Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão debate impactos de autuações do Ibama em Rondônia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão debate impactos de autuações do Ibama em Rondônia
Nacional

Comissão debate impactos de autuações do Ibama em Rondônia

8 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

12/08/2025 – 11:06  

AGU

Superintendência do IBAMA em Porto Velho (RO)

A Comissão de agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (13), uma audiência pública sobre os impactos de embargos ambientais, entraves fundiários e notificações administrativas que afetam produtores rurais da Amazônia Legal, com foco nas recentes autuações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Rondônia.

O debate será realizado a partir das 14h30, no plenário 6.

A audiência atende a pedido da deputada Cristiane Lopes (UNIÃO-RO). Segundo a parlamentar, o IBAMA expediu mais de 800 notificações em maio deste ano contra produtores rurais de Porto Velho (RO).

As medidas determinaram a retirada de animais domésticos e exóticos de áreas embargadas e proibiram, em até 30 dias, atividades agrossilvopastoris, sob pena de fiscalização e aplicação das sanções previstas no Decreto 6.514/08.

Críticas ao IBAMA
Cristiane Lopes afirma que a ausência de notificação pessoal, a desconsideração da realidade fundiária da região e o uso de medidas coletivas, sem individualização de condutas, violam princípios constitucionais como o contraditório, a ampla defesa e a boa-fé administrativa.

“Em muitos casos, os produtores sequer têm acesso adequado à internet ou meios de comunicação para tomar conhecimento da medida dentro do prazo estipulado”, explica a deputada.

Entre as consequências para produtores que não cumprirem as exigências estão multas; apreensão de animais, equipamentos e bens; interdição compulsória das atividades; bloqueio de CPF; perda de acesso ao crédito rural e impossibilidade de comercializar a produção.

Problemas fundiários
A deputada destaca ainda que a situação é agravada por problemas fundiários na região Norte, como sobreposição de cadastro ambiental rural (CAR), ausência de titulação definitiva e unidades de conservação não implementadas.

“[O objetivo] é construir soluções legislativas e administrativas que resgatem a legalidade, promovam o equilíbrio entre preservação ambiental e produção rural sustentável e fortaleçam o pacto federativo, respeitando a realidade socioeconômica do campo amazônico”, afirma.

Da Redação – ND

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Gavião-pedrês e filhotes de aracuã são resgatados em Manaus pelo Ipaam
Próximo artigo Prefeitura de Manaus reforça operações ‘Cavalo de Aço’ e ‘Carga Pesada’ e ultrapassa 1,6 mil autuações em 2025

Mais notícias desta categoria

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

8 horas atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

1 dia atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

2 dias atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

3 dias atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

3 dias atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

6 dias atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

1 semana atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

1 semana atrás

Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia

1 semana atrás

CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira

1 semana atrás

Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência

2 semanas atrás

Comissão debate proposta que pune com mais rigor atraso em entregas do Minha Casa, Minha Vida

2 semanas atrás
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Deputados podem votar projetos de proteção e saúde das mulheres
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
CPMI do INSS ouve Leila Pereira, CEO do C6 Consignado e presidente da Dataprev
Comissão de Saúde aprova estratégia nacional para enfrentar impactos de jogos e apostas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?