Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Auxílio a exportadores – Comissão discute novas medidas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Auxílio a exportadores – Comissão discute novas medidas
Nacional

Auxílio a exportadores – Comissão discute novas medidas

2 horas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Auxílio a exportadores é um tema que vem ganhando destaque nas discussões dentro da comissão mista de deputados e senadores. Nesta terça-feira (7), a comissão promove sua terceira audiência pública, marcada para as 14h30, onde serão ouvidos importantes representantes das áreas de agricultura, indústria e serviços sobre o impacto das tarifas impostas às exportações brasileiras. Com a criação da medida provisória que instituiu o Plano Brasil Soberano, o governo busca implementar ações que visam socorrer empresas prejudicadas por essas taxas.

A medida provisória, editada em agosto de 2025, introduz diversas iniciativas para apoiar as companhias que enfrentam desafios nas exportações. Um dos pontos principais do auxílio a exportadores é a abertura de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões, especialmente destinada a brasileiros que buscam fortalecer suas operações no exterior. Além disso, mudanças nas regras do seguro de crédito à exportação são esperadas, assim como a prorrogação da suspensão de tributos que oneram o setor.

Os debates sobre o auxílio a exportadores fazem parte do plano de trabalho estipulado pela comissão. Na primeira audiência pública, realizada em 30 de setembro, foram ouvidos representantes do BNDES e do Ministério da Fazenda. Este foi um momento importante para o setor, pois os parlamentares abordaram inovações ao crédito que beneficiarão diretamente os exportadores. O relator da comissão, senador Fernando Farias, tem sido uma figura chave nas discussões.

Na sequência, a segunda audiência pública ocorreu na quarta-feira (1º), onde os representantes presentes expressaram expectativas otimistas sobre como o auxílio a exportadores PODE abrir novos mercados para o Brasil. A visão é clara: possibilitar que as empresas têm melhores condições para competir em um ambiente global desafiador e, assim, fomentar o crescimento econômico.

Cezinha de Madureira, deputado e presidente da comissão, destaca a importância do diálogo com as partes envolvidas. Ele ressalta que ouvir as demandas e sugestões dos exportadores PODE resultar em melhorias significativas nas políticas de amparo implementadas. A participação ativa da sociedade civil, representada nas audiências, é fundamental para moldar ações que realmente atendam as necessidades do setor.

As tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, têm gerado repercussões negativas nas exportações brasileiras. Portanto, a comissão está empenhada em encontrar soluções viáveis para mitigar esses efeitos e proporcionar um ambiente mais favorável para os exportadores. A medida provisória é, sem dúvida, uma resposta a essa demanda urgente.

A capacidade de adaptação das empresas brasileiras diante dessas adversidades será crucial. O auxílio a exportadores não é apenas uma questão de auxílio financeiro; trata-se de uma estratégia abrangente que envolve mudanças estruturais que podem dar um NOVO fôlego ao setor. O debate contínuo na comissão é um indicador de que a busca por soluções para o setor exportador está longe de acabar.

Dessa forma, a expectativa é que, com a implementação das medidas discutidas, as empresas possam, não só superar esse momento difícil, mas também prosperar a longo prazo.

Assim, a discussão em torno do auxílio a exportadores reflete a resiliência do Brasil em enfrentar desafios no comércio internacional e a determinação dos parlamentares em apoiar aqueles que contribuem significativamente para a economia do país.

Assuntos nesse artigo: #auxílio, #exportadores, #comissão, #medida_provisória, #plano_brasil_soberano, #debates, #produção, #agricultura, #indústria, #serviços, #BNDES, #ministerio_da_fazenda, #tarifaço, #mercados, #crescimentoeconômico, #competitividade, #sustentabilidade, #financiamento, #tributos, #exportação

Tags:capaNacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Grupo de trabalho discute influenciadores mirins e riscos
Próximo artigo Comissão aprova projeto que prevê acessibilidade em unidades de conservação da natureza

Mais notícias desta categoria

Reforma Administrativa terá amplo debate, diz presidente da Câmara

59 minutos atrás

Síndrome de Down: Atenção integral no SUS

1 hora atrás

Comissão aprova projeto que prevê acessibilidade em unidades de conservação da natureza

2 horas atrás

Grupo de trabalho discute influenciadores mirins e riscos

2 horas atrás

Comissão aprova aumento do limite máximo de ganho econômico para criador de inovação científica

2 horas atrás

Comissão debate direito humano à alimentação e nutrição adequadas

2 horas atrás

Comissão especial debate trabalho de motoristas por aplicativo

3 horas atrás

Coordenador do grupo da reforma administrativa diz que proposta preserva direitos dos servidores

3 horas atrás

Julio Lopes defende penas maiores para adulteração de bebidas; ouça a entrevista

3 horas atrás

Comissão de Segurança Pública debate presença do crime organizado no sistema financeiro

4 horas atrás

Comissão debate andamento das obras do aeroporto do Guarujá (SP)

5 horas atrás

Comissão debate significado das tatuagens no mundo do crime

6 horas atrás
Comissão aprova porte de arma de fogo por monitores de ressocialização prisional
Na CPMI do INSS, ministro afirma que CGU agiu rápido para investigar denúncias levantadas em 2024
Isenção do IR é primeiro passo para reforma sobre a renda, diz Lira
Mulheres cobram urgência na ratificação de convenção contra assédio e violência no trabalho
Comissão aprova regras para o uso de drogas apreendidas no treinamento de cães farejadores
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?