Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão que vai analisar projeto sobre inteligência artificial será presidida por Luisa Canziani; Aguinaldo Ribeiro será relator
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão que vai analisar projeto sobre inteligência artificial será presidida por Luisa Canziani; Aguinaldo Ribeiro será relator
Nacional

Comissão que vai analisar projeto sobre inteligência artificial será presidida por Luisa Canziani; Aguinaldo Ribeiro será relator

8 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

20/05/2025 – 17:19  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Deputada Luisa Canziani, eleita presidente da Comissão Especial sobre IA

Foi instalada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (20), a Comissão Especial sobre Inteligência Artificial, com o propósito de debater o Projeto de Lei 2338/23, já aprovado pelo Senado, que regulamenta o uso da IA no Brasil. O texto, apresentado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, é fruto do trabalho de uma comissão de juristas.

A deputada Luisa Canziani (PSD-PR) foi eleita por unanimidade presidente do colegiado, e os deputados Adriana Ventura (NOVO-SP), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO), 1ª vice, 2º vice e 3º vice-presidente, respectivamente. O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) será o relator da proposta.

“Eu posso afirmar com clareza e com respaldo do presidente Hugo Motta: a Câmara não será mera expectadora neste debate”, afirmou Luiza Canziani. “Compreendemos o nosso papel na definição do grau de inovação no Brasil e carregaremos a seguinte reflexão nas discussões que vamos travar: como garantir que a sociedade como um todo usufrua dos benefícios da inteligência artificial e simultaneamente mitigar seus riscos e malefícios”, completou.

A deputada afirmou que a comissão vai ouvir os diferentes setores envolvidos, que será respeitada a pluralidade de visões e será promovido o diálogo entre os setores público, privado e acadêmico e a sociedade civil. Além disso, ela informou que serão avaliadas as experiências regulatórias internacionais.

Em entrevista à Rádio Câmara, em 10 de abril, Luiza Canziani esclareceu ainda que a discussão não deverá envolver a regulação das plataformas digitais. De acordo com a deputada, há cerca de 200 projetos relacionados à inteligência artificial no Congresso. A própria deputada já foi relatora em 2021 de uma proposta sobre o tema (PL 21/20). 

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Aguinaldo Ribeiro: “Vamos precisar trabalhar em harmonia com o Senado Federal”

Visão do relator
Segundo o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro, o trabalho será principalmente de ouvir sobre o tema e aprender. Ele afirmou que o primeiro passo será dialogar com o autor do projeto, senador Rodrigo Pacheco, e o relator da matéria no Senado, senador Eduardo Gomes (PL-TO). Ele também afirmou que será necessário dialogar com o governo. 

“Nós temos talvez, quiçá, um desafio maior do que tivemos com a reforma tributária, porque nós temos hoje algumas referências de marcos regulatórios em relação à inteligência artificial no mundo, inclusive em alguns países, apesar da recente aprovação, já com a própria decisão de revisão dessa legislação aprovada nesses países”, apontou. 

“Por ser um texto do Senado Federal, é lógico que nós vamos precisar trabalhar em harmonia com o Senado, para que o texto, sendo aprovado por esta Casa, possa voltar já com a participação ou conhecimento dos senadores daquilo que esta Casa está fazendo, para que a gente não aprove um texto aqui e ele chegue no Senado e seja modificado. Este é um concerto político que nós haveremos de fazer”, disse.

Prazos
Na próxima semana, Aguinaldo Ribeiro deverá apresentar o plano de trabalho, com propostas de mesa de debate “equilibradas”, nas palavras dele. Ele disse que trabalhará pela construção de um texto de vanguarda e pela construção de uma maioria em torno do texto, já que a unanimidade será muito difícil. 

O PL 2338/23 tramita em regime de prioridade na Câmara, e a comissão terá prazo inicial de dez sessões do Plenário da Casa para proferir seu parecer, contados a partir da instalação. A comissão especial é integrada por 34 deputados titulares e igual número de suplentes.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Lara Haje
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo afirma que mudanças no Imposto de Renda apenas criam um imposto mínimo
Próximo artigo Câmara poderá votar até julho proposta que estende prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência

Mais notícias desta categoria

Publicada medida provisória que protege direitos comerciais da Copa Feminina de 2027

9 horas atrás

Publicado edital do concurso para policial legislativo federal da Câmara dos Deputados

10 horas atrás

Projeto estabelece pena de prisão para quem reincidir em barulho excessivo de veículos

11 horas atrás

Comissão aprova novas regras para a caderneta de saúde de bebês prematuros

11 horas atrás

Comissão aprova IPCA como índice para reajustes em novos contratos de energia

11 horas atrás

Comissão aprova compensação a municípios por impactos de unidades prisionais

13 horas atrás

Comissão aprova regras nacionais para o comércio ambulante no Brasil

14 horas atrás

Comissão aprova ampliação da licença-paternidade para pais de bebês prematuros

15 horas atrás

Projeto proíbe reconhecimento de união estável após falecimento de um dos parceiros

16 horas atrás

Comissão aprova projeto para garantir distribuição de água em regiões de seca

16 horas atrás

Comissão aprova projeto que proíbe que professores sejam substituídos por inteligência artificial nas escolas

17 horas atrás

Comissão aprova inclusão dos catadores de caranguejo no seguro-defeso

18 horas atrás
Comissão aprova desconto na conta de luz para pessoas em tratamento de câncer
Medida provisória prevê aumento maior que a inflação em salário de professor da rede pública
Comissão aprova programa para recuperar terras degradadas e ampliar produção agrícola
Projeto proíbe monetização de contas e perfis de parlamentares em redes socais
Projeto inclui direito de autocustódia de ativos virtuais na legislação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?