Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão de Saneamento Básico da Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública para tratar de destinação de Resíduos Hospitalares
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Comissão de Saneamento Básico da Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública para tratar de destinação de Resíduos Hospitalares
ALEAMPolítica

Comissão de Saneamento Básico da Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública para tratar de destinação de Resíduos Hospitalares

2 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
03 ComissaCC83o de Saneamento BaCC81sico da Assembleia Legislativa realiza AudieCC82ncia PuCC81blica para tratar de destinacCCA7aCC83o de ResiCC81duos Hospitalares

Os resíduos hospitalares, também conhecidos como resíduos de serviços de saúde, são uma categoria de detritos que demandam atenção especial devido ao seu potencial de risco à saúde pública e ao meio ambiente. Por conta disso, a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual Sinésio Campos (PT), realizou Audiência Pública nesta sexta-feira (6) para debater e propor soluções para o gerenciamento e manejo, geração, tratamento e destinação de resíduos de serviço de saúde, e sobre os Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), de Manaus, Região Metropolitana e demais municípios do interior.
De acordo com o deputado Sinésio, não existe aterro sanitário controlado no Amazonas e isso é fonte de inúmeros problemas. “O que nós temos aqui em Manaus é o lixão, localizado no ponto mais alto de Manaus, e temos dúvidas de onde que é depositado os resíduos hospitalares e agora sabemos que não existe somente uma empresa que faz a captação”, revelou.
O parlamentar acrescenta que agora é o momento de discutir e buscar soluções. “Iremos fazer uma visita técnica pra verificar se realmente esses aterros estão recebendo lixo hospitalar. Existem muitos lixões clandestinos em Manaus e precisamos regularizar tudo isso”, concluiu.
Conforme destacado por Leandro Goés, gerente operacional da empresa Norte Ambiental, o Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) desempenha um papel fundamental na padronização do descarte apropriado desses resíduos. Ele enfatizou que todos os resíduos originados de unidades de saúde podem potencialmente ser fontes de disseminação de doenças e de danos ambientais, caso não sejam gerenciados de maneira adequada.
Goés também destacou o compromisso da Prefeitura em seguir todas as normas estabelecidas pela legislação ambiental para garantir a conformidade e a segurança nesse processo.
De acordo com a Resolução da ANVISA, o Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) é o documento que identifica e detalha as ações relacionadas à gestão dos resíduos sólidos em instalações de saúde. Isso inclui todos os aspectos envolvidos, como a geração, separação, embalagem, tratamento interno, coleta e transporte internos, armazenamento, transporte e tratamento externos, bem como a disposição final adequada, com ênfase na proteção da saúde pública.
Estiveram presentes à Audiência Pública, o diretor-presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Juliano Valente; Joel Bentes Filho, superintendente do IBAMA, Leonardo Lemos de Assis e Cristina Rocha, representantes da empresa Norte Ambiental, Ruy de Mendonça, do Ministério Público de Contas, representantes da Comissão de Meio Ambiente da Aleam, entre outras autoridades e membros da sociedade civil.

Resíduos biológicos
Originados em hospitais, clínicas, laboratórios e outras instituições de saúde, esses resíduos incluem materiais biológicos contaminados, produtos químicos perigosos, objetos cortantes e outros resíduos que podem estar contaminados com patógenos.
O manejo adequado dos resíduos hospitalares é crucial para prevenir a disseminação de doenças, proteger os profissionais de saúde e o meio ambiente, além de cumprir com rigorosas regulamentações de segurança sanitária.
A segregação, coleta, transporte, tratamento e disposição final desses resíduos devem seguir protocolos rigorosos para garantir a segurança de todos os envolvidos e minimizar os impactos negativos sobre a saúde pública e o ecossistema.

Classificação
Segundo a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 306/04 da ANVISA e resolução 358/05 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), os Resíduos de Serviços de Saúde são classificados em:
-Grupo A – Risco biológico.
-Grupo B (Resíduos Químicos) – Risco químico.
-Grupo C (Resíduos Radioativos) – Risco radiológico.
-Grupo D (Resíduos domésticos) – Não oferece risco.
-Grupo E (Resíduos Perfuro cortantes) – Risco biológico.

Tags:ALEAMAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoManausmanchetemeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior img20230913182615553 768x473 1 Projeto cria estágio na área de enfermagem no Corpo de Bombeiros Militar do DF
Próximo artigo Justica 2 300x200 2 150x150 1 Curso “Introdução à prática do Design”, realizado pela EJUD em parceria com a Assessoria de Comunicação Social do TJAM, é concluído em Manaus

Mais notícias desta categoria

img20241218194922882 768x473 1

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

7 meses atrás
img20210825144423936 768x512 1

Seguridade especial – Nova lei para cooperados rurais

7 meses atrás
img20241216203141935 768x473 1

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

7 meses atrás

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

7 meses atrás
img20210628105450666 768x576 1

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

7 meses atrás
4704e67c 041d 45cc 85f9 3efcbd109077 768x576 1

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

7 meses atrás
img20241205121736321 768x473 1

Câmara aprova pacote de medidas de combate e prevenção à violência contra a mulher

7 meses atrás
img20231025124254366 768x512 1

Combate à violência escolar é tema de aprovações na Câmara em 2024

7 meses atrás
img20210517123715521 768x512 1

Seguro obrigatório para veículos volta com aprovação na Câmara em 2024

7 meses atrás
gettyimages 2182891663 768x512 1

Aprovado pela Câmara, novo ensino médio aumenta carga horária da formação de estudantes

7 meses atrás
Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessao Especial em alusao ao Dia da Consciencia Negra e aniversario da morte de Zumbi dos Palmares Foto Danilo Mello Aleam NCi7i8

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás
Mayra Dias propoe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violencia contra mulheres em eventos publicos Foto Aguilar Abecassis 1024x683 IhxvAN

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Deputado João Luiz propõe que Aleam atualize a legislação sobre a proibição de celulares em salas de aula no Amazonas

Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente da Aleam realiza palestras em municípios do interior do Amazonas

Dra. Mayara destaca ação no Dia Mundial do Diabetes

Adjuto Afonso denuncia mais uma vez má gestão de empresa que administra hospital de Lábrea e cobra mudanças

Adjuto Afonso cobra regulamentação de Lei para navegação e critica entraves ao setor fluvial no Amazonas

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?