Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão debate criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão debate criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro
Nacional

Comissão debate criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro

11 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

10/06/2025 – 11:59  

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Marussa Boldrin, que pediu o debate, é autora de projeto que cria a data

A Comissão de agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (11), audiência pública para debater a criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro.

O debate atende a pedido da deputada Marussa Boldrin (MDB-GO) e está marcado para as 15 horas, no plenário 6.

A deputada é autora do Projeto de Lei 1684/25, que cria a data comemorativa em alusão ao alho nacional, a ser celebrada anualmente em 19 de abril.

Marussa ressalta que o alho é uma das hortaliças mais tradicionais e valorizadas da agricultura nacional, que sua produção é majoritariamente conduzida por agricultores familiares e que é importante para a geração de emprego e renda no meio rural.

Segundo ela, dados da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) apontam que o país consome cerca de 300 mil toneladas de alho por ano, sendo aproximadamente 60% desse total suprido pela produção interna. A entidade estima que a cadeia produtiva do alho brasileiro gera cerca de 300 mil empregos no País, com crescimento médio de 15% ao ano, em função de avanços no acesso à tecnologia.

“Apesar da sua importância, o setor enfrenta desafios significativos, entre eles a concorrência desleal com o alho importado, especialmente oriundo da China e da Argentina, cujos preços subsidiados comprometem a competitividade do produto nacional”, diz a deputada. “O Brasil, apesar de ser responsável por apenas 0,4% da produção mundial, é o segundo maior importador e o sétimo maior consumidor global da hortaliça”, acrescenta.

“Estabelecer um dia oficial em homenagem ao alho brasileiro é criar espaço para campanhas de conscientização sobre sua importância, estimular o consumo consciente do alho nacional e incentivar políticas públicas que apoiem a produção no país, com o desenvolvimento de inovações tecnológicas que permitam o aumento no rendimento e, consequentemente da quantidade disponibilizada nacionalmente”, justifica Marussa.

A audiência pública atende a exigência prevista na Lei 12.345/10, segundo a qual a criação de datas comemorativas deve ser precedida de debates públicos.

Da Redação – MB

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão debate PEC da Segurança Pública com representantes de prefeitos e governadores
Próximo artigo Operação Cheia 2025: FVS-RCP alerta para prevenção de acidentes por animais peçonhentos em áreas residenciais no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Comissões debatem política nacional de atenção às imunodeficiências primárias; participe

20 horas atrás

Plenário pode votar projeto determina que planos municipais prevejam punição para quem descarta lixo em vias públicas

20 horas atrás

Comissão aprova política de combate à violência contra mulheres em regiões rurais

1 dia atrás

Comissão aprova admissibilidade de propostas que acabam com a escala 6×1

1 dia atrás

Motta quer avançar votação da PEC da escala 6×1 com equilíbrio

1 dia atrás

Comissão aprova proibição de radares de trânsito escondidos, inclusive os portáteis

1 dia atrás

Plenário analisa política de cultura para as escolas; acompanhe

1 dia atrás

Comissão aprova proposta com regra para indenizar arma devolvida

4 semanas atrás

Projeto prevê salário mínimo para estagiários e cria sistema de cotas

4 semanas atrás

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

4 semanas atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

4 semanas atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

4 semanas atrás
Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa
Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes
Congresso promulga nesta terça-feira o acordo entre Mercosul e União Europeia
CPMI do INSS cancela oitiva de ex-presidente da Contag marcada para esta segunda-feira
Comissão aprova sala exclusiva no IML para atender crianças e adolescentes vítimas de violência
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?