Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão debate proposta que reabre prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão debate proposta que reabre prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência
Nacional

Comissão debate proposta que reabre prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência

10 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

16/06/2025 – 13:41  

Depositphotos

Proposta tem como objetivo aliviar contas dos municípios

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados promove, nesta terça-feira (17), audiência pública para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, que reabre prazos para prefeituras parcelarem dívidas com a Previdência Social e define limites para o pagamento de precatórios municipais.

O debate atende a pedido da deputada professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) e está marcado para as 10 horas. O local da reunião ainda não foi definido.

Para a deputada, a discussão é urgente, pois a proposta PODE acarretar graves consequências aos servidores públicos e à previdência social em todas as esferas governamentais.

“Embora apresentada como uma solução para o parcelamento de débitos previdenciários dos municípios, a PEC 66/23 representa um sério ataque aos direitos previdenciários conquistados ao longo de décadas”, diz a deputada.

“Ao permitir o parcelamento dos débitos previdenciários em até 300 meses e impor limites à receita destinada ao pagamento de precatórios, a proposta ameaça prolongar indefinidamente a espera dos servidores por seus direitos, além de agravar o endividamento municipal”, afirma.

De acordo com professora Luciene Cavalcante, a obrigatoriedade de adoção das regras previdenciárias da UNIÃO, imposta inicialmente pela proposta, anularia conquistas locais e retiraria a autonomia dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, impondo regras mais rigorosas e prejudiciais para aposentadorias e benefícios previdenciários.

“Essa uniformização desconsidera as especificidades de cada ente federativo e impõe aos servidores uma reforma previdenciária que já trouxe imensos prejuízos no nível federal”, aponta a deputada.

Análise da proposta
A PEC 66/23, de autoria do Senado, está sendo analisada na Câmara dos Deputados por uma comissão especial. O colegiado foi instalado no início de maio.

A admissibilidade da PEC foi aprovada pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania (CCJ) em outubro do ano passado. Na CCJ, foram excluídos do texto os trechos considerados inconstitucionais pelos deputados.

Depois da análise pela comissão especial, a proposta terá que ser aprovada pelo Plenário da Câmara, em dois turnos de votação. Se for modificada na Câmara, volta para nova análise do Senado.

Da Redação – MB

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão promove debate sobre alteração na legislação do Imposto de Renda
Próximo artigo Alvará de Construção Mais Fácil para conselheiros federais

Mais notícias desta categoria

Comissões debatem política nacional de atenção às imunodeficiências primárias; participe

8 horas atrás

Plenário pode votar projeto determina que planos municipais prevejam punição para quem descarta lixo em vias públicas

8 horas atrás

Comissão aprova política de combate à violência contra mulheres em regiões rurais

19 horas atrás

Comissão aprova admissibilidade de propostas que acabam com a escala 6×1

19 horas atrás

Motta quer avançar votação da PEC da escala 6×1 com equilíbrio

19 horas atrás

Comissão aprova proibição de radares de trânsito escondidos, inclusive os portáteis

19 horas atrás

Plenário analisa política de cultura para as escolas; acompanhe

19 horas atrás

Comissão aprova proposta com regra para indenizar arma devolvida

3 semanas atrás

Projeto prevê salário mínimo para estagiários e cria sistema de cotas

3 semanas atrás

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

4 semanas atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

4 semanas atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

4 semanas atrás
Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa
Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes
Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia
CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira
Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?