Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão de Constituição e Justiça quer ouvir Zambelli antes de votar parecer sobre a perda de mandato
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão de Constituição e Justiça quer ouvir Zambelli antes de votar parecer sobre a perda de mandato
Nacional

Comissão de Constituição e Justiça quer ouvir Zambelli antes de votar parecer sobre a perda de mandato

2 horas atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

06/08/2025 – 19:29

Billy Boss/Câmara dos Deputados

Paulo Azi: objetivo é assegurar o devido processo legal

A Comissão de Constituição e justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados quer ouvir – por videoconferência – a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), que está presa na Itália, aguardando o julgamento de processo de extradição para o Brasil.

A deputada é uma das oito testemunhas arroladas pelo relator da Representação 2/25, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), em comum acordo com o presidente da CCJ, deputado Paulo Azi (UNIÃO-BA), e que serão convidadas a depor.

A representação foi encaminhada à comissão pela Mesa Diretora da Casa, tendo em vista que a deputada sofreu uma condenação criminal, e a sentença transitou em julgado, ou seja, é definitiva. Essa é uma das hipóteses de perda do mandato, que não é automática. O caso é analisado antes pela CCJ, que dá ao deputado em questão o direito a ampla defesa.

As demais testemunhas que serão ouvidas no processo são:

  • o hacker Walter Delgatti Neto;
  • o general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ex-ministro da Defesa;
  • Michel Spiero, especialista em coleta e preservação de provas digitais;
  • Flávio Vieitez Reis, delegado da polícia Federal; e
  • Felipe Monteiro de Andrade, agente da polícia Federal.

“O objetivo é assegurar o devido processo legal, o contraditório, a ampla defesa parlamentar e os ritos regimentais”, afirmou o presidente da CCJ, Paulo Azi.

Os deputados informaram que a comissão fará os contatos necessários para a realização das oitivas solicitadas e que as datas das reuniões serão divulgadas em breve.

O parecer do relator será apresentado após a instrução probatória, no prazo de cinco sessões, conforme previsto Regimento Interno da Câmara dos Deputados.

O que diz o Regimento Interno da Câmara

Art. 240. Perde o mandato o deputado:

VI – que sofrer condenação criminal em sentença transitada em julgado.

§ 3º A representação (…) será encaminhada à Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania, observadas as seguintes normas:
I – recebida e processada na comissão, será fornecida cópia da representação ao Deputado, que terá o prazo de cinco sessões para apresentar defesa escrita e indicar provas;
II – se a defesa não for apresentada, o Presidente da Comissão nomeará defensor dativo para oferecê-la no mesmo prazo;
III – apresentada a defesa, a Comissão procederá às diligências e à instrução probatória que entender necessárias, findas as quais proferirá parecer no prazo de cinco sessões, concluindo pela procedência da representação ou pelo arquivamento desta; procedente a representação, a Comissão oferecerá também o projeto de resolução no sentido da perda do mandato;
IV – o parecer da Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania, uma vez lido no expediente, publicado no Diário da Câmara dos Deputados e distribuído em avulsos, será incluído em Ordem do Dia.

Da Redação/WS

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Apesar da crise de hospedagem, governo mantém Belém como sede da COP 30 e cobra implementação de acordos climáticos
Próximo artigo Colégio de Líderes decide realizar sessão do Plenário nesta noite

Mais notícias desta categoria

Ministro da Saúde defende medida provisória que aumenta acesso da população a médicos especialistas

21 minutos atrás

Especialistas defendem regulamentação da publicidade sobre sustentabilidade ambiental

41 minutos atrás

Colégio de Líderes decide realizar sessão do Plenário nesta noite

1 hora atrás

Sessão do Plenário da Câmara será realizada a partir das 20h30

1 hora atrás

Apesar da crise de hospedagem, governo mantém Belém como sede da COP 30 e cobra implementação de acordos climáticos

2 horas atrás

Especialista do Banco Central afirma que o Brasil tem condições de liderar revolução da IA

2 horas atrás

Observatório da Mulher lança curso on-line sobre violência política nos meios digitais

2 horas atrás

Projeto autoriza presos a prestar serviço em abrigos de proteção a animais

3 horas atrás

Comissão aprova penas mais rígidas para comércio ilegal de materiais usados em serviços públicos

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que reduz custos de desativação de instalações petrolíferas

4 horas atrás

Comissão discute denúncias de violações processuais em inquéritos e ações no STF

5 horas atrás

Debatedores defendem aprovação de projeto que amplia proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital

5 horas atrás

Comissão aprova projeto que estimula empreendedorismo de pessoas idosas

Comissão aprova proibição de coleiras que causam dor ou choque em animais

Comissão debate futuro da profissão de personal bronze

Cancelado debate com a ministra da Mulher sobre violência contra mulheres no esporte

Marco temporal aumenta violência contra indígenas, dizem lideranças e governo

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?