Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão especial debate policiamento comunitário e guardas municipais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão especial debate policiamento comunitário e guardas municipais
Nacional

Comissão especial debate policiamento comunitário e guardas municipais

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

07/11/2025 – 11:25  

Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas-RS

Deputados querem aperfeiçoar o texto da PEC da Segurança Pública

A comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública (PEC 18/25) promove debate na terça-feira (11) sobre policiamento comunitário e guardas municipais. A audiência pública está marcada para as 10 horas, no plenário 2.

O debate atende a requerimentos dos deputados Capitão Alden (PL-BA), Sanderson (PL-RS), Alberto Fraga (PL-DF), Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) e Delegada Ione (Avante-MG).

Segundo os parlamentares, o debate contribuirá para aperfeiçoar a proposta, conhecida como PEC da Segurança Pública, que visa modernizar o pacto federativo brasileiro, redefinindo atribuições e responsabilidades entre UNIÃO, estados, Distrito Federal e municípios.

Sanderson ressalta que a segurança pública é um dos temas mais sensíveis e urgentes da atualidade. “Diversas pesquisas de opinião revelam que a violência, a criminalidade e o sentimento de insegurança figuram entre as maiores preocupações da população brasileira, superando temas historicamente prioritários como saúde e educação”, diz.

“Nesse contexto, torna-se imperativo que o Parlamento atue de forma diligente, promovendo um amplo debate sobre as mudanças propostas, ouvindo especialmente aqueles que estão na linha de frente da gestão da segurança pública”, acrescenta.

Para Delegada Ione, os debates são essenciais para avaliar os reais impactos da proposta e garantir que o tema seja tratado com profundidade.

“A chamada ‘PEC da Segurança Pública’ tem sido apresentada como uma resposta simbólica à crescente crise na área, mas não contempla, em seu texto, instrumentos concretos de implementação, financiamento ou valorização dos profissionais de segurança, nem mecanismos que garantam avanços efetivos na proteção da população”, afirma.

PEC da Segurança Pública
Elaborada pelo governo federal, a PEC 18/25 reconfigura a estrutura de segurança pública no Brasil, buscando maior integração e coordenação entre os diferentes níveis federativos e órgãos de segurança.

O texto está baseado em um tripé: constitucionaliza o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), hoje amparado por lei ordinária (Lei 13.675/18); amplia competências de órgãos de segurança, como a polícia Federal (PF); e fortalece o papel da UNIÃO no planejamento e coordenação da segurança pública.

Comissão
A comissão da PEC da Segurança Pública é presidida pelo deputado Aluisio Mendes (Republicanos-MA). O colegiado tem como relator o deputado Mendonça Filho (UNIÃO-PE).

A admissibilidade da proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e justiça em julho.

Da Redação – MB

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Oficial da Polícia Militar do Amazonas participa de formação internacional em Harvard
Próximo artigo Refúgio na Tempestade: Como a Fé em Deus Nos Fortalece em Tempos Difíceis

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência

1 dia atrás

Comissão debate proposta que pune com mais rigor atraso em entregas do Minha Casa, Minha Vida

1 dia atrás

CPMI vota convocação de Campos Neto e ouve depoimentos

2 dias atrás

Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira

3 dias atrás

Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos

3 dias atrás

CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro

3 dias atrás

Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe

3 dias atrás

Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado

4 dias atrás

Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado

4 dias atrás

Deputados podem votar projetos de proteção e saúde das mulheres

4 dias atrás

CPMI do INSS ouve Leila Pereira, CEO do C6 Consignado e presidente da Dataprev

5 dias atrás

Comissão de Saúde aprova estratégia nacional para enfrentar impactos de jogos e apostas

1 semana atrás
Câmara aprova regras para denominação de produtos lácteos e carnes
CPMI do INSS ouve presidente da Dataprev nesta segunda-feira
Comissão aprova projeto que obriga enfermeiros autônomos a emitir nota fiscal eletrônica
Deputado diz que bancada mineira pode articular recursos no Orçamento após chuvas em MG; ouça a entrevista
Motta diz que aprovação do Redata vai estimular geração de emprego, renda e tecnologia no Brasil
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?