Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão debate implementação de política nacional de manejo do fogo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão debate implementação de política nacional de manejo do fogo
Nacional

Comissão debate implementação de política nacional de manejo do fogo

13 minutos atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

30/10/2025 – 11:51

Prefeitura de Franco da Rocha/FotosPúblicas

Manejo do fogo PODE evitar grandes incêndios florestais

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (4), audiência pública para discutir a implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF), instituída pela Lei 14.944/24. O debate será realizado às 10 horas, no plenário 2.

O debate atende a pedido do deputado Nilto Tatto (PT-SP). Segundo o parlamentar, o objetivo é avaliar os avanços e desafios na implementação da política, que busca conciliar conservação ambiental, redução de incêndios florestais e valorização das práticas tradicionais de manejo do fogo.

Nilto Tatto explica que a política representa uma mudança de paradigma ao reconhecer o fogo como elemento natural em diversos ecossistemas e parte integrante dos modos de vida de povos e comunidades tradicionais.

“A implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo é crucial para a conservação da biodiversidade, para a redução de riscos de incêndios catastróficos e para a valorização de práticas ancestrais de comunidades locais”, afirma.

Para o deputado, desde a sanção da Lei 14.944/24 vários avanços foram alcançados.

“Em 2025, no Brasil inteiro, houve uma redução dos focos de calor entre janeiro e julho, em relação ao mesmo período em 2024”, disse. No entanto, lembra Nilto Tatto, ainda são muitos os desafios, “ainda mais considerando que o agravamento das mudanças do clima e a intensificação dos eventos extremos nos últimos anos importam na maior vulnerabilidade do país a incêndios florestais de comportamento complexo e de grandes proporções, especialmente nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal”.

Da Redação – RS

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão debate dispensa de registro no conselho profissional para professor de educação física
Próximo artigo Comissão aprova isenção de contribuição previdenciária para servidores inativos e pensionistas com doenças graves

Mais notícias desta categoria

Projeto aprovado prevê limites orçamentários para compensação entre regimes previdenciários

3 minutos atrás

Comissão aprova isenção de contribuição previdenciária para servidores inativos e pensionistas com doenças graves

10 minutos atrás

Comissão debate dispensa de registro no conselho profissional para professor de educação física

16 minutos atrás

Comissão aprova projeto que torna obrigatório elevador em prédio de dois andares ou mais

19 minutos atrás

Comissão debate violência política nas universidades brasileiras

52 minutos atrás

Comissão aprova projeto que prevê empréstimo para a revitalização de imóveis urbanos tombados

1 hora atrás

Lei torna crime obstruir o combate ao crime organizado

2 horas atrás

Comissão debate segurança alimentar e acesso à água no sistema prisional

2 horas atrás

Comissão discute situação de pontes, viadutos e túneis no Brasil

2 horas atrás

Câncer de mama: especialistas debatem baixa cobertura de rastreamento e avanços no tratamento

16 horas atrás

Nova lei prevê prevê indenização por abandono afetivo de criança ou adolescente

16 horas atrás

Comissão aprova projeto que proíbe condenados por descumprir medida protetiva de ocuparem cargo público

16 horas atrás
Comissão aprova projeto que considera cuidado com filho como critério para definir pensão alimentícia
Comissão aprova criação de programa nacional contra o etarismo
Deputados defendem uso responsável da inteligência artificial na segurança pública
Comissão aprova suspensão de parcelas do Minha Casa, Minha Vida nos casos de calamidade pública
Projeto obriga influenciadores de jogos de azar a identificar operações suspeitas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?