Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão especial debate integração entre forças de segurança
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão especial debate integração entre forças de segurança
Nacional

Comissão especial debate integração entre forças de segurança

5 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

30/10/2025 – 19:23  

Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Proposta busca constitucionalizar o Sistema único de Segurança Pública

A comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública (PEC 18/25) realiza audiência pública nesta segunda-feira (3) para discutir a integração entre órgãos e instituições que compõem o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). O debate será realizado às 15 horas, no plenário 3 do anexo II da Câmara dos Deputados.

O debate atende aos pedidos dos deputados Jorge Solla (PT-BA), Adriana Accorsi (PT-GO) e Alice Portugal (PCdoB-BA). Segundo os parlamentares, o objetivo é reunir representantes de órgãos de segurança, do sistema de justiça e das guardas municipais para discutir mecanismos de cooperação interagências e fortalecer a coordenação federativa no combate à criminalidade.

Os deputados explicam que a proposta busca constitucionalizar o Sistema Único de Segurança Pública e ampliar as competências da UNIÃO na área. De acordo com eles, o debate também abordará a integração entre a polícia Rodoviária Federal e a polícia Ferroviária Federal como forma de “corrigir uma omissão histórica” e valorizar profissionais com experiência no policiamento ferroviário.

“A proposta de emenda apresenta alterações significativas na estrutura federativa da segurança pública, o que exige ampla participação das instituições diretamente responsáveis pela investigação, persecução penal e policiamento”, afirmam.

A PEC da Segurança Pública
Enviada pelo Poder Executivo em abril, a PEC 18/25, que trata das competências da UNIÃO, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios em relação à segurança pública, teve sua admissibilidade aprovada na CCJ em julho.

Resumidamente, a proposta busca constitucionalizar o Sistema único de Segurança Pública (Susp), hoje ancorado em lei ordinária (Lei 13.675/18); ampliar as competências dos órgãos de segurança; e fortalecer o papel da UNIÃO no planejamento e coordenação da segurança pública.

Da Redação – AC

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Workshop de Mobilização marca início da construção participativa do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu
Próximo artigo Prefeitura e PF firmam cooperação para atuação conjunta

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

1 dia atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

2 dias atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

4 dias atrás

Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia

4 dias atrás

CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira

5 dias atrás

Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência

1 semana atrás

Comissão debate proposta que pune com mais rigor atraso em entregas do Minha Casa, Minha Vida

1 semana atrás

CPMI vota convocação de Campos Neto e ouve depoimentos

1 semana atrás

Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira

1 semana atrás

Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos

1 semana atrás

CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro

1 semana atrás

Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe

1 semana atrás
Comissão de Saúde aprova estratégia nacional para enfrentar impactos de jogos e apostas
Leis aprovadas pelo Congresso em 2025 ampliam direitos das mulheres e reforçam combate à violência
Leis aprovadas pelo Congresso em 2025 ampliam direitos das mulheres e reforçam combate à violência
Cancelada reunião da CPMI do INSS desta quinta-feira
Comissão sobre PEC da Segurança Pública analisa relatório hoje
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?