Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres
Manaus

Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres

3 semanas atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), marca presença, nesta sexta, 25/7, na Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres (Casd) pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que acontece em Brasília (DF). A cidade foi representada pelo secretário-executivo da Defesa Civil Municipal, coronel Lima Júnior.

Composta por prefeitas e prefeitos de todas as regiões do país, a Casd tem como objetivo permanente acompanhar e influenciar a formulação de políticas públicas voltadas à adaptação urbana e à gestão de riscos e desastres, além de atuar junto ao governo federal e aos órgãos responsáveis pelas agendas de cidades, clima e Defesa Civil, promovendo estratégias e instrumentos que fortaleçam a resiliência dos municípios.

O encontro apresentou os Planos Municipais de Contingências para operação “Cheia 2025”, com representantes municipais de todas as regiões buscando um planejamento integrado e sustentável.

Na abertura dos trabalhos, Lima Júnior apresentou o programa de “Boas Práticas para construção de pontes Provisórias na Mitigação dos Impactos da Cheia do rio Negro”, que prevê um evento severo, ao menos 4.500 famílias impactadas, a construção de 33 pontes, totalizando cerca de 3.200 metros a serem distribuídas na capital amazonense, para melhorar a mobilidade urbana e a segurança da população.

“O encontro tem o objetivo de reunir todos os órgãos de Defesa Civil do país. Em conjunto com os parceiros, vamos colocar em pauta desafios e soluções, visando o alinhamento das informações. Dentre os mais de cinco mil municípios, Manaus ficou entre os dez contemplados, justamente por conta das boas práticas, pois na nossa região já vivemos os extremos de grandes cheias recordes e ainda maiores secas. Nós nos antecipamos no plano de ação e aqui no evento vou apresentar todo o planejamento em que prevê gastos financeiros”, comentou Lima Júnior.

De acordo com o cronograma de trabalho, as obras tiveram início no mês de abril, quando a cota de emergência foi atingida em 27 metros, os primeiros bairros beneficiados em construção de pontes foram o bairro São Jorge, zona Oeste, e bairro Educandos, zona Sul.

O encontro evidenciou como a Prefeitura de Manaus tem atuado de maneira cada vez mais moderna e integrada para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.

— — —

Texto – Marcilene Frutuoso/Semcom

Fotos – Divulgação/FNP

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCnDQD

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Nova lei estabelece cota para mulheres em conselhos de administração de estatais
Próximo artigo Nova lei reconhece fibromialgia como deficiência para efeitos legais

Mais notícias desta categoria

PMM realiza ação de fiscalização na praia do Tupé

4 horas atrás

David Almeida convida população para ‘Faixa Liberada’ no Centro

6 horas atrás

David Almeida fiscaliza retirada de ‘cabos mortos’ no Centro

8 horas atrás

Unidade de Saúde da Mulher da zona Leste está em novo endereço esta semana

11 horas atrás

Sine Manaus oferta 352 vagas de emprego nesta segunda, 18/8

11 horas atrás

PMM repudia furto e vandalismo no complexo viário Rei Pelé

1 dia atrás

Seleção de profissionais para Campanha de Vacinação Antirrábica

1 dia atrás

Prefeitura de Manaus realiza recapeamento no bairro Alfredo Nascimento

2 dias atrás

Obras do ‘Plano de Verão’ da prefeitura transformam rua Santa Bárbara, no Tarumã

2 dias atrás

Mutirão da Prefeitura de Manaus avança no Centro com ações de recuperação viária

2 dias atrás

Prefeitura abre cadastro para lote exclusivo de ingressos do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ para PcDs na próxima semana

2 dias atrás

Inscrições para o Corpo de Dança de Manaus na segunda-feira, 18

2 dias atrás
PMM encerra inscrições na área gastronômica do ‘#SouManaus
Representantes de cidades brasileiras confirmam presença no 11º Encontro InREDE em Manaus
Prefeitura tem alta de 81% em notificações de engenhos publicitários irregulares em Manaus
Prefeitura de Manaus e Funati promovem capacitação para cuidado humanizado à pessoa idosa
Ageman intensifica fiscalização em saneamento e supera total de 2024 em apenas sete meses
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?