Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova usar pequenas barragens para recuperar bacias hidrográficas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova usar pequenas barragens para recuperar bacias hidrográficas
Nacional

Comissão aprova usar pequenas barragens para recuperar bacias hidrográficas

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

03/07/2025 – 17:35  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Nilto Tatto: programa particularmente relevante para as pequenas propriedades

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3715/20, do deputado Padre João (PT-MG), que cria o programa “Barraginhas e outras ecotécnicas” para recuperação e perenização hídrica.

As barraginhas são pequenos açudes, bacias ou vala escavada no solo para captação de água de chuvas e retenção de água de enxurradas, que controlam a erosão e direcionam a água acumulada ao subsolo, recarregando o lençol freático.

O projeto insere a medida na Política Nacional de Recursos Hídricos. Uma proposta (PL 332/21) para instituir programa de proteção e conservação das nascentes, que tramitava junto, foi rejeitada.

Segundo o relator, deputado Nilto Tatto (PT-SP), as ecotécnicas – tecnologias de intervenção ambiental de baixo custo, fácil implementação e alto impacto socioambiental positivo – têm eficácia comprovada na redução de processos erosivos, retenção e infiltração da água da chuva, recuperação de nascentes, reabastecimento do lençol freático e controle do assoreamento de corpos hídricos.

“Trata-se de um programa particularmente relevante para as pequenas propriedades, que vem se somar a outras iniciativas de preservação e recuperação do ambiente rural e de ecossistemas tradicionais”, afirmou o deputado.

Regras
De acordo com o texto, o programa será coordenado pelo Poder Executivo, que contará com comissão consultiva responsável pela elaboração de critérios para seleção e aprovação dos projetos de recuperação e perenização hídrica e para qualificação de entidades de apoio e consultoria técnica em tecnologias socioambientais.

Os projetos serão financiados por:

  • recursos do orçamento de comitês de bacia hidrográficas e agências de água;
  • receitas do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas;
  • recursos de agentes financeiros públicos e de fundos patrimoniais instituídos para apoiar projetos de recuperação hídrica;
  • outros recursos orçamentários da administração pública federal, alocados ao programa;
  • doações.

Será dada preferência a projetos que visem a ampla participação das comunidades e das mulheres, de agricultores familiares, de povos e comunidades tradicionais.

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Finanças e tributação; e de Constituição e justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Roberto Seabra

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com apoio da Prefeitura de Manaus, projeto incentiva desenvolvimento de talentos e o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade
Próximo artigo Sepror promove cursos para agricultores rurais de Manaus com foco na geração de renda e sustentabilidade

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova criação da Política Nacional de Economia Circular

1 hora atrás

Movimentos socioambientais pedem cautela na análise de projetos sobre extração de minerais críticos

1 hora atrás

Comissão aprova projeto que considera cuidado com filho como critério para definir pensão alimentícia

2 horas atrás

Comissão aprova criação de programa nacional contra o etarismo

3 horas atrás

Deputados defendem uso responsável da inteligência artificial na segurança pública

5 horas atrás

Comissão aprova suspensão de parcelas do Minha Casa, Minha Vida nos casos de calamidade pública

6 horas atrás

Projeto obriga influenciadores de jogos de azar a identificar operações suspeitas

6 horas atrás

Deputado comenta megaoperação contra crime organizado no RJ; ouça

7 horas atrás

Proposta endurece regras processuais contra réus não localizados

7 horas atrás

Projeto regulamenta uso compartilhado de calçadas e ciclovias por bicicletas e pedestres

7 horas atrás

Projeto aumenta as penas para a reincidência nos crimes de roubo e extorsão

8 horas atrás

Câmara aprova projeto que inclui a cidade de Pacaraima (RR) na área de livre comércio de Boa Vista

20 horas atrás
Câmara aprova regras para destinar imóveis de origem ilícita ao uso social em comunidades
Motta diz que busca um serviço público cada vez mais eficiente e parabeniza servidores da Câmara
Câmara vota projetos sobre segurança pública toda semana, diz Hugo Motta
Câmara aprova critérios mais rígidos para identificação de chamadas de celular
Deputados divergem sobre papel dos governos em megaoperação contra crime organizado no RJ
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?