Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão debate implementação de política nacional de manejo do fogo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão debate implementação de política nacional de manejo do fogo
Nacional

Comissão debate implementação de política nacional de manejo do fogo

2 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

30/10/2025 – 11:51  

Prefeitura de Franco da Rocha/FotosPúblicas

Manejo do fogo PODE evitar grandes incêndios florestais

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (4), audiência pública para discutir a implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo (PNMIF), instituída pela Lei 14.944/24. O debate será realizado às 10 horas, no plenário 2.

O debate atende a pedido do deputado Nilto Tatto (PT-SP). Segundo o parlamentar, o objetivo é avaliar os avanços e desafios na implementação da política, que busca conciliar conservação ambiental, redução de incêndios florestais e valorização das práticas tradicionais de manejo do fogo.

Nilto Tatto explica que a política representa uma mudança de paradigma ao reconhecer o fogo como elemento natural em diversos ecossistemas e parte integrante dos modos de vida de povos e comunidades tradicionais.

“A implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo é crucial para a conservação da biodiversidade, para a redução de riscos de incêndios catastróficos e para a valorização de práticas ancestrais de comunidades locais”, afirma.

Para o deputado, desde a sanção da Lei 14.944/24 vários avanços foram alcançados.

“Em 2025, no Brasil inteiro, houve uma redução dos focos de calor entre janeiro e julho, em relação ao mesmo período em 2024”, disse. No entanto, lembra Nilto Tatto, ainda são muitos os desafios, “ainda mais considerando que o agravamento das mudanças do clima e a intensificação dos eventos extremos nos últimos anos importam na maior vulnerabilidade do país a incêndios florestais de comportamento complexo e de grandes proporções, especialmente nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal”.

Da Redação – RS

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão debate dispensa de registro no conselho profissional para professor de educação física
Próximo artigo Comissão aprova isenção de contribuição previdenciária para servidores inativos e pensionistas com doenças graves

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que destina recursos da loteria esportiva para Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente

2 dias atrás

Comissão aprova proposta que veda a separação de presos por facção criminosa

2 dias atrás

Comissão aprova recursos para acessibilidade e incentivo a bibliotecas comunitárias

2 dias atrás

Comissão aprova carteira nacional para pacientes com doenças crônicas e transplantados

2 dias atrás

Comissão aprova incentivo para energia renovável em novas construções

2 dias atrás

Comissão aprova preferência por profissionais mulheres no atendimento a vítimas de violência doméstica

2 dias atrás

Comissão aprova exigência de programa de integridade para contratos a partir de R$ 10 milhões

2 dias atrás

Lei inclui manutenção de praças e parques entre diretrizes da política urbana

2 dias atrás

Lula veta projeto que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado

2 dias atrás

Comissão aprova exigência de avaliação odontológica precoce para autistas não verbais

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que obriga SUS a elaborar protocolo para tratamento de sintomas do climatério

3 dias atrás

Lei oficializa Julho Dourado para promover saúde animal e prevenir zoonoses

3 dias atrás
Nova lei reconhece a profissão de multimídia
Comissão aprova valorização de guias e agentes de turismo na política nacional do setor
Nova lei pode ampliar acesso à internet banda larga
Comissão aprova regras mais duras para crimes graves, incluindo restrição a benefícios
Comissão aprova programa para combater cyberbullying contra pessoas com deficiência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?