Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissões da Câmara convidarão 13 ministros para participar de audiências públicas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissões da Câmara convidarão 13 ministros para participar de audiências públicas
Nacional

Comissões da Câmara convidarão 13 ministros para participar de audiências públicas

4 meses atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

27/03/2025 – 12:10  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Lewandowski foi convidado pela Comissão de Segurança Pública

Na primeira semana de trabalho das comissões permanentes da Câmara dos Deputados, foram aprovados pelo menos 28 requerimentos convidando ministros ou pedindo esclarecimentos a autoridades do Executivo. No total, 13 ministros foram convidados a participar de audiências nos próximos dias.

A maior parte dos ministros foi chamada para expor suas prioridades para este ano. Mas alguns, como o ministro da justiça, Ricardo Lewandowski, estão sendo convidados para esclarecer pontos específicos.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara tinha em pauta alguns requerimentos para convocar Lewandowski. No entanto, o presidente do colegiado, deputado Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP), disse que o ministro se antecipou e se ofereceu para comparecer à comissão no dia 29 de abril.

Os requerimentos então foram transformados em convites com a condição de que o ministro, no dia da audiência, permaneça à disposição da comissão pelo tempo que for necessário. Quando um ministro é convocado pela comissão, ele é obrigado a comparecer. Diferente de quando é apenas convidado.

PEC da Segurança
O deputado Sanderson (PL-RS) adiantou que quer explicações do ministro a respeito da minuta de proposta de emenda à Constituição sobre segurança pública. “Vai terminar de acabar com a segurança pública no Brasil. Nós já estamos em petição de miséria. Com essa proposta, aí sim será o fim”, criticou.

Segundo Sanderson, a ideia do governo “é concentrar poder em Brasília, alijando as polícias militares e as polícias civis dos estados”. “Ele [o ministro Lewandowski] que venha já preparado para responder efetivamente às perguntas dos deputados, porque na outra vez ele não respondeu nenhuma”, reclamou.

O ministro da justiça também foi alvo de moções de repúdio na comissão sobre uma declaração afirmando que a polícia prenderia pessoas de forma errada e o Judiciário seria obrigado a soltar.

Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

Gleisi Hoffmann é uma das ministras convidadas

Haddad e Gleisi Hoffmann
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também devem participar de audiência na Comissão de Finanças e tributação. Eles devem falar sobre suas prioridades e sobre o projeto (PL 1087/25) que eleva o limite de isenção do Imposto de Renda da pessoa física para R$ 5 mil a partir de 2026.

O deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) quer saber o impacto da medida nas contas dos municípios, que recebem parte da arrecadação do imposto. Ele diz que tem recebido contas de estados e municípios demonstrando o prejuízo.

“Se há compensação para o Imposto de Renda, para os cofres, para o Tesouro da UNIÃO, por que os seus sócios, que são os estados e municípios, não têm essa compensação?”, questionou Pedro Paulo.

Presidente do Banco Central
Outro requerimento aprovado na Comissão de Finanças e tributação pede a vinda do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

“O Banco Central não PODE ser um órgão ou uma instituição acima de qualquer legislação, tendo em vista que suas ações estão sendo direcionadas sobre a economia do país”, afirmou a deputada Camila Jara (PT-MS), que defendeu o convite de Galípolo.

COP-30 e filas nos pedágios
Já o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República; Márcio Macêdo, deve ir à comissão falar sobre os aspectos econômicos e financeiros relacionados à realização da COP-30 no Brasil.

Na Comissão de Defesa do Consumidor, o diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre, Guilherme Sampaio, deverá prestar esclarecimentos sobre as providências adotadas em relação às longas filas e ao tempo excessivo de espera nos pedágios administrados pelas concessionárias de rodovias federais em Santa Catarina.

Lista completa
Veja a lista de todos os ministros convidados, nesta semana, para participar de audiências na Câmara dos Deputados:

  • a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação chamou a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos;
  • a Comissão do esporte convidou o ministro do esporte, André Fufuca;
  • a Comissão de Finanças e tributação aprovou convite para ouvir os ministros da Fazenda, Fernando Haddad; da Secretaria-Geral da Presidência, Marcio Macedo; e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann;
  • a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável chamou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva;
  • a Comissão de Previdência, assistência social, Infància, Adolescência e Família convidou os ministros do Desenvolvimento e assistência social, Família e Combate à fome, Wellington Dias; da Previdência Social, Carlos Lupi; e a a ministra dos direitos humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo;
  • a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional deve ouvir os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; e da Defesa, José Múcio;
  • a Comissão de turismo aprovou convite para ouvir o ministro do turismo, Celso Sabino;
  • a Comissão de defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência também chamou a ministra dos direitos humanos, Macaé Evaristo;
  • a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado convidou o ministro da justiça, Ricardo Lewandowski.

Reportagem – Silvia Mugnatto
Edição – Natalia Doederlein

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus inicia a 8ª intervenção viária na capital com obra no cruzamento da avenida Maceió com rua Belém
Próximo artigo Corrida Tiradentes: Polícia Militar do Amazonas informa que lotes de valores oficiais já estão disponíveis

Mais notícias desta categoria

Projeto garante aposentadoria especial a paratletas de alto rendimento

2 dias atrás

Comissão aprova projeto para garantir abrigo até os 21 anos para jovem vulnerável

2 dias atrás

Comissão aprova proposta que cria Programa Servidor Aprendiz na administração federal

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que descriminaliza alerta a mulher sobre antecedentes criminais de parceiro

2 dias atrás

Comissão aprova projeto de anistia a aprovados em concurso dos bombeiros no RJ em 2002

2 dias atrás

Deputados retomam votações após recesso

2 dias atrás

Comissão aprova maior liberdade para servidor decidir como compor margem consignável

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que prevê o direito de escolha da pessoa idosa sobre formas de cobrança

2 dias atrás

Comissão debate violência contra crianças e adolescentes no ambiente virtual

2 dias atrás

Comissão aprova criação de sistema de informações sobre políticas para crianças e adolescentes

2 dias atrás

Comissão aprova penas mais duras para militares que agredirem subordinados

2 dias atrás

Sancionada lei que aumenta pena para roubo e furto de cabos elétricos e de telefonia

3 dias atrás

Indicação de Paula Litaiff reforça o protagonismo do jornalismo do Norte na imprensa nacional

Comissão aprova ampliação de benefício fiscal na compra de carro novo para incluir autistas com nível 1 de suporte

Lei que proíbe testes de cosméticos em animais já está em vigor

Comissão aprova proposta para alertar CGU sobre aumento em capital social de empresas

Projeto suspende declaração de incentivos fiscais criada pela Receita Federal

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?