Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova regulamentação do uso do símbolo de acessibilidade da pessoa com visão monocular
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova regulamentação do uso do símbolo de acessibilidade da pessoa com visão monocular
Nacional

Comissão aprova regulamentação do uso do símbolo de acessibilidade da pessoa com visão monocular

6 meses atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

25/09/2025 – 10:56  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

José Medeiros apresentou parecer pela constitucionalidade da proposta

A Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3294/21, que regulamenta o uso do símbolo nacional de acessibilidade da pessoa com visão monocular.

O símbolo, que mostra um homem com a mão sobre o olho cego, foi criado em 2017 pelo Instituto Nacional da Pessoa com Visão Monocular.

Conforme a proposta, já aprovada pelo Senado, o emblema deverá ser fixado em todos os locais que possuam acessibilidade para monoculares e nos serviços  destinados a essas pessoas com prioridade. Serão proibidas modificações no desenho oficial do símbolo.

A análise na CCJ ficou restrita aos aspectos constitucionais, jurídicos e de técnica legislativa da proposta.

“A inclusão de medidas para garantir a observância dos direitos da pessoa com deficiência vem ao encontro da preocupação constitucional com a proteção e integração social do grupo”, observou o relator, deputado José Medeiros (PL-MT).

Conscientização
Autor da proposta, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) disse que o símbolo aumenta a conscientização sobre o assunto. “Indica produtos, lugares e tudo o que é ‘amigável’ a pessoas com deficiência sensorial do tipo visual”, explicou.

De acordo com a Organização Mundial da saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal.

Próximos passos
O projeto tramitou em caráter conclusivo e seguirá para sanção presidencial, a menos que haja pedido para que seja votado também pelo Plenário da Câmara. Antes da CCJ, o texto foi aprovado também pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Símbolo que representa visão monocular

Da Reportagem/NN
Edição – Marcia Becker

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão debate doenças metabólicas hereditárias e garantias de direitos
Próximo artigo Audiência na Câmara dos Deputados aborda violações de direitos de passageiros com deficiência

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova proposta com regra para indenizar arma devolvida

7 dias atrás

Projeto prevê salário mínimo para estagiários e cria sistema de cotas

7 dias atrás

CPMI do INSS encerra os trabalhos sem aprovação de relatório final

1 semana atrás

Nova lei estabelece condições mínimas de infraestrutura para escolas públicas

1 semana atrás

Plenário pode votar reajuste para segurança do DF e regras para transferência de veículos

2 semanas atrás

Deputado apoia medidas do governo para conter preços do diesel; veja a entrevista

2 semanas atrás

CPMI do INSS é prorrogada por decisão do ministro André Mendonça do STF

2 semanas atrás

Comissão aprova projeto com prazo de 30 dias para depoimento especial de crianças vítimas de violência

2 semanas atrás

CPMI do INSS ouve ex-noiva de Vorcaro e presidente da Dataprev

2 semanas atrás

Comissão aprova seis projetos que criam datas comemorativas

2 semanas atrás

Plenário pode votar projeto que que fundo de calamidade pública financie Operação Carro-Pipa

3 semanas atrás

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a dar assistência a familiares de vítimas de acidentes

3 semanas atrás
Comissão ouve ministro de Minas e Energia nesta quarta-feira
Plenário pode votar projetos sobre violência contra a mulher e proteção de direitos
CPMI do INSS cancela depoimento do ex-sócio de Daniel Vorcaro
Comissão mista debate estatísticas sobre violência contra a mulher; participe
Projeto suspende prazos processuais no aniversário do advogado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?