Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissões terão que votar indicações de líderes para emendas orçamentárias
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissões terão que votar indicações de líderes para emendas orçamentárias
Nacional

Comissões terão que votar indicações de líderes para emendas orçamentárias

9 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

05/03/2025 – 16:36  

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Claudio Cajado na Comissão Mista de Orçamento

Depois de firmado acordo entre os Poderes sobre as regras de execução das emendas ao Orçamento, as comissões da Câmara e do Senado terão que votar as indicações de repasses de recursos que serão feitas pelos líderes partidários para que as chamadas “emendas de comissões” sejam executadas este ano. Essa votação deverá acontecer logo após a votação do Orçamento de 2025 (PLN 26/24), que começa no dia 11.

A votação depende também da eleição dos novos presidentes das comissões. Para essa eleição, os partidos escolhem as comissões que interessam e indicam os presidentes – mas essa regra PODE mudar. Segundo explica o deputado Claudio Cajado (PP-BA), o fato de o presidente indicado nem sempre se identificar com o partido PODE se tornar um problema em relação à votação das emendas.

“Muitas vezes a atitude do presidente não está de acordo com o partido que o indicou. Então será estudada uma possibilidade de alteração regimental para que as posições partidárias que o partido indica dentro do colegiado estejam em consonância com os princípios estatutários daquele partido”, diz.

Indicações
Assim que for votado o Orçamento, os líderes de partidos terão que reunir suas bancadas e fazer as propostas de indicações para as comissões. Pela lei complementar que regulou as emendas (LC 210/24), as comissões terão 15 dias para votar essas indicações com registro em ata. As indicações deverão ser feitas para programas votados pelas comissões no ano passado, sendo que 50% do valor é programado para a área de saúde.

Cajado, que integra a Comissão Mista de Orçamento, disse que gostou do NOVO acordo feito entre os Poderes sobre as emendas orçamentárias, mas que ainda ficaram algumas dúvidas sobre o que seria o caráter “estruturante” das emendas de bancadas estaduais. Ele acredita que o repasse de recursos para vários hospitais em uma região é tão importante quanto fazer a obra de um único hospital.

Sobre as emendas de transferência direta para municípios, chamadas de emendas pix, Cajado afirma que foi importante o questionamento do Supremo Tribunal Federal sobre a sua transparência e fiscalização. Mas o deputado acredita que estas emendas precisam permanecer porque elas eliminam o que ele chamou de “entrave burocrático”, quando só havia a possibilidade de convênios.

Valor das emendas
Quanto ao total das emendas parlamentares ao Orçamento, em torno de R$ 50 bilhões, Claudio Cajado afirma que não acha alto o valor e que os parlamentares têm o direito de fazer estas indicações.

“Eu penso que você colocar quem não foi eleito, ou seja, um ministro de Estado ou secretários estaduais, com a decisão de liberar aqueles recursos exclusivamente, sem que haja participação de quem foi eleito democrática e espontaneamente pelo voto popular, também é injusto. Então eu penso que a execução orçamentária deva ser compartilhada”.

O ministro Flávio Dino, relator das ações sobre emendas parlamentares no STF, tem dito que o mérito destas ações ainda será julgado pelo tribunal. Portanto, as questões sobre o tamanho das emendas dentro do Orçamento ainda serão debatidas na corte.

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Ana Chalub

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto protege debate sobre programas políticos em empresas privadas
Próximo artigo Carnaval na Floresta 2025: FVS-RCP monitora atendimentos de saúde e intensifica ações de prevenção ao HIV, ISTs e Violências

Mais notícias desta categoria

Deputada defende caráter multidisciplinar no enfrentamento ao HIV/Aids

1 hora atrás

Comissão pode votar nesta terça a MP que regulamenta a licença ambiental especial

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que permite atuação da Codevasf nas bacias dos rios Doce e Taquari

2 horas atrás

Comissão aprova emissão gratuita de segunda via de documento perdido em desastre natural

3 horas atrás

Comissão da Pessoa Idosa aprova criminalização de estelionato sentimental digital

3 horas atrás

Nova lei diz que poder público deve garantir água potável e saneamento básico nas escolas

4 horas atrás

Comissão aprova incentivar projetos da sociedade civil voltados para idosos

4 horas atrás

Comissão de Saúde aprova regulamentação da carreira de psicopedagogo

4 horas atrás

Comissão aprova suspensão de norma do Ministério da Saúde sobre vacina contra Covid-19 para crianças

4 horas atrás

Seminário debate prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele no Brasil

4 horas atrás

Câmara debate riscos, benefícios e regulação dos suplementos alimentares

5 horas atrás

Comissão de Constituição e Justiça aprova política nacional de envelhecimento ativo

6 horas atrás
Comissão debate cenário atual da indústria de defesa nacional
Comissão discute regulamentação do teletrabalho no serviço público
Comissão discute medicina baseada em evidência e judicialização da saúde
Comissão especial ouve governadores de Goiás, de São Paulo e do Rio Grande do Sul
CPMI do INSS ouve empresário investigado por fraude em descontos a aposentados
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?