Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão da Pessoa Idosa aprova criminalização de estelionato sentimental digital
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão da Pessoa Idosa aprova criminalização de estelionato sentimental digital
Nacional

Comissão da Pessoa Idosa aprova criminalização de estelionato sentimental digital

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

01/12/2025 – 17:18  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Maria do Rosário: uso de meios digitais amplifica a eficácia do golpe

A Comissão de defesa dos direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que altera o Código Penal para incluir o estelionato sentimental por meio eletrônico. O crime é definido como a simulação de relacionamento amoroso para obter vantagem ilícita, em prejuízo da vítima, mediante a utilização de perfis falsos em redes sociais ou aplicativos de relacionamento pela internet.

A pena prevista é reclusão de três a oito anos e multa. A ação penal será pública incondicionada, ou seja, poderá ser movida pelo Ministério Público independentemente da vontade da vítima para ser iniciada.

A comissão acatou o parecer da relatora, deputada Maria do Rosário (PT-RS), que elaborou uma nova redação (substitutivo) para o PL 69/25. O projeto original, da deputada Socorro Neri (PP-AC) e outras parlamentares, propunha tipificar o estelionato sentimental de maneira ampla, tornando-o um crime separado e de alto potencial ofensivo.

A justificativa das autoras é que o estelionato sentimental é um crime insidioso e devastador, que manipula relacionamentos para obter vantagens financeiras e abala profundamente a confiança das vítimas.

Restrição
A nova redação aprovada pela comissão restringe a aplicação da lei ao tipo de fraude cometida por meio eletrônico, mediante o uso de perfis falsos ou aplicativos de namoro pela internet.

Maria do Rosário explicou que a tipificação ampla trazia o risco de criminalizar condutas imorais inerentes às relações interpessoais, gerando insegurança jurídica e excesso de judicialização em questões que podem ser resolvidas no âmbito cível (dano moral e ressarcimento) ou do direito de família.

“A fraude perpetrada por meio de perfis falsos ou aplicativos de namoro confere ao agente vantagens de anonimato, distância e número potencial de vítimas. O uso desses meios digitais amplifica a eficácia do golpe e dificulta a descoberta da identidade real do criminoso e a própria prova do crime”, argumentou Maria do Rosário. “Esses casos exigem uma resposta penal específica, diferente da mera fraude presencial, que PODE ser mais facilmente enquadrada no tipo geral do estelionato.”

A exigência do uso de perfis falsos ou aplicativos estabelece um elemento objetivo a fim de evitar criminalizar condutas de “aproveitadores” ou “péssimos parceiros” que não atinjam o patamar de lesividade que justifique a intervenção penal máxima.

Pessoa idosa
O substitutivo também altera o Estatuto da Pessoa Idosa. Se o crime for praticado contra pessoas com 60 anos ou mais, a pena será aumentada de 1/3.

“Pessoas idosas, frequentemente mais solitárias e com patrimônio acumulado, são alvos preferenciais e sofrem danos mais profundos”, observou Maria do Rosário.

Mulher
Além disso, a proposta inclui o estelionato sentimental por meio eletrônico na Lei Maria da Penha. Essa modalidade de fraude será reconhecida como uma forma de violência patrimonial e psicológica contra a mulher, no contexto de violência doméstica e familiar.

Segundo a relatora, a inclusão permitirá que as vítimas utilizem mecanismos de proteção, como as medidas protetivas.

Próximos passos
O projeto já havia sido aprovado com substitutivo também pela Comissão de defesa dos direitos da Mulher. Agora será analisado pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania, antes de ser votado pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, precisa ser aprovado pelos deputados e pelos senadores.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de quatro pessoas desaparecidas em Manaus
Próximo artigo Comissão aprova emissão gratuita de segunda via de documento perdido em desastre natural

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova novas regras para Empresa Simples de Crédito

2 dias atrás

Comissão aprova destinar parte de emendas para projetos educacionais ligados ao esporte

2 dias atrás

Comissão aprova criação de política para o tratamento do lipedema no SUS

2 dias atrás

Comissão aprova incluir arrendamento no campo em conceito de atividade rural

2 dias atrás

Comissão de Saúde aprova oferta gratuita de sensores de glicose pelo SUS

2 dias atrás

Comissão aprova programa de terapia com animais no SUS para pessoas com deficiência

2 dias atrás

Comissão aprova criação de política de assistência para pessoas com alergias

2 dias atrás

Comissão aprova dedução integral de gastos educacionais de pessoas com deficiência no Imposto de Renda

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que obriga órgãos públicos a garantir acessibilidade

2 dias atrás

Comissão aprova programa para incentivar o uso de novas tecnologias no tratamento de água e esgoto

2 dias atrás

Orçamento 2026 é sancionado com veto a R$ 400 milhões em emendas

2 dias atrás

Comissão aprova possibilidade de concessão de empréstimo consignado para quem recebe auxílio-doença

2 dias atrás
Congresso Nacional retoma trabalhos no dia 2 de fevereiro
Comissão aprova direito a tratamento de câncer no estado onde mora o paciente
Comissão aprova criação de portal para centralizar informações sobre vagas de residência médica
Comissão aprova criação de medidas de prevenção ao suicídio em plataformas digitais
Projeto cria auxílio para familiares de policial morto em razão do trabalho
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?