A campanha educativa “Ei, te orienta! Aliciar, molestar e violentar crianças é crime”, promovida pela Comissão de Relações Internacionais, Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), terá ações de conscientização durante o Festival Folclórico de Parintins pelo segundo ano consecutivo. O evento acontecerá entre os dias 28 e 30 de junho e contará com a presença do presidente da Comissão, o deputado estadual João Luiz (Republicanos). As ações serão realizadas nos dias 25 e 26 de junho no porto de Manaus, de onde saem muitos barcos para Parintins. Além disso, técnicos estarão presentes na cidade dos bumbás Caprichoso e Garantido, protagonistas da festa, no dia 28 de junho, primeiro dia de apresentação do Festival.
Segundo o deputado João Luiz, a campanha é uma política pública que visa prevenir e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Durante o Festival de Parintins, serão distribuídas mais de 500 ventarolas com informações sobre a Comissão e o Disque 100, canal para denúncias de violências contra crianças e adolescentes. Na capital, serão entregues mil unidades no porto de Manaus. O objetivo é garantir um ambiente mais seguro e acolhedor para as crianças e jovens durante a festa, que é voltada para a cultura, arte e lazer.
Em resumo, a campanha “Ei, te orienta!” busca conscientizar a população sobre a importância de proteger as crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual, e estará presente no Festival Folclórico de Parintins com ações de conscientização e distribuição de materiais informativos.