Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão Especial discute regularização fundiária no DAS
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Comissão Especial discute regularização fundiária no DAS
Amazonas

Comissão Especial discute regularização fundiária no DAS

2 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
c8913c35 2e1e 45b2 83f0 fd0081f4410a

A agenda de trabalho da Comissão Especial criada para encaminhar a problemática de regularização fundiária do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS) começou na quinta feira (13), no Auditório Beth Azize, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O debate reuniu os membros que integram o Grupo de Trabalho (GT), criado no último mês de março para tratar especialmente de um assunto que tem gerado insegurança jurídica em agricultores do município de Rio Preto da Eva (a 70 quilômetros de Manaus) e da área do Puraquequara, na zona Sul da capital amazonense.

O objetivo é articular, levantar informações e dados, e adotar providências com segmentos envolvidos no sentido de gerar meios para a resolução do problema, que envolve aproximadamente 500 famílias somente em Manaus. Algumas, inclusive, já estariam recebendo notificações de reintegração de posse de áreas que ocupam há mais de uma década.

A Suframa tem trabalhado nos últimos anos – por meio da Coordenação-Geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários (CGPAG) – no mapeamento de áreas que teriam sido ocupadas indevidamente, para que a legislação seja cumprida contra possíveis crimes ambientais – como desmatamento ilegal e queimadas, além da invasão de terras públicas.

A Autarquia tem tentado garantir o direito de uso dos terrenos do DAS para a implantação de projetos que promovam o desenvolvimento socioeconômico do estado e do País, inclusive, com reintegração de posse de lotes de terras pertencente à União.

A Suframa foi representada na reunião pelo coordenador-geral, substituto da CGPAG, Flávio Ramos (à mesa, à direita). Além dele, participaram das discussões o deputado Sinésio Campos (PT); o prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza (União Brasil); o titular da Secretaria de Cidades e Territórios (SECT), João Braga; o representante da Superintendência do Patrimônio da União no Amazonas, Joel Parente de Oliveira; e do Defensor Público Thiago Rosas, representando a Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

                                                            c8913c35 2e1e 45b2 83f0 fd0081f4410a

A próxima reunião está prevista par ocorrer no dia 10 de maio.

Tags:EconomiaEstado do AmazonasManausPIMPólo Industrial de ManausRio Preto da EvaSuframaSuperintendência da Zona Franca de ManausZFM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Medalha 14 de Abril de 2023 Esmam outorga “Comenda do Mérito Acadêmico” durante seminário sobre reconhecimento de pessoas em procedimentos e processos criminais
Próximo artigo AudiC3AAncia VEMA Vara do Meio Ambiente realiza na segunda-feira (17/04) audiência pública sobre área de ocupação no Residencial Vila Real

Mais notícias desta categoria

564ffc37 f718 4cf8 b179 a8e8f646d990 d0A1iU

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás
8f5dbaf4 4017 4520 aad8 273a932e0aff gr0mqG

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás
141124 CondecoraC3A7C3A3o MPM DivulgaC3A7C3A3o MPM 01 7f561 HSBe2Z

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

8 meses atrás
141124 Zona Azul DivulgaC3A7C3A3o 2 e202c 4HbFzJ

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

8 meses atrás
131124 Resultado EstC3A1gio Direito DivulgaC3A7C3A3o 2 8328e 1RMcME

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

8 meses atrás
WorkshopResoluC3A7C3A3oConflitosNupaSelo 55c30 QgF8Hq

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

8 meses atrás
QualidadeAguaIgarapeAcaraSelo 21552 LJu34C

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

8 meses atrás
CotasRaciaisConcursoCMMSelo da8ce Npo5NR

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

8 meses atrás
AcordoSegurancaFestivalParintinsCaprichosoSelo a68c5 orFa1q

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

8 meses atrás
ACAO IIACM FOTO VICTOR LEVY SSP AM 2 577x435 q15iGz

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

8 meses atrás
PMAM APREENSAO DE ARMA E DROGAS 3a CICOM 577x435 RpLImj

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

8 meses atrás
PCAM FACHADA DECCM NORTE LESTE FOTO DIVULGACAO 5 577x435 eSuxr0

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

8 meses atrás

Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência

Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?