Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão que vai analisar projeto sobre inteligência artificial será presidida por Luisa Canziani; Aguinaldo Ribeiro será relator
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão que vai analisar projeto sobre inteligência artificial será presidida por Luisa Canziani; Aguinaldo Ribeiro será relator
Nacional

Comissão que vai analisar projeto sobre inteligência artificial será presidida por Luisa Canziani; Aguinaldo Ribeiro será relator

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

20/05/2025 – 17:19  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Deputada Luisa Canziani, eleita presidente da Comissão Especial sobre IA

Foi instalada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (20), a Comissão Especial sobre Inteligência Artificial, com o propósito de debater o Projeto de Lei 2338/23, já aprovado pelo Senado, que regulamenta o uso da IA no Brasil. O texto, apresentado pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado, é fruto do trabalho de uma comissão de juristas.

A deputada Luisa Canziani (PSD-PR) foi eleita por unanimidade presidente do colegiado, e os deputados Adriana Ventura (NOVO-SP), Reginaldo Lopes (PT-MG) e Gustavo Gayer (PL-GO), 1ª vice, 2º vice e 3º vice-presidente, respectivamente. O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) será o relator da proposta.

“Eu posso afirmar com clareza e com respaldo do presidente Hugo Motta: a Câmara não será mera expectadora neste debate”, afirmou Luiza Canziani. “Compreendemos o nosso papel na definição do grau de inovação no Brasil e carregaremos a seguinte reflexão nas discussões que vamos travar: como garantir que a sociedade como um todo usufrua dos benefícios da inteligência artificial e simultaneamente mitigar seus riscos e malefícios”, completou.

A deputada afirmou que a comissão vai ouvir os diferentes setores envolvidos, que será respeitada a pluralidade de visões e será promovido o diálogo entre os setores público, privado e acadêmico e a sociedade civil. Além disso, ela informou que serão avaliadas as experiências regulatórias internacionais.

Em entrevista à Rádio Câmara, em 10 de abril, Luiza Canziani esclareceu ainda que a discussão não deverá envolver a regulação das plataformas digitais. De acordo com a deputada, há cerca de 200 projetos relacionados à inteligência artificial no Congresso. A própria deputada já foi relatora em 2021 de uma proposta sobre o tema (PL 21/20). 

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Aguinaldo Ribeiro: “Vamos precisar trabalhar em harmonia com o Senado Federal”

Visão do relator
Segundo o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro, o trabalho será principalmente de ouvir sobre o tema e aprender. Ele afirmou que o primeiro passo será dialogar com o autor do projeto, senador Rodrigo Pacheco, e o relator da matéria no Senado, senador Eduardo Gomes (PL-TO). Ele também afirmou que será necessário dialogar com o governo. 

“Nós temos talvez, quiçá, um desafio maior do que tivemos com a reforma tributária, porque nós temos hoje algumas referências de marcos regulatórios em relação à inteligência artificial no mundo, inclusive em alguns países, apesar da recente aprovação, já com a própria decisão de revisão dessa legislação aprovada nesses países”, apontou. 

“Por ser um texto do Senado Federal, é lógico que nós vamos precisar trabalhar em harmonia com o Senado, para que o texto, sendo aprovado por esta Casa, possa voltar já com a participação ou conhecimento dos senadores daquilo que esta Casa está fazendo, para que a gente não aprove um texto aqui e ele chegue no Senado e seja modificado. Este é um concerto político que nós haveremos de fazer”, disse.

Prazos
Na próxima semana, Aguinaldo Ribeiro deverá apresentar o plano de trabalho, com propostas de mesa de debate “equilibradas”, nas palavras dele. Ele disse que trabalhará pela construção de um texto de vanguarda e pela construção de uma maioria em torno do texto, já que a unanimidade será muito difícil. 

O PL 2338/23 tramita em regime de prioridade na Câmara, e a comissão terá prazo inicial de dez sessões do Plenário da Casa para proferir seu parecer, contados a partir da instalação. A comissão especial é integrada por 34 deputados titulares e igual número de suplentes.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Lara Haje
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo afirma que mudanças no Imposto de Renda apenas criam um imposto mínimo
Próximo artigo Câmara poderá votar até julho proposta que estende prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência

Mais notícias desta categoria

Lupi nega omissão e diz à CPMI do INSS que só percebeu “dimensão do problema” após ação da PF

5 horas atrás

Brasil pode liderar debate sobre redução da produção de plástico, dizem especialistas

8 horas atrás

Comissões promovem seminário preparatório para a COP30

9 horas atrás

Comissão aprova garantia de acessibilidade em casas noturnas e locais de festas

9 horas atrás

Comissão aprova direito a férias de trabalhador na mesma época que dependente com deficiência

9 horas atrás

Comissão aprova IPTU menor para imóveis que aproveitam águas de chuva ou reúso

9 horas atrás

Comissão aprova suspensão de restrições à Polícia Rodoviária em operações conjuntas de segurança

10 horas atrás

Comissão aprova direito do consumidor de examinar o produto no ato da compra

10 horas atrás

Comissão aprova aumento de pena para destruição de patrimônio histórico e cultural

10 horas atrás

Comissão aprova alerta a consumidores sobre uso de reconhecimento facial em lojas

10 horas atrás

Comissão do Esporte debate patrocínio de estatais no setor esportivo

12 horas atrás

Comissão aprova regras para a destruição de máquinas usadas em atividades criminosas

12 horas atrás
Médicos sugerem ações de prevenção e tratamento e obesidade; assista
Audiência pública discute regras para uso de inteligência artificial generativa
Comissão aprova responsabilidade de bancos por operações de jogos ilegais ou de organizações criminosas
Comissão aprova ampliação das atribuições do juiz relator nos tribunais do Trabalho
Comissão aprova habilitação de moto para condutores de 16 anos em áreas rurais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?