A Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual Comandante Dan (PSC), realizou Audiência Pública, na terça-feira (21), no bairro da Compensa, zona Oeste da capital, que teve como finalidade ouvir as necessidades dos moradores e desafios diários , que enfrentam no bairro.A Compensa foi escolhido como local de realização do evento porque aparece nas estatísticas como o segundo bairro no ranking do índices de Crimes violentos Intencionais Letais (CVLI). Assalto; furto; roubo e tráfico de drogas despontam nas planilhas da Secretaria de Segurança Pública do Estado.Estiveram presentes na Audiência Pública, representantes da Secretaria de Segurança Pública, Detran; Corpo de Bombeiros Militar; Secretaria de Meio Ambiente; Policiamento Metropolitano; Ouvidor Geral da SSP; diretor do Colégio da PMAM VIII; Conselho Tutelar da zona Oeste; presidente da CSP da Câmara Municipal de Manaus; pastores; professores, líderes comunitários dentre outros.Durante a condução dos trabalhos, o deputado Comandante Dan falou sobre a construção de um pacto social entre a família e o Estado, onde todos exercem papel fundamental para construção de uma sociedade justa. O deputado Dan afirmou que, como presidente da Comissão de Segurança Pública, tem como objetivo estudar os indicativos de criminalidades e deslocar-se ao local para apuração dos fatos. “Estamos acompanhando os indicativos todos os meses para montar um plano de ação com os governos estadual e municipal”, disse.
Firam apresentadas ações destinadas ao bairro da Compensa. Os presentes discorreram sobre os índices de violência e sobre a importância das parcerias entre a esferas de governo para melhoria na qualidade de vida dos moradores.O representante da SSP, Cel. Hermes Macedo declarou que o Governo Amazonas tem agido para estudar o crime e inibir o aumento da criminalidade, criabdo o Centro de Estatística da Segurança Pública, que tem como objetivo estudar de forma contenciosa o crime e agir. “A Secretaria de Segurança Pública tem trabalho tecnicamente e agindo de forma rápida”, disse
Ao ser indagado, por um dos comunitários, sobre qual seria o melhor plano de segurança, o deputado esclareceu que há diversos pilares no plano de segurança inovadora, bem como, a valorização dos conselhos tutelares; a municipalização do efetivo em geral; a capacitação dos servidores; investimento em tecnologias voltado à Segurança Pública para potencializar o patrulhamento e a valorização dos policias. O parlamentar relatou ainda sobre a lei que regulamenta gratificações, entre outras ações de curto, médio e longo prazo. “Todas as ações devem ser planejadas, coordenadas e integradas para que o fluxo do serviço seja consistente e apresente resultados satisfatórios”, concluiu.Após o evento, uma carta resolutiva deverá ser produzida para tramitação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).