Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão de Educação debate instrumento de gestão e governança
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão de Educação debate instrumento de gestão e governança
Nacional

Comissão de Educação debate instrumento de gestão e governança

3 semanas atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

26/08/2025 – 11:32  

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Deputado Prof. Reginaldo Veras solicitou o debate

A Comissão de educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quarta-feira (27) para discutir o Relatório de Evidências Auditáveis de Governança e Sustentabilidade Econômica de Custos Comparáveis (REAGBr).

O debate atende a pedido do deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF) e está marcado para as 16 horas, em plenário a ser definido.

O REAGBr é um instrumento de gestão e governança desenvolvido pelo Laboratório de Inovação em Governança, da Gestão, de Riscos, do Controle e da Auditoria do Setor Público (LabGOVER), da Universidade de Brasília (UnB), que busca transformar informações complexas da contabilidade pública em dados comparáveis, auditáveis e de fácil compreensão. O objetivo é auxiliar gestores públicos na tomada de decisões.

De acordo com o LabGOVER, cerca de 75% dos municípios brasileiros ainda enfrentam dificuldades para implementar práticas contábeis que assegurem a comparabilidade e a auditabilidade dos custos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Decreto 10.540/20.

Para Veras, essa lacuna compromete a transparência, a governança e a avaliação das políticas públicas. “A ausência de informações claras e precisas sobre os custos inviabiliza o controle social e a avaliação da eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirma.

“Estima-se que, caso o projeto seja ampliado para todas as unidades federativas, o Brasil poderia economizar alguns bilhões por ano, por meio da identificação de ineficiências e da promoção de uma gestão mais racional dos recursos públicos”, diz o deputado.

Da Redação – MB

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com apoio caloroso da torcida, Guerreiros Mura realiza último ensaio técnico antes do Festival de Cirandas de Manacapuru
Próximo artigo Comissão de Saúde aprova serviço de apoio para gestantes em situação de vulnerabilidade social

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova em 2º turno o texto-base da PEC das Prerrogativas

7 horas atrás

Em meio à mobilização de movimentos negros, comissão inicia análise de fundo para igualdade racial

10 horas atrás

Especialistas afirmam que digitalização do comércio no BRICS deve manter dólar como referência

11 horas atrás

Comissão debate pagamentos fora do teto no serviço público

11 horas atrás

Deputados da base governista elogiam condenação de Bolsonaro; oposição pede votação da anistia

12 horas atrás

Coordenadora de grupo de trabalho quer votar em outubro projetos sobre proteção de crianças em ambiente digital

12 horas atrás

Especialistas voltam a defender flexibilização e soberania no uso da IA no Brasil

12 horas atrás

Relator da PEC da Segurança Pública apresenta sugestões de mudança no texto

13 horas atrás

Especialistas alertam para risco de falta de radiofármacos no Brasil

14 horas atrás

Projeto amplia direito de sustentação oral de advogados

15 horas atrás

Fórum do BRICS na Câmara analisa temas estratégicos, com foco na cooperação multilateral

16 horas atrás

Lei adiciona 11 desembargadores ao TRT da 2ª Região, com sede em São Paulo

17 horas atrás
Lei cria 21 cargos de juiz substituto no TRT de Minas Gerais
Comissão debate riscos do mercúrio na odontologia
Alex Manente defende equiparação do transtorno de déficit de atenção à deficiência; ouça a entrevista
Comissão aprova tipificação do estelionato sentimental e punição específica para o crime
Comissão aprova programa para capacitar gestor municipal em legislação de antenas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?