Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão debate criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão debate criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro
Nacional

Comissão debate criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro

2 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

10/06/2025 – 11:59  

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Marussa Boldrin, que pediu o debate, é autora de projeto que cria a data

A Comissão de agricultura, pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (11), audiência pública para debater a criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro.

O debate atende a pedido da deputada Marussa Boldrin (MDB-GO) e está marcado para as 15 horas, no plenário 6.

A deputada é autora do Projeto de Lei 1684/25, que cria a data comemorativa em alusão ao alho nacional, a ser celebrada anualmente em 19 de abril.

Marussa ressalta que o alho é uma das hortaliças mais tradicionais e valorizadas da agricultura nacional, que sua produção é majoritariamente conduzida por agricultores familiares e que é importante para a geração de emprego e renda no meio rural.

Segundo ela, dados da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa) apontam que o país consome cerca de 300 mil toneladas de alho por ano, sendo aproximadamente 60% desse total suprido pela produção interna. A entidade estima que a cadeia produtiva do alho brasileiro gera cerca de 300 mil empregos no País, com crescimento médio de 15% ao ano, em função de avanços no acesso à tecnologia.

“Apesar da sua importância, o setor enfrenta desafios significativos, entre eles a concorrência desleal com o alho importado, especialmente oriundo da China e da Argentina, cujos preços subsidiados comprometem a competitividade do produto nacional”, diz a deputada. “O Brasil, apesar de ser responsável por apenas 0,4% da produção mundial, é o segundo maior importador e o sétimo maior consumidor global da hortaliça”, acrescenta.

“Estabelecer um dia oficial em homenagem ao alho brasileiro é criar espaço para campanhas de conscientização sobre sua importância, estimular o consumo consciente do alho nacional e incentivar políticas públicas que apoiem a produção no país, com o desenvolvimento de inovações tecnológicas que permitam o aumento no rendimento e, consequentemente da quantidade disponibilizada nacionalmente”, justifica Marussa.

A audiência pública atende a exigência prevista na Lei 12.345/10, segundo a qual a criação de datas comemorativas deve ser precedida de debates públicos.

Da Redação – MB

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão debate PEC da Segurança Pública com representantes de prefeitos e governadores
Próximo artigo Operação Cheia 2025: FVS-RCP alerta para prevenção de acidentes por animais peçonhentos em áreas residenciais no Amazonas

Mais notícias desta categoria

Motta diz que a pauta de votações do Plenário da Câmara continuará sendo definida pelos líderes

7 horas atrás

Comissão aprova projeto que garante doula e tradutor de Libras em maternidades

7 horas atrás

Comissão aprova projeto para obrigar empresa a informar sobre pessoas desaparecidas

8 horas atrás

Comissão debate plano salarial e concurso público para Empresa Brasil de Comunicação

8 horas atrás

Mulheres indígenas fazem apelo para veto ao projeto que altera licenciamento ambiental

9 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê conscientização de jovens atletas sobre limites da carreira

10 horas atrás

Projeto prevê conscientização de jovens atletas sobre limites da carreira

10 horas atrás

Comissão aprova exigência de planejamento para repasse de recursos federais a obras de saneamento

10 horas atrás

Comissão aprova projeto que proíbe retorno de torcedor estrangeiro envolvido em atos violentos

10 horas atrás

Comissão aprova possibilidade de proibir agressor de mulher de entrar em estádio

11 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê playground para crianças ao lado de academias públicas

12 horas atrás

Comissão aprova medida para ampliar acessibilidade nas praias

12 horas atrás
Comissão aprova projeto que isenta pessoas idosas de biometria em atendimento médico
Comissão aprova projeto que permite organizações sociais no atendimento a pessoas com deficiência
Em debate na Câmara, especialistas defendem uso seguro da IA na saúde; assista
Comissão debate futuro de profissionais especializados em técnicas de bronzeamento
Motta diz que há limites para protestos e que o respeito à Mesa é inegociável
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?