Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Comissão aprova regras para processo administrativo tributário e solução consensual de conflitos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Comissão aprova regras para processo administrativo tributário e solução consensual de conflitos
Nacional

Comissão aprova regras para processo administrativo tributário e solução consensual de conflitos

4 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

26/06/2025 – 09:17  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Pauderney Avelino: arbitragem contribui para a melhoria do ambiente de negócios no país

A Comissão de Finanças e tributação da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 124/22, que altera as regras de atuação do fisco (Receita Federal e secretarias da fazenda de estados e municípios) para prevenir e solucionar conflitos tributários e aduaneiros. Entre as novidades, estão a limitação das multas a 75% do imposto devido e a proibição de multas de mora em casos de confissão espontânea do contribuinte.

A proposta, já aprovada no Senado, também prevê o uso de arbitragem e a mediação para solucionar conflitos fiscais, sem a necessidade de judicialização. Essas ferramentas permitirão suspender ou extinguir débitos tributários, dependendo do acordo alcançado.

A sentença arbitral terá efeito vinculante, o que significa que valerá para casos semelhantes. Uma lei específica definirá os critérios e as condições para a mediação de conflitos entre os contribuintes e o fisco.

O texto foi aprovado na comissão após recomendação do relator, deputado Pauderney Avelino (UNIÃO-AM). Segundo ele, o texto incentiva o uso de métodos consensuais e conformidade, contempla maior segurança jurídica e previsibilidade, aprimora o processo administrativo e fiscal, moderniza a transparência da fiscalização e cobrança e harmoniza regras em âmbito federativo, bem como da aplicação das normas.

“A arbitragem contribui para a melhoria do ambiente de negócios no país, reduzindo o chamado “custo-Brasil” e alinhando-se a boas práticas de economias dinâmicas e modernas”, disse.

O texto foi alterado pelo relator para compatibilizar o período de recesso forense com o de julgamento de recursos de processos administrativos fiscais. “Como é comum que o corpo técnico que atua nos processos administrativos fiscais também atue em processos judiciais ordinários, a compatibilização do recesso mostra-se racional”, afirmou Avelino.

O PLP 124/22 foi elaborado por uma comissão de juristas criada pelo então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para modernizar o Código Tributário Nacional (CTN).

Outras vinculações
O texto também prevê o efeito vinculante de uma série de decisões judiciais a processos tributários em curso. Entre elas, as súmulas vinculantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e a repercussão geral proferidas pelo STF e pelo Superior Tribunal de justiça (STJ).

O entendimento do fisco sobre consulta tributária – instrumento que o contribuinte possui para esclarecer dúvidas sobre a legislação – também valerá para todos os outros contribuintes que se encontrem na mesma situação.

Penalidades
Pela proposta, as penalidades deverão ser razoáveis e proporcionais à infração e, por isso, a multa não poderá ser maior que 75% do tributo devido. Isso não se aplica quando houver dolo, fraude, simulação, conluio ou reincidência desses delitos no prazo de dois anos, situações em que a multa PODE chegar a 150%.

Outra novidade é que a decisão administrativa definitiva favorável ao contribuinte não poderá ser revista por autoridade superior do Poder Executivo, por meio do chamado recurso hierárquico.

Outras medidas
O PLP 124/22 também traz outras medidas, entre elas:

  •  inclui critérios para reduzir penalidades com base em boas práticas do contribuinte, como bons antecedentes fiscais e cumprimento de obrigações acessórias;
  • obriga o fisco, ao aplicar penalidade, a demonstrar a autoria da infração de forma individualizada (por sujeito passivo);
  • define que a multa por atraso volta a incidir 30 dias após a decisão judicial contra contribuinte;
  • amplia as hipóteses de interrupção da prescrição (prazo de cinco anos concedido ao fisco para cobrar seus créditos tributários);
  • suspende a exigibilidade do crédito tributário em caso de proposta de transação tributária aceita e homologada ou instituição da arbitragem; e
  • obriga o contencioso administrativo fiscal de entes federados com mais de 100 mil habitantes a assegurar aos contribuintes o duplo grau de jurisdição.

Próximos passos
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e justiça e de Cidadania (CCJ). Depois, seguirá para o Plenário da Câmara.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Rachel Librelon

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Festival de Parintins 2025: Festa dos Visitantes terá seis pontos de coleta de alimentos para entrada no Bumbódromo
Próximo artigo Comissão aprova fundo para financiar projetos voltados a pessoas com deficiência

Mais notícias desta categoria

CCJ aprova fim do sigilo de processos administrativos da ANTT e da Antaq

1 hora atrás

Comissão aprova incluir na CLT a obrigatoriedade de exame oftalmológico dos empregados

1 hora atrás

Ganhos com exploração de petróleo não se traduzem em desenvolvimento, afirmam debatedores

2 horas atrás

Comissões debatem uso da inteligência artificial e futuro da aprendizagem

2 horas atrás

Entra em vigor lei que estabelece conta de luz gratuita para famílias de baixa renda

2 horas atrás

Comissão de Turismo aprova proposta que flexibiliza cadastro de meios de hospedagem

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que autoriza quebra de sigilo para evitar fraude em pensão alimentícia

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que autoriza quebra de sigilo para evitar fraude em pensão alimentícia

3 horas atrás

Comissão aprova projeto que autoriza quebra de sigilo para evitar fraude em pensão alimentícia

3 horas atrás

Câmara votará projetos de proteção da infância no ambiente virtual durante Semana da Criança

4 horas atrás

Câmara votará projetos de proteção da infância no ambiente virtual durante Semana da Criança

4 horas atrás

PEC da reforma administrativa promove resultados, governo digital e combate a privilégios

4 horas atrás
Comissões debatem proposta de reforma administrativa e seus impactos no serviço público
Comissão debate criação do crime de ecocídio para punir casos mais graves de destruição ambiental
Indústria do tabaco usa cigarros eletrônicos para atrair novos fumantes, diz Instituto do Câncer
Projeto aprova convenção sobre transporte internacional de cargas
MP sobre tributação de investimentos: relator critica arquivamento e oposição comemora
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?