Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão de Turismo aprova criação do Disque-Turista
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão de Turismo aprova criação do Disque-Turista
Nacional

Comissão de Turismo aprova criação do Disque-Turista

3 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

02/10/2025 – 10:44  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Deputado Vermelho recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de turismo aprovou o Projeto de Lei 1213/25, que autoriza o governo federal a disponibilizar, em âmbito nacional, número telefônico para atender denúncias de golpes, exploração e outras violações contra visitantes no País – o Disque-Turista. O objetivo é oferecer uma ferramenta para proteger consumidores e fortalecer o turismo.

A proposta estabelece que o serviço será operado por uma central de atendimento específica e coordenada pelo governo. E obriga hotéis, restaurantes e pontos turísticos a divulgar o número do Disque-Turista em locais de fácil visualização e acesso ao público.

Esses locais também deverão informar números já existentes, como o Disque 180 (denúncias de violência contra a mulher) e o Disque 100 (denúncias de violações de direitos humanos), e números locais de apoio.

O relator, deputado Vermelho (PP-PR), recomendou a aprovação do projeto. Na sua avaliação, as denúncias permitirão ao poder público Agir rapidamente para neutralizar ilícitos e punir responsáveis.

“A rápida comunicação de golpes ou tentativas permitirá às autoridades agirem com agilidade para cessar a atividade ilícita e conter danos”, afirmou o deputado.

Ambiente seguro
O autor, deputado Saulo Pedroso (PSD-SP), explica que o objetivo é fornecer uma ferramenta que aumente a segurança dos visitantes e reforce a imagem do Brasil como destino turístico confiável.

“Essa medida é fundamental para proteger os turistas, preservar a imagem do destino turístico e promover um ambiente seguro, em que todos possam desfrutar de suas viagens com tranquilidade”, disse.

Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Marcia Becker

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura de Manaus atendeu uma ocorrência durante a chuva na manhã desta quinta-feira
Próximo artigo Proposta regulamenta regras para a verificação da idade mínima exigida dos candidatos

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova adaptação de residências para idosos em situação de vulnerabilidade

2 horas atrás

Sancionado o Código de Defesa do Contribuinte

2 horas atrás

Comissão aprova projeto que inclui a resiliência no planejamento das cidades

3 horas atrás

Nova lei busca incentivar o setor cacaueiro nacional

3 horas atrás

Medida provisória libera R$ 250 milhões a estados prejudicados por chuvas

5 horas atrás

Vetado novo prazo para regularizar imóvel rural em área de fronteira

6 horas atrás

Lei obriga poder público a divulgar a cada dois anos relatório com dados sobre violência contra mulheres

7 horas atrás

Comissão aprova proibição de atletas condenados por crimes graves em delegações oficiais

8 horas atrás

Comissão aprova projeto que prevê uso de ferramentas digitais para incentivar doação de sangue

10 horas atrás

Comissão aprova projeto que destina recursos da loteria esportiva para Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente

3 dias atrás

Comissão aprova proposta que veda a separação de presos por facção criminosa

3 dias atrás

Comissão aprova recursos para acessibilidade e incentivo a bibliotecas comunitárias

3 dias atrás
Lula veta projeto que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado
Comissão aprova exigência de avaliação odontológica precoce para autistas não verbais
Comissão aprova projeto que obriga SUS a elaborar protocolo para tratamento de sintomas do climatério
Lei oficializa Julho Dourado para promover saúde animal e prevenir zoonoses
Lei ajusta regra do Imposto de Renda sobre juros enviados ao exterior
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?