Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam concentrou esforços nas fiscalizações e atendimentos ao público em 2022
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > ALEAM > Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam concentrou esforços nas fiscalizações e atendimentos ao público em 2022
ALEAMPolítica

Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam concentrou esforços nas fiscalizações e atendimentos ao público em 2022

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 16 de janeiro de 2023
3 Min Lidos
Compartilhar

Com 638 reclamações registradas em 2022, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/ Aleam) concentrou as atividades no atendimento direto aos consumidores amazonenses, principalmente com fiscalizações e atendimentos ao público e também na realização de eventos externos, que reuniram empresas e órgãos de defesa do consumidor em tentativas de conciliar questões sem precisar seguir à esfera judicial.
De acordo com a CDC/ Aleam foram realizadas 57 fiscalizações, ao longo do ano passado, para averiguar atendimento em agências bancárias e lojas de empresa de telecomunicações avaliando o cumprimento da lei das filas, em bairros de Manaus e municípios do interior. Durante o ano de 2022, a Comissão esteve em diversos municípios do estado. Receberam a visita São Gabriel da Cachoeira (distante a 852 km de Manaus); Humaitá (a 590 km de Manaus); Lábrea (a 702 km de Manaus); Apuí (a 453 km de Manaus); Tefé (a 523 km de Manaus) e Coari (a 363 km de Manaus).
O comportamento do comércio também motivou fiscalizações preventivas, em épocas específicas. A Comissão esteve em postos de gasolina para averiguar a efetiva redução do preço dos combustíveis beneficiados pela redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Durante a Black Friday, a CDC/ Aleam fiscalizou o comércio para garantir o real desconto aos clientes nas ofertas anunciadas nos estabelecimentos comerciais, com objetivo de ajudar as pessoas a tomarem precauções e cuidados nessas promoções

Legislação
Na apreciação de leis no seio da CDC/ Aleam, o levantamento apontou que, no ano passado, foram 33 pareceres favoráveis em matérias apreciadas pela Comissão,  como o Projeto de Lei n º 366/2021 que dispõe sobre a reposição de hidrômetros furtados, de autoria do presidente da Assembleia, deputado Roberto Cidade (UB); o Projeto de Lei n° 356/2021 que estabelece acesso a eventos e espaços públicos de portadores de diabetes 1, portando pequenas porções de remédios, alimentos e bebidas recomendadas para esse tipo de doença, de autoria do deputado Felipe Souza (Patriota); o PL n° 382/2019 que proíbe as instituições financeiras de ofertar e celebrar contrato de empréstimo de qualquer natureza, com aposentados e pensionistas, por ligação telefônica, no âmbito do Estado do Amazonas, de autoria do presidente da CDC/Aleam deputado João Luiz (Republicanos); e o Projeto de Lei n° 696/2021 que dispõe sobre o direito de reembolso de valor no caso de pagamento de fatura de energia elétrica em duplicidade, na forma que especifica, de autoria do deputado Wilker Barreto (Cidadania).

Tags:ALEAMApuíAssembleia Legislativa do Estado do Amazonas. LegislativoCoariEstado do AmazonasHumaitáLábreaManausmancheteSão Gabriel da CachoeiraTeféWilker
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?