, a fim de garantir o melhor para todos em convivência”, ressaltou o presidente do TCE-AM, conselheiro Érico Desterro.

No período, o corregedor da Corte, conselheiro Ari Moutinho Júnior, também destacou a parceria entre presidência e corregedoria do Tribunal visando que os servidores do TCE-AM hajam cada vez mais de acordo com as diretrizes éticas.

“Primeiro lugar gostaria de parabenizar nosso presidente Érico Desterro que embarcou nessa iniciativa de movimento nacional dos Tribunais de Contas e que vai fazer com que o relacionamento entre a comunidade fique em harmonia, sabendo seus limites legais, morais e éticos”, destacou o corregedor da Corte de Contas, conselheiro Ari Moutinho Júnior.

​Iniciativas do Comitê

73fb0f12 ee24 40d7 be2b ab566f258597 1024x576 1 300x169 1
Entre as iniciativas realizadas ao longo deste ano estão a promoção de eventos como palestras e seminários, além do lançamento da cartilha de prevenção e enfrentamento do assédio e da discriminação, visitas lúdicas em todos os setores do Tribunal e campanha institucional para sensibilização acerca das temáticas para a melhoria das relações de trabalho.

Para a coordenadora do Comitê, Rita Carvalho, o primeiro ano da Política serviu para a compreensão e entendimento dos servidores quanto ao conceito e práticas que remetem a atos assediadores e discriminatórios, porém reforça que esse trabalho pedagógico de conscientizar e informar é contínuo, sendo feito e pensado conjuntamente as tomada de decisões para ações de reparação de danos morais.

“O processo inicial de transmitir informações sobre essas condutas abusivas foi realizado com sucesso pelo Comitê, levando a todos da Corte de Contas conteúdos que esclarecessem tais práticas, dando nome a elas. Mas é importante entender que esse trabalho é permanente e que precisa sempre ser feito para que atenda as expectativas de melhorias dos servidores”, afirmou a coordenadora do Comitê.

De acordo com a Rita, o saldo da aplicação dessas políticas tem sido positivo uma vez que vem possibilitando a participação do corpo funcional no fomento de debates relativos a discriminação racial e de gênero, além de direitos das mulheres e violência institucional.

“Nesse primeiro momento, estabelecemos uma relação de confiança com os servidores criando esse espaço de acolhimento e  sensibilização, permitindo que eles venham até nós buscando ajuda, aconselhamento e orientações. Isso demonstra para a gente o sentimento de segurança que esses servidores depositam no trabalho desempenhado pelo órgão”, concluiu Rita Carvalho.

Dando continuidade a instituição da Política, os próximos passos do Comitê de Enfrentamento será analisar e aperfeiçoar os trabalhos já realizados, assim como trocar experiências com outras instituições e intensificar as ações de combate a violações de qualquer espécie no órgão.

Tags:Estado do AmazonasJustiçaTCE - Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. TCEViolência
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior NOVO PORTAL DE SERVICOS 2 1 1024x683 1 Junta Comercial do Amazonas lança novo layout e novas funções no Portal de Serviços
Próximo artigo Fotos Wilkinson Cardoso 28 Deputado Wilker aciona TCE-AM para apurar encontro do prefeito David Almeida com dono de empresa vencedora, antes da publicação do edital, para patrocinar o Sou Manaus 2023

Mais notícias desta categoria

WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.29 lrmbWq

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás
54135341679 ce8ece9ba8 c htUMIC

Terceira Câmara Cível mantém sentença que extinguiu ação de improbidade por ausência de dolo

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 13.43.14 ODkPAF

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.57.02 ePJnba

Faculdade de Direito La Salle vence o “VI Júri Simulado” da Esmam

8 meses atrás
Deusa da JustiC3A7a.2 J2LoHy

Faculdade de ensino a distância é condenada a pagar danos morais por cobrança indevida de mensalidades

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 18 at 11.05.01 Ja73k7

Pelo segundo ano consecutivo TJAM alcança nível “Diamante” em avaliação que atestou a transparência de 7.370 instituições públicas no País

8 meses atrás
Prazos supensC3A3o VOrc7S

TJAM suspende prazos processuais nesta terça-feira (19/11)

8 meses atrás
usucapiC3A3o2 H7rDRp

Juíza da 17.ª Vara Cível declara usucapião de imóvel ocupado por requerente há mais de 14 anos

8 meses atrás
54141948519 51f2085710 c 979H2E

Com ação articulada pela Vara Especializada do Meio Ambiente e órgãos parceiros, ampla ação de limpeza da orla do rio Negro é realizada em Manaus

8 meses atrás
01 Fachada TJAM euIhgd

TJAM funciona em regime de plantão no feriado nacional desta sexta-feira (15/11)

8 meses atrás
WhatsApp Image 2024 11 14 at 13.45.43 6ZkANT

Ejud conclui em Parintins as atividades do “Programa de Interiorização 2024”

8 meses atrás
54139956828 eb59eaace5 c ZIVvt5

TJAM promove 2.ª edição de mutirão de cidadania voltado a pessoas em situação de rua e, neste ano, integra novas instituições ao evento

8 meses atrás

Magistradas e servidoras do TJAM são homenageadas em evento que celebrou os 10 anos do Programa Ronda Maria da Penha

Tribunal do Júri condena acusado de homicídio ocorrido no Jorge Teixeira a mais de 21 anos de prisão

ENCOGE e FÓRUM FUNDIÁRIO – CGJ e órgãos parceiros realizam visita técnica ao Centro de Convenções Vasco Vasques

Justiça condena empresa aérea e operadora de viagens a indenizar família por cobrança indevida por marcação de assentos comuns em voo

Esmam divulga gabarito definitivo da prova para Juiz Leigo do TJAM

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?